PORTUGA78 Publicado Julho 9, 2007 Publicado Julho 9, 2007 Boas, Preciso urgentemente de ajuda contra as algas... Tenho o meu aqua a 1 semana e já está a ficar caotico... Setup: Aqua 150X45X60 Aquatlantis Luz: 2x t8 38W Daylight (vinham de origem) Termostacto: 2x jaguer 150W Filtro: eheim classic 2217 Quimicos: apenas o Aqua Plus (nutrafin) e Denitrol "cultura bacteriana inicial para aquários" (JBL) Peixes: 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, que me disseram podia ajudar a combater... Mais alguma duvida perguntem, preciso tratar disto urgente... O areão, vinha completamente lavado e novo, e já tem zonas da frente do aqua com bastante "verdete" isso alastrou a algumas das pedras maiores... Tudo começou logo nos primeiro 3/4 dias, com algumas plantas a ficarem com um verde bastante mais escuro, e depois com um tipo de teia de aranha... e ontem reparei que o vidro da frente tambem estava a ficar com residuos verdes... agora não entendo o que pode estar a criar isto, a luz está acesa cerca de 12horas dia... e o aqua não apanha luz do dia directa, no maximo e mesmo assim parece-me muito dificil apanha com uns reflexos de luz do dia... Aqui ficam umas fotos para ajudar a compreenderem o meu problema... Obrigado e força ai, com ajudas aqui para o iniciado...
lsdluis Publicado: Julho 9, 2007 Publicado: Julho 9, 2007 (editado) Boas . Faz uns testes à agua para ver os parametros(amonia,nitritos,nitratos,etc.).Em principio deves ter os nitratos muito altos devido ao aquario ter sido montado à pouco tempo. Faz umas mudas de agua 30% de 2 em dois dias a ver se controlas isso .Alem disso compra uma equipa de limpeza (Red cherry, ottos ,cae)para combater as algas .Alem disso diminui a iluminaçao para 8 horas ,mas para ja se fosse eu desligava as luzes do aquario 2 ou 3 dias . Espero ter ajudado. Um abraço Editado Julho 9, 2007 por lsdluis
hmsa Publicado: Julho 9, 2007 Publicado: Julho 9, 2007 boas quanto a desligar a luz do aquario 2 ou 3 dias nao aconselho,pois as plantas vao-se resentir,o resto ta tudo dito . o problema pode ter a ver com excesso de fertilizante pois as plantas com uma semana nao estao pegadas ainda ,daí que nao o consomem e as algas aproveitam . boa sorte HENRIQUE ANTONIO
PORTUGA78 Publicado: Julho 9, 2007 Autor Publicado: Julho 9, 2007 Boas .Faz uns testes à agua para ver os parametros(amonia,nitritos,nitratos,etc.).Em principio deves ter os nitratos muito altos devido ao aquario ter sido montado à pouco tempo. Faz umas mudas de agua 30% de 2 em dois dias a ver se controlas isso .Alem disso compra uma equipa de limpeza (Red cherry, ottos ,cae)para combater as algas .Alem disso diminui a iluminaçao para 8 horas ,mas para ja se fosse eu desligava as luzes do aquario 2 ou 3 dias . Espero ter ajudado. Um abraço Pois... os testes, eu bem me +arecia que me estava a esuqeçer de algo... rs... Realizados dia 07/07/07 PH - 7,5 KH - 40mg/l Gh - 100mg/l NH3/NH4 - 0,6 NO2 - 0,1
Franfish Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 (editado) Olá. Os teus parâmetros estão bem por isso o problema provavelmente está nas horas de luz. No entanto falta saber o NO3 e o PO4. Tenta reduzir as horas de luz para 8h e deves notar alguns resultados. Abraço Editado Julho 17, 2007 por Franfish
Jatbas Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Sem os parâmetros "essenciais" nestas lides, nada se pode dizer. NO3 e PO4 sff. AquaWizard
José Cruz Silva Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Olá! Pela 1ª foto, pareces ter um problema de cianobactérias. Muitas mudas de água com aspiração das algas, corte das folhas mais afectadas, redução do fotoperíodo e se não resolver, medicamentos próprios(antibióticos), não sei quais, mas com uma pesquisa por aquí encontras. Além disso, precisa realmente dos testes de nitratos e fosfastos para poderes descobrir a origem do problema. Comprás-te as plantas na loja ou em 2ª mão? Abraços Zé Néo
PORTUGA78 Publicado: Julho 12, 2007 Autor Publicado: Julho 12, 2007 Olá! Pela 1ª foto, pareces ter um problema de cianobactérias. Muitas mudas de água com aspiração das algas, corte das folhas mais afectadas, redução do fotoperíodo e se não resolver, medicamentos próprios(antibióticos), não sei quais, mas com uma pesquisa por aquí encontras. Além disso, precisa realmente dos testes de nitratos e fosfastos para poderes descobrir a origem do problema. Comprás-te as plantas na loja ou em 2ª mão? em segunda mão... Pode ser disso???
Just_me Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 eu diria que o teu teste de NO3 vai dar bastante alto e o PO4 bastante baixo... faz umas trocas de agua valentes... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
José Cruz Silva Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 eu diria que o teu teste de NO3 vai dar bastante alto e o PO4 bastante baixo...faz umas trocas de agua valentes... Se apareceu ao 3º dia da montagem, nem substrato fértil tem, porque subiria assim o No3? A água nova já virá assim? Uma feijoada de flocos? Ou já as plantas traziam as algas que aproveitaram a casa nova para se instalarem? Abraços Zé Néo
Luis saleiro Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 (editado) Épa. Sem querer me meter na conversa de quem sabe bem mais que eu, vou mandar uns bibaites para o assunto e que até possa dar alguma luz. 1º-também acho 12 horas de luz bastante exagerado. Eu já exparimentei 10, e foi um algário... 2º- também tenho tido estas ditas teias de aranha, e a aparição coincide com 2 factores: 1º- Chegada do calor, e consequente aumento da temperatura de 23 para 28º. 2º-Mudança de fertilizante. Comprei o plant grow da nutrafin. O denominador comum que aqui vejo é o fertilizante da nutrafin. Eu pelo sim e pelo não, já o abandonei á 2 semanas, e estou numa de TPAs... Espero não vir baralhar o tópico...Até porque podiam já vir com as plantas... Editado Julho 13, 2007 por Luis saleiro
jnarciso Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Boas Na minha opinião pessoal este "boom" de algas verdes deve-se ao elevado numero de horas de fotoperíodo, ou a um desiquilibrio qualquer de nutrientes.... (será fertilizante a mais) Fui eu quem forneci as plantas ao PORTUGA78, e no meu aquario, não existe nem ponta dessas... se fôr filamentosas... tenho algumas (poucas), nuns tronquitos e em plantas de crescimento muito lento, mas verdes não tenho nada... Aliás já forneci plantas a outras pessoas e elas nunca se queixaram.... No meu caso tenho 240w luz num fotoperiodo de 8 horas, num aquário de 300L Penso que bastantes TPA's devem resolver isso.... Boa sorte para o aqua Cumprimentos, Fiquem bem... Jose Narciso __________________ ´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>
rainho Publicado: Julho 16, 2007 Publicado: Julho 16, 2007 Boas, Preciso urgentemente de ajuda contra as algas... Tenho o meu aqua a 1 semana e já está a ficar caotico... Setup: Aqua 150X45X60 Aquatlantis Luz: 2x t8 38W Daylight (vinham de origem) Termostacto: 2x jaguer 150W Filtro: eheim classic 2217 Quimicos: apenas o Aqua Plus (nutrafin) e Denitrol "cultura bacteriana inicial para aquários" (JBL) Peixes: 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, que me disseram podia ajudar a combater... Mais alguma duvida perguntem, preciso tratar disto urgente... O areão, vinha completamente lavado e novo, e já tem zonas da frente do aqua com bastante "verdete" isso alastrou a algumas das pedras maiores... Tudo começou logo nos primeiro 3/4 dias, com algumas plantas a ficarem com um verde bastante mais escuro, e depois com um tipo de teia de aranha... e ontem reparei que o vidro da frente tambem estava a ficar com residuos verdes... agora não entendo o que pode estar a criar isto, a luz está acesa cerca de 12horas dia... e o aqua não apanha luz do dia directa, no maximo e mesmo assim parece-me muito dificil apanha com uns reflexos de luz do dia... Aqui ficam umas fotos para ajudar a compreenderem o meu problema... Obrigado e força ai, com ajudas aqui para o iniciado... [/qu PARA ELIMINAR AS ALGAS UTILIZE UMA LAMPADA DE UV
rainho Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 boas na minha opinião pH esta ligeiramente alcalino reduzir um pouco o pH em seguida umas mudas de agua e por fim introdução em linha com o filtro umalampada de Uv saudações
Windrider Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 Para lá do que já foi dto, assegura-te que tens uma circulação de água decente no água, de modo a que não existam zonas sem movimentação. Abraço PBL http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
pestinha Publicado: Novembro 29, 2007 Publicado: Novembro 29, 2007 Boas Por acaso não acham que o principal problema é a luz (ou poucissíma luz). Para um tanque de 400 L ter apenas 2x t8 38W Daylight (76 W) é um tiro no escuro. Dá apenas cerca de 0,19 W/L. Quem esta a aproveitar os nutrientes da coluna de água é o alguedo e não as plantas, visto que estas ainda nem começaram a lançar raizes. Por outro lado, um tanque que tem uma semana, começou a fazer o ciclo, acrescentar 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, aumentou significativamente a carga biológica e quem aproveita são as algas. Espero não meter as mãos pelos pés, mas começava a fazer TPA´s constantes e aumenta os W´s. Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
Recommended Posts