Recommended Posts

Publicado

Boas,

Preciso urgentemente de ajuda contra as algas... Tenho o meu aqua a 1 semana e já está a ficar caotico...

Setup:

Aqua 150X45X60 Aquatlantis

Luz: 2x t8 38W Daylight (vinham de origem)

Termostacto: 2x jaguer 150W

Filtro: eheim classic 2217

Quimicos: apenas o Aqua Plus (nutrafin) e Denitrol "cultura bacteriana inicial para aquários" (JBL)

Peixes: 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, que me disseram podia ajudar a combater...

Mais alguma duvida perguntem, preciso tratar disto urgente... O areão, vinha completamente lavado e novo, e já tem zonas da frente do aqua com bastante "verdete" isso alastrou a algumas das pedras maiores...

Tudo começou logo nos primeiro 3/4 dias, com algumas plantas a ficarem com um verde bastante mais escuro, e depois com um tipo de teia de aranha... e ontem reparei que o vidro da frente tambem estava a ficar com residuos verdes... agora não entendo o que pode estar a criar isto, a luz está acesa cerca de 12horas dia... e o aqua não apanha luz do dia directa, no maximo e mesmo assim parece-me muito dificil apanha com uns reflexos de luz do dia...

Aqui ficam umas fotos para ajudar a compreenderem o meu problema...

Pic_12640_25.jpg

Pic_12640_26.jpg

Pic_12640_27.jpg

Pic_12640_28.jpg

Pic_12640_29.jpg

Obrigado e força ai, com ajudas aqui para o iniciado...

Publicado: (editado)

Boas .

Faz uns testes à agua para ver os parametros(amonia,nitritos,nitratos,etc.).Em principio deves ter os nitratos muito altos devido ao aquario ter sido montado à pouco tempo.

Faz umas mudas de agua 30% de 2 em dois dias a ver se controlas isso .Alem disso compra uma equipa de limpeza (Red cherry, ottos ,cae)para combater as algas .Alem disso diminui a iluminaçao para 8 horas ,mas para ja se fosse eu desligava as luzes do aquario 2 ou 3 dias .

Espero ter ajudado.

Um abraço

Editado por lsdluis
Publicado:

boas

quanto a desligar a luz do aquario 2 ou 3 dias nao aconselho,pois as plantas vao-se resentir,o resto ta tudo dito .

o problema pode ter a ver com excesso de fertilizante pois as plantas com uma semana nao estao pegadas ainda ,daí que nao o consomem e as algas

aproveitam .

boa sorte

HENRIQUE ANTONIO

Publicado:
Boas .

Faz uns testes à agua para ver os parametros(amonia,nitritos,nitratos,etc.).Em principio deves ter os nitratos muito altos devido ao aquario ter sido montado à pouco tempo.

Faz umas mudas de agua 30% de 2 em dois dias a ver se controlas isso .Alem disso compra uma equipa de limpeza (Red cherry, ottos ,cae)para combater as algas .Alem disso diminui a iluminaçao para 8 horas ,mas para ja se fosse eu desligava as luzes do aquario 2 ou 3 dias .

Espero ter ajudado.

Um abraço

Pois... os testes, eu bem me +arecia que me estava a esuqeçer de algo... rs...

Realizados dia 07/07/07

PH - 7,5

KH - 40mg/l

Gh - 100mg/l

NH3/NH4 - 0,6

NO2 - 0,1

Olá.

Os teus parâmetros estão bem por isso o problema provavelmente está nas horas de luz. No entanto falta saber o NO3 e o PO4. Tenta reduzir as horas de luz para 8h e deves notar alguns resultados.

Abraço

Editado por Franfish
Publicado:

Olá!

Pela 1ª foto, pareces ter um problema de cianobactérias. Muitas mudas de água com aspiração das algas, corte das folhas mais afectadas, redução do fotoperíodo e se não resolver, medicamentos próprios(antibióticos), não sei quais, mas com uma pesquisa por aquí encontras.

Além disso, precisa realmente dos testes de nitratos e fosfastos para poderes descobrir a origem do problema.

Comprás-te as plantas na loja ou em 2ª mão?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Olá!

Pela 1ª foto, pareces ter um problema de cianobactérias. Muitas mudas de água com aspiração das algas, corte das folhas mais afectadas, redução do fotoperíodo e se não resolver, medicamentos próprios(antibióticos), não sei quais, mas com uma pesquisa por aquí encontras.

Além disso, precisa realmente dos testes de nitratos e fosfastos para poderes descobrir a origem do problema.

Comprás-te as plantas na loja ou em 2ª mão?

em segunda mão... Pode ser disso???

Publicado:

eu diria que o teu teste de NO3 vai dar bastante alto e o PO4 bastante baixo...

faz umas trocas de agua valentes...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
eu diria que o teu teste de NO3 vai dar bastante alto e o PO4 bastante baixo...

faz umas trocas de agua valentes...

Se apareceu ao 3º dia da montagem, nem substrato fértil tem, porque subiria assim o No3?

A água nova já virá assim?

Uma feijoada de flocos?

Ou já as plantas traziam as algas que aproveitaram a casa nova para se instalarem?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Épa.

Sem querer me meter na conversa de quem sabe bem mais que eu, vou mandar uns bibaites para o assunto e que até possa dar alguma luz.

-também acho 12 horas de luz bastante exagerado. Eu já exparimentei 10, e foi um algário...

- também tenho tido estas ditas teias de aranha, e a aparição coincide com 2 factores:

1º- Chegada do calor, e consequente aumento da temperatura de 23 para 28º.

2º-Mudança de fertilizante. Comprei o plant grow da nutrafin.

O denominador comum que aqui vejo é o fertilizante da nutrafin.

Eu pelo sim e pelo não, já o abandonei á 2 semanas, e estou numa de TPAs...

Espero não vir baralhar o tópico...Até porque podiam já vir com as plantas...

Editado por Luis saleiro
Publicado:

Boas

Na minha opinião pessoal este "boom" de algas verdes deve-se ao elevado numero de horas de fotoperíodo, ou a um desiquilibrio qualquer de nutrientes.... (será fertilizante a mais)

Fui eu quem forneci as plantas ao PORTUGA78, e no meu aquario, não existe nem ponta dessas... se fôr filamentosas... tenho algumas (poucas), nuns tronquitos e em plantas de crescimento muito lento, mas verdes não tenho nada...

Aliás já forneci plantas a outras pessoas e elas nunca se queixaram....

No meu caso tenho 240w luz num fotoperiodo de 8 horas, num aquário de 300L

Penso que bastantes TPA's devem resolver isso....

Boa sorte para o aqua

Cumprimentos,

Fiquem bem...

Jose Narciso

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Publicado:

Boas,

Preciso urgentemente de ajuda contra as algas... Tenho o meu aqua a 1 semana e já está a ficar caotico...

Setup:

Aqua 150X45X60 Aquatlantis

Luz: 2x t8 38W Daylight (vinham de origem)

Termostacto: 2x jaguer 150W

Filtro: eheim classic 2217

Quimicos: apenas o Aqua Plus (nutrafin) e Denitrol "cultura bacteriana inicial para aquários" (JBL)

Peixes: 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, que me disseram podia ajudar a combater...

Mais alguma duvida perguntem, preciso tratar disto urgente... O areão, vinha completamente lavado e novo, e já tem zonas da frente do aqua com bastante "verdete" isso alastrou a algumas das pedras maiores...

Tudo começou logo nos primeiro 3/4 dias, com algumas plantas a ficarem com um verde bastante mais escuro, e depois com um tipo de teia de aranha... e ontem reparei que o vidro da frente tambem estava a ficar com residuos verdes... agora não entendo o que pode estar a criar isto, a luz está acesa cerca de 12horas dia... e o aqua não apanha luz do dia directa, no maximo e mesmo assim parece-me muito dificil apanha com uns reflexos de luz do dia...

Aqui ficam umas fotos para ajudar a compreenderem o meu problema...

Pic_12640_25.jpg

Pic_12640_26.jpg

Pic_12640_27.jpg

Pic_12640_28.jpg

Pic_12640_29.jpg

Obrigado e força ai, com ajudas aqui para o iniciado...

[/qu

PARA ELIMINAR AS ALGAS UTILIZE UMA LAMPADA DE UV

• 4 meses depois...
Publicado:

boas na minha opinião pH esta ligeiramente alcalino reduzir um pouco o pH em seguida umas mudas de agua e por fim introdução em linha com o filtro umalampada de Uv

saudações

Publicado:

Boas

Por acaso não acham que o principal problema é a luz (ou poucissíma luz). Para um tanque de 400 L ter apenas 2x t8 38W Daylight (76 W) é um tiro no escuro. Dá apenas cerca de 0,19 W/L. Quem esta a aproveitar os nutrientes da coluna de água é o alguedo e não as plantas, visto que estas ainda nem começaram a lançar raizes. Por outro lado, um tanque que tem uma semana, começou a fazer o ciclo, acrescentar 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, aumentou significativamente a carga biológica e quem aproveita são as algas.

Espero não meter as mãos pelos pés, mas começava a fazer TPA´s constantes e aumenta os W´s. :mrgreen:

Um abraço

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png