jsmachado Publicado Julho 10, 2007 Publicado Julho 10, 2007 Olá a todos que tenho um feto de java agarrado ao tronco e algumas folhas estao com buracos, outras estao a ficar pretas e crescem lentamente... o que é que faço? Arranca as plantas que estao em mau estado ou simplesmente arranco a planta toda e no lugar dela meto uma anubia?
Kosuta Publicado: Julho 10, 2007 Publicado: Julho 10, 2007 O que te está a acontecer é o "melt". A planta como está em contacto com o substrato fértil, só consegue alimentar-se dos nutrientes disponíveis na coluna de água. Se adubares com Micro e Macros o problema resolve-se, mas as plantas que já têm carências não há volta a dar, corta-as. Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
krushandkill Publicado: Julho 10, 2007 Publicado: Julho 10, 2007 O que te está a acontecer é o "melt". A planta como está em contacto com o substrato fértil, só consegue alimentar-se dos nutrientes disponíveis na coluna de água. Se adubares com Micro e Macros o problema resolve-se, mas as plantas que já têm carências não há volta a dar, corta-as. Sérgio Costa Lê bem a dúvida do nosso camarada... O Feto está no tronco, que por sinal, é o melhor lugar para este tipo de planta. Além disso, "melt" só nas Anúbias, nunca nos Fetos de Java. Arranca as folhas "feias", a planta recupera depressa e cria folhas novas. Vê as plantas que tens e se precisas de fertilização. Fetos de Java é planta de guerra, até num balde aquilo cresce. Por poucos nutrientes que tenhas na coluna de água, só com a alimentação e caquinha dos peixes, chega para o Feto. Podes ajudar com fertilização manual, mas vê se tens mais plantas que vão beneficiar, senão, apenas vais criar algas. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
jsmachado Publicado: Julho 10, 2007 Autor Publicado: Julho 10, 2007 Lê bem a dúvida do nosso camarada...O Feto está no tronco, que por sinal, é o melhor lugar para este tipo de planta. Além disso, "melt" só nas Anúbias, nunca nos Fetos de Java. Arranca as folhas "feias", a planta recupera depressa e cria folhas novas. Vê as plantas que tens e se precisas de fertilização. Fetos de Java é planta de guerra, até num balde aquilo cresce. Por poucos nutrientes que tenhas na coluna de água, só com a alimentação e caquinha dos peixes, chega para o Feto. Podes ajudar com fertilização manual, mas vê se tens mais plantas que vão beneficiar, senão, apenas vais criar algas. Hum se tu disses que o feto de java é platna de guerra nao sei mesmo porque é que raio ela está assim... mas pronto, eu vou arrancar as folhas que estao em mau estado. E em relaçao á fertilizaçao... que tipo de fertilizante devo d usar??
José Cruz Silva Publicado: Julho 10, 2007 Publicado: Julho 10, 2007 Além disso, "melt" só nas Anúbias, nunca nos Fetos de Java. Que eu saiba, ao contrário das Anubias é uma planta bastante sujeita a isso a par das Cryptocoryne Tanto poderá ser falta de algum nutriente como pode ser derivado de alguma alteração nas condições da água, PH ou Co2. Lê este artigo que te ajuda a saber melhor o que é o melt. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32577 Neste caso não me parece que seja, o melt ocorre rápidamente e em poucos dias e por vezes em apenas horas a planta fica sem folhas. Provávelmente será falta de nutrientes na coluna de água. Se tens poucas plantas e/ou apenas de crescimento lento, só umas tpa's e um pouco mais de comida devem chegar. Abraços Zé Néo
Kosuta Publicado: Julho 10, 2007 Publicado: Julho 10, 2007 (editado) Eu tive um problema semelhante com o meu feto de java. Comprei-o num tronco de ele mede cerca de 30cm de altura, ou seja, completamente adulto. Como tive problemas com algas, começei a "brincar" com os fertilizantes e começei a suspender a fertilização. Resultado ao fim duma semana as folhas do feto estavam a ficar castanhas e a desfazer-se, ficando só as fibras e as nervuras. Fartei-me de procurar sobre o que se estava a passar e encontrei este artigo. Quando o li fez sentido, retomei a fertilização. Remédio santo. Sérgio Costa Artigo: "...but suddenly you may find Java fern melt beginning to appear. Java fern melt is a rather suddenly appearing and protracted condition of deterioration of the leaves: The leaves develop spots and become mushy in places, then whole leaves rot. If you have inadvertently allowed the nutrient levels to get too low. Although Java fern is a slow-growing plant, it still needs a modicum of nutrients. Boosting the nutrients brings the Java fern back to life. Yet one can remove the leaves, and the rhizome remains viable. The Amazons, however, continued to look fine. But this raises the question of why the swords, which are typically fast-growing and nutrient-ravenous plants, would continue to appear healthy while the Java fern, which is a slow-growing plant, deteriorates. It seems that the swords, being rooted plants, can obtain nutrients from the substrate if the substrate is mature and rich, even if there are few nutrients in the water column. The Java fern, being a plant that attaches to wood and rocks with a rhizome, cannot benefit from nutrients in the substrate. So, when the nutrients become too few in the water, the slower-growing plant shows deficiencies, because it is not rooted. Another condition that will cause Java fern to melt is a proliferation of blue-green algae, which are bluish-green "algae" that grow like film (actually they are cyanobacteria, bacteria that photosynthesize like algae)." in http://www.pataquatic.com/pat-control.htm Editado Julho 10, 2007 por Kosuta Kosuta 180LNano Tsunami
krushandkill Publicado: Julho 11, 2007 Publicado: Julho 11, 2007 Que eu saiba, ao contrário das Anubias é uma planta bastante sujeita a isso a par das Cryptocoryne Eu disse Anúbias???? Queria dizer Cryptocoryne, "I stand corrected...." Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Just_me Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 só acrescentar que o que observas no feto de java é fisiologicamente diferente do melt noutras plantas. No teu caso é um deficiencia grave de nutrientes, o que não é condição essencial para o melt fisiologico. Apesar de parecidos sao diferentes e portanto devem ser abordados de maneira diferente. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts