Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

ando a pensar em comprar uma luminária para o meu aquario, mas estou indeciso entre as PL ou as T5...

A PL que vi tem 4 lampadas de 36w cada, e a T5 tem 4x28w.

Qual desta será a melhor para meter num plantado em iniciação....tendo em conta a exposição de cerca de 12 horas ( uii as alguinhas que vão aparecer)

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Publicado:

Bom,

Assim sem saber ler nem escrever tens duas calhas diferentes - Total PL-144 W , em Total T5- 112 W.

É importante saber a litragem do aqua, se for de 100L a de T5 é perfeita, se for de 150L a PL assenta que nem uma luva. :P

Mega abração,
ALLEN

Publicado:
Boas,

ando a pensar em comprar uma luminária para o meu aquario, mas estou indeciso entre as PL ou as T5...

A PL que vi tem 4 lampadas de 36w cada, e a T5 tem 4x28w.

Qual desta será a melhor para meter num plantado em iniciação....tendo em conta a exposição de cerca de 12 horas ( uii as alguinhas que vão aparecer)

Cumprimentos

Eu tenho uma calha com 4 x 55wpl num aqua de 120 e meu amigo se cuspires no aquario cresce lá uma planta

Publicado: (editado)
Bom,

Assim sem saber ler nem escrever tens duas calhas diferentes - Total PL-144 W , em Total T5- 112 W.

É importante saber a litragem do aqua, se for de 100L a de T5 é perfeita, se for de 150L a PL assenta que nem uma luva. :?

Boas,

realmente tens razão, foi assim uma pouco crua a pergunta...e sendo assim lá vai a coisa:

O Aquario é de 120x40x60 - 250 litros (288 brutos) e as luminárias são estas...

pl.jpg

Luminária PL 120cm Boyu - 4x36W

Luminária PL 120cm. 4 tubos (incluidos) de 36W. de 7200Kº. Suporte rectractil incluido

112.00EUR

t5.jpg

Luminária T-5 120cm 4x28W

Luminária tipo ponte equipada com 4 tubos de 28W cada um.

Ajustável de 6 a 126 cm. Suportes incluídos e interuptores separados.

Dois tubos de luz azul 115cm. Marca BMC Ref. TL5 HE28W/ 865

Dois tubos de luz branca 115cm. Marca BMC Ref.. TL5 HE28W/ B

99.00EUR

Cumprimentos

Publicado:

Viva,

Uma calha T5 de 120 cm com lâmpadas de 28 W??

Uma calha desse tamanho deveria ter lâmpadas de 54W ou, no mínimo, 39W

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas,

Isto faz-me lembrar a minha calha Dymax, vinha com 2x 14W - era sempre dia nublado no aqua ! As plantas não desenvolviam, antes pelo contrário... acabei por lhe fazer um Tuning ! Isto tudo para dizer, que no fundo acabou por me sair mais caro, apenas paguei às prestações ! ;)

Eu ia pelas PL - 144W. Com a ideia de ir já fazer o trabalho de casa e ver qual é o comprimento das de 36W que vêem montadas com a calha, e no futuro pensar em trocar duas dessas por duas de 55W, passando assim para PL - 2x36W + 2x55W = 182 W ! Com um custo minimo - balastro duplo + duas lâmpadas.

Estava feito papagaio, quando resolvi ir ver as medidas, as noticias não são boas !!

36 w - 417 mm

55 w - 535 mm

Assim, não dá para trocar !!

Bom, seja como for, 144W dá cerca de 0,58W-1L, o que não é mau de todo para começar um plantado !! banana rock

Mega abração,
ALLEN

Boas,

Obrigado pela sugestão.....agora em relação a pormenores técnicos, não só de watts vive o plantado, também tens outras especificações para o tipo de lampadas....

Eu queria mesmo saber era quais as diferenças entre as lampadas PL e as T5...

Desde já um obrigado

Cumprimentos

Publicado:
Boas,

Obrigado pela sugestão.....agora em relação a pormenores técnicos, não só de watts vive o plantado, também tens outras especificações para o tipo de lampadas....

Eu queria mesmo saber era quais as diferenças entre as lampadas PL e as T5...

Desde já um obrigado

Cumprimentos

tirado da aquaristic

"The High power T5 Compact lamp offers more light by shorter length than conventional T5 or T8 fluorescent lamps. With these space-saving fluorescent lamps it is now for the first time possible to light up also smaller aquariums optimally. The average life span of the lamp is approx. 10.000 operation hours. To operate this lamp properly you must use the correct Interpet lamp lighting unit or luminaire (see accessories below).

Daylight Plus T5 Compact is available with these wattages:

24 W - 308 mm lenght, 1600 Lumen

36 W - 406 mm length, 2600 Lumen

55 W - 531 mm lenght, 4000 Lumen"

Publicado:
tirado da aquaristic

"The High power T5 Compact lamp offers more light by shorter length than conventional T5 or T8 fluorescent lamps. With these space-saving fluorescent lamps it is now for the first time possible to light up also smaller aquariums optimally. The average life span of the lamp is approx. 10.000 operation hours. To operate this lamp properly you must use the correct Interpet lamp lighting unit or luminaire (see accessories below).

Daylight Plus T5 Compact is available with these wattages:

24 W - 308 mm lenght, 1600 Lumen

36 W - 406 mm length, 2600 Lumen

55 W - 531 mm lenght, 4000 Lumen"

Pois, mas isso é uma comparação entre as T5 e as T8..e não entre as T5 e as PLL...

De qualquer forma obrigado pelo texto....

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

Por acaso até é... olha lá bem para as potências e comprimentos respectivos, indicados:

24W, 36W e 55W... tudo potências de lâmpadas PLL, ou se preferires, Fluorescentes compactas de casquilho 2G11 (sim porque a Osram não tem PLL... chamam-lhes Dulux L).

O que os tipos da Aquaristic chamam às PLL são T5 compactas :)

Também concordo que não o devam fazer, mas enfim...

Quanto a diferenças entre T5 HO e PLL (ok, casquilho 2G11). Eu uso ambas, não nos mesmos aquários, e o que posso dizer é que as T5 HO são melhores. Talvez "melhores" não seja o adjectivo mais adequado, mas talvez que sejam mais versáteis.

Digo isto porque parecendo que não, é mais fácil centrar uma lâmpada T5 HO do que uma PLL. Sem contar que as T5 HO arrumam-se melhor dentro de uma calha que as PLL, e 2 T5 permitem jogar com diferentes espectros, coisa que não dão para fazer com as PLL (vá... falem lá nas lâmpadas mágicas da Lifetech de 2 espectros :laugh:).

Também não digo que as lâmpadas PLL são más... pelo contrário. Sempre usei lâmpadas PLL nos meus plantados, e não tenho razões de queixa. Só acho que as T5 HO são melhores.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Pois, mas isso é uma comparação entre as T5 e as T8..e não entre as T5 e as PLL...

De qualquer forma obrigado pelo texto....

Cumprimentos

"The High power T5 Compact lamp offers more light by shorter length than conventional T5 or T8 fluorescent lamps."

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...AdCerevHdRLSrSD

A comparação é feita entre T5 compactas (são as pll que por exemplo equipam as calhas da boyu) e as lampadas convencionais T5 e T8

Obrigado pessoal,

pior é que quanto mais pesquizo, mais duvidas tenho bigsmile

Agora a sério, mesmo apesar das PLL terem mais watts, as t5 continuam a ser uma escolha mais acertada em termos de tempo de vida, versatilidade e também neste caso, de preço, pois a calha das t5, alem de ser mais barata, tem dois interruptores, os quais posso ligar / desligar em separado.

Acham então que devo escolher a calha das T5 :laugh:..lol...

HO=High Output ???

Sejam curtos e grossos, como se diz na gíria....

Cumprimentos

Publicado:

Boas,

HO - High Output - Certissimo !

Assim sendo avança pelas T5 !

Mas uma coisa é certa, dentro de alguns meses vais estar a ver preços de balastros e lâmpadas para aumentar a potência ! bigsmile Sempre custa menos que é às prestações !! lol

Mega abração,
ALLEN

Publicado:
Boas,

HO - High Output - Certissimo !

Assim sendo avança pelas T5 !

Mas uma coisa é certa, dentro de alguns meses vais estar a ver preços de balastros e lâmpadas para aumentar a potência ! ;) Sempre custa menos que é às prestações !! lol

Lol ...é o mais certo.

Tenho ainda de ver é, até quanto é que podem ir os balastros, para não ficar desiludido quando resolver aumentar a "wattagem"

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!