psaudade Publicado Julho 9, 2007 Publicado Julho 9, 2007 Tenho o seguinte aquário Setup: Dimensões: 80x30x40 Iluminação: Calha Aquapor 18w Filtro: Interno TetraPac N600 (Já usado num outro aqua de 60cm) Após uma conversa que tive com um logista foi-me dito que a utilização de um filtro externo é uma opção melhor do que o filtro interno, pois a colónia de bactérias (devido ao uso de cerâmica) é criada da melhor forma e a sua manutenção (bactérias) tb é melhor. Já andei a pesquisar e ler aqui no forum e de facto a opinião é consensual, no sentido em que o filtro externo tem mais capacidade de filtragem, manutenção mais facilitada entre outras vantagens estéticas. A questão que coloco é: Para o aqua apresentado que filtro aconselham???? Tendo em conta que no futuro pretende fazer uma evolução para um aqua de 120 ou até 150cm. Sei que a diferença de litragem é enorme para o de 80cm, mas se existir algum filtro que tenha regulação de caudal para poder usar depois o filtro num futuro aqua, agradeço essa informação. Em relação à iluminação. Do que já li é deveras importante uma vez que tenho alguma flora no aquário e a iluminação que tenho é insuficiente. No mesmo lojista questionei sobre calhas de iluminação e fica na ordem dos 100€ uma calha para o aqua de 80cm. Qualquer conselho que possam dar em relação à iluminação tb agradeço e qual seria a iluminação ideal para as dimensões do aqua. Cumps, Ivo Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
André Allen Publicado: Julho 9, 2007 Publicado: Julho 9, 2007 Boas, Em termos de filtro externo, eu optava por um Classic 2213 (cerca de 440 L/h) e barato ! - Problema resolvido para já. No futuro ficas com o de 80L ou vendes? Com as indecisões que apresentas, se fores para o de 150 cm (40x40 - 240 Litros) - podes sempre optar por mais um filtro externo ! Por exemplo igual - bom e barato ! Quanto à iluminação, dentro da subjectividade que lhe assiste, eu prefiro montar uma calha à medida ! Atenção que comprei duas calhas novas, e não me serviram para nada, pelo que tive que as vitaminar com mais potência !! Citar Mega abração,ALLEN
João Magalhães Publicado: Julho 10, 2007 Publicado: Julho 10, 2007 Dado que queres evoluir para um de 1,5m, eu optaria por um rena xp3. A iluminação optava por uma armadura dupla de fluorescentes 2x18 (solução mais económica) e desde que não seja para um plantado chega e sobra. abraço Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts