Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario plantado e com peixes.

Tinha uma lampada SUN-GLO (20w) e fui comprar agora uma na casa das lampadas, de 18w da OSRAM diz FLOURA e é uma lampada com tonalidade cor de rosa. Diz na embalagem que é uma lamapada fluorescente.

A questao é a seguinte: eu estava abituado a tonalidade amarelada da outra lamapada, e agora tenho uma cor de rosa. Será que é normal ou esta lampada é fraquinha? e as plantas? vao se dar bem? ou é melhor ir trocar por outra?

Se conhecem outras lampadas melhores digam.

cumprimentos

Publicado: (editado)

A Sun-glo é uma luz mais Amarelada. É equivalente às Coolwhite da OSRAM.

A Fluora da Osram, tem uma equivalente, a Gro-Lux. Estas, são muito boas para as plantas, incluindo as algas, que como plantas que são, também beneficiam do espectro da lâmpada.

Podes sim trocar por uma Power-glo, Sun-glo, por uma Coolwhite ou uma Daylight, ou então, colocas a Fluora e a Daylight. Ou a Fluora e uma Coolwhite.

Ou então, adaptas a calha que tens e colocas a Fluora e uns 2 casquilhos para pôr lâmpadas economicas.

Tens vários DIY por aqui a mostrar adaptações de calhas.

Editado por krushandkill
Publicado:

Olá.

A Fluora da Osram, tem uma equivalente, a Gro-Lux. Estas, são muito boas para as plantas, incluindo as algas, que como plantas que são, também beneficiam do espectro da lâmpada.

Sérgio, permite-me discordar dessa afirmação. :)

Tal como uma Gro-Lux ou uma Osram Fluora é boa para as algas, também o é uma cool white ou daylight. As algas absorvem comprimentos de onda em todo o espectro visível, tal como as plantas.

As lâmpadas ou o excesso de luz ( não é o caso mas ainda há muita gente que atribui o aparecimento de algas ao " excesso" - será que existe excesso? - de luz) não são o factor desencadeante das algas mas sim o desiquilíbrio de nutrientes em relação às necessidades metabólicas das plantas.

ou então, colocas a Fluora e a Daylight.

Eu optaria por esta opção. E, adicionando mais uma lâmpada, estarás a puxar mais pelas plantas, pelo que a fertilização poderá ter de ser readaptada ( se é que se fazia alguma fertilização).

Cumps,

André

Publicado: (editado)

Sim, mas considerando que as Fluora têm um espectro mais avermelhado, no próprio site da Osram vêm referenciadas como lâmpadas para potencializar o crescimento de plantas... :)

®

OSRAM FLUORA – light for healthier plants.

The light from OSRAM FLUORA fluorescent lamps is particularly strong at the blue and red ends of the spectrum and thus is ideal for

promoting photo-biological processes in plants. The result is healthier plants. OSRAM FLUORA lamps are used wherever plants do not

receive enough natural daylight, for example over feature planting in shopping centres, offices, hotels and the home, and also for florists’

shops, greenhouses and aquariums.

Type - L 18 W/7

Rated wattage - 18 W

Luminous fl ux - 550 lm

Length l max. - 590 mm

Diameter d max. - 26 mm

Se leres bem, não disse que Fluora=alga, disse sim que a Fluora beneficia ambas. Achas mesmo que eu ia lá dizer semelhante coisa, depois de quase ter decorado o teu post sobre Nutrientes?????? :laugh:

Pela descrição do aqua, cheira-me a aqua Kit, com apenas uma lâmpada e sem fertilização, CO2, substrato fértil...ou seja, bem simples.

Mas venha é as respostas ali do nosso camarada e fica-se já a saber.

Editado por krushandkill
Publicado:

Boas.

Se leres bem, não disse que Fluora=alga, disse sim que a Fluora beneficia ambas. Achas mesmo que eu ia lá dizer semelhante coisa, depois de quase ter decorado o teu post sobre Nutrientes?????? :laugh:

Pela descrição do aqua, cheira-me a aqua Kit, com apenas uma lâmpada e sem fertilização, CO2, substrato fértil...ou seja, bem simples.

Mas venha é as respostas ali do nosso camarada e fica-se já a saber.

Sim, eu de certa maneira percebi o que quiseste dizer mas é possível que ali o nosso amigo interprete mal a frase e fique com a ideia que a lâmpada que comprou origina algas. A minha intervenção foi mais numa de apurar o que escreveste e adicionar-lhe uma pitada de nutrientes para refinar o gosto pelas plantas. :)

Aguardemos então mais dados sobre o aquário em questão.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!