a_feijao Publicado Julho 10, 2007 Share Publicado Julho 10, 2007 boas pessoal tenho de fazer uma calha pra um aqua cubo de 40x40x40, as lamp que vou usar são t8 de 14w ainda não sei se vou usar 3 ou 4 lamp to a ver ainda se 3x14w será suficiente. o meu problema é que só há balastros de 2x14w t8, assim teria que usar 2 balastros, seja a opção de 3x14w ou de 4x14w, o que me ia fazer desembolsar uns """trocos""" a mais, e como isto anda, não está façil......!!! Reparei que os balastros t5 HE existem em 4x14w qual o problema de os usar??assim do meu ponto de vista seria exactamente a mesma coisa que um 4x14W para t8 diferindo apenas no formato da lâmpada, t5 mais comprida e estreita, t8 mais curta e larga. será que um balastro 4x14w t5 HE acende as lamp de 14w t8 com a mesma eficiência e durabilidade que um balastro de 14w t8?? se não resulta perfeitamente, pergunto porque? quais as diferenças em termos de funcionamento do balastro de 14w t5 HE e um de 14w t8?? desde já obrigado. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 11, 2007 Share Publicado: Julho 11, 2007 vês uma lampada como um tubo... mais largo e comprido... na verdade são tubos fechados, porque contem vapores e metais que passam ao estado de plasma dentro da lampada, e como um plasma tem de obedecer a certos parametros para se manter estavel,e os components que levam á criação do plasma tambem os balastros sao dimensionados para isso. ja pensaste porque é que um "tubo de vidro" das mesmas dimensoes como é o caso das t5 HE e HO existe em dois tipos de potência, e de quantidade de luz emitida? Uma lampada nao é apenas um tubo de vidro... tubos de vidro existem nos vidraceiros, casas dedecoração,etc e nao dao luz Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
a_feijao Publicado: Julho 11, 2007 Autor Share Publicado: Julho 11, 2007 na verdade são tubos fechados, porque contem vapores e metais que passam ao estado de plasma dentro da lampada, e como um plasma tem de obedecer a certos parametros para se manter estavel,e os components que levam á criação do plasma tambem os balastros sao dimensionados para isso. correcto! ja pensaste porque é que um "tubo de vidro" das mesmas dimensoes como é o caso das t5 HE e HO existe em dois tipos de potência, e de quantidade de luz emitida? sim mas nesse caso as potencias diferem, e para as potencias diferirem sendo o tamanho da lanpada o mesmo, penso que a diferença está nos filamentos.... penso eu de que.... agora entre 14w t5 He e 14w t8 não há diferença de potencia. o que eu queria saber não é bem o que tu me respondes-te, até porque fiquei na mesma, apesar da boa intensão. se não resulta perfeitamente, pergunto porque? quais as diferenças em termos de funcionamento do balastro de 14w t5 HE e um de 14w t8?? como posso fazer medições de saida dos balastros com o multimetro?? a unica vez que tentei foi num balastro ferro magnetico e o multimetro não gostou fica novamente a mesma pergunta. se não resulta perfeitamente, pergunto porque? quais as diferenças em termos de funcionamento do balastro de 14w t5 HE e um de 14w t8?? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bean_around15 Publicado: Julho 11, 2007 Share Publicado: Julho 11, 2007 Boas, epá aproveitando aqui o tópico ....HO ja sei que é High Output...então e HE??? Possas é sempre coisas novas a toda a hora....Lumens, watts, CRI...bolasss...isto é um poço sem fundo... Cumprrimentos e desculpas Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
a_feijao Publicado: Julho 11, 2007 Autor Share Publicado: Julho 11, 2007 HE quer dizer high efficiency, em comparação com as HO, tem o mesmo tamanho, tem menos W mas são mais eficientes..... não são muito usadas em aquariofilia devido ao tamanho/w as HO são mais uteis pois com o mesmo espaço consegue-se quase o dodro da potencia Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bean_around15 Publicado: Julho 12, 2007 Share Publicado: Julho 12, 2007 HE quer dizer high efficiency, em comparação com as HO, tem o mesmo tamanho, tem menos W mas são mais eficientes..... não são muito usadas em aquariofilia devido ao tamanho/w as HO são mais uteis pois com o mesmo espaço consegue-se quase o dodro da potencia Boas, e o dobro do consumo, não??? Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
a_feijao Publicado: Julho 13, 2007 Autor Share Publicado: Julho 13, 2007 então ninguem me sabe responder??? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 13, 2007 Share Publicado: Julho 13, 2007 a principal diferença é que trabalham a frequencias diferentes e portanto metem potências diferentes na lampada com uma forma de onda diferente. Neste momento nao te consigo dar melhor resposta quanto ás diferenças em especifico das t5 He para as t8, e coseuquentemente dos seus balastros. bean around- lampadas de 24w t5 he consomem o mesmo que 24w t5 ho, 24W as t5he sao maiores do que as t5ho, mas tambem emitem mais potência luminosa do que as t5ho. no entanto as t5ho são de menores dimensoes do que as t5he e portanto a relação potência luminosa/espaço é maior nas t5ho. resumindo t5he melhor relação potência luminosa/potência electrica (consumo) t5ho melhor relação potência luminosa/dimensão Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ep Publicado: Julho 13, 2007 Share Publicado: Julho 13, 2007 Caro A_feijao : Tem rigorosamente de utilizar os balastros específicos para o tipo de lâmpada que pretende usar , caso contrário as lâmpadas não darão a potência nem o espectro luminoso nem as horas de vida que o fabricante especifica no manual , não me leve a mal não me alongar para intrincadas explicações sobre como funcionam as lâmpadas de descarga , até porque isto é um forum de aquáriofilia não de electrotécnia , mas o que que lhe disse é absolutamente rigoroso ! Cumprimentos, EP Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
a_feijao Publicado: Julho 14, 2007 Autor Share Publicado: Julho 14, 2007 Caro A_feijao :Tem rigorosamente de utilizar os balastros específicos para o tipo de lâmpada que pretende usar , caso contrário as lâmpadas não darão a potência nem o espectro luminoso nem as horas de vida que o fabricante especifica no manual , não me leve a mal não me alongar para intrincadas explicações sobre como funcionam as lâmpadas de descarga , até porque isto é um forum de aquáriofilia não de electrotécnia, mas o que que lhe disse é absolutamente rigoroso ! ok eu sei que isto é um forum de aquariofilia mas a aquariofilia não é só peixes e agua!!! mas já que tenho de usar lampadas especificas, e sabes porquê, esplica-me por mp, no entanto acho que é algo importante para quem gosta de aprender e para pesquisas futuras!! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts