Recommended Posts

Boas,

Visto que vou fazer umas obras em casa, estou a fazer um projecto de um novo sistema para ficar na sala de estar. Aqui deixo o set-up idealizado e uma dúvida:

 

TANQUE ---------------------- 100 x 50 x 50 - 250 litros com furo de 32 mm e mini-coluna num vidro lateral para saída para a sump

 

SUMP --------------------------- 70 x 30 x 40 - cerca de 60 litros reais

 

AQUECIMENTO ------------- 1 x 150 W + 1 x 200 w

 

REFRIGERAÇÃO ----------- Ar condicionado na sala + 4 ventoínhas de PC na sump

 

CIRCULAÇÃO ---------------- 2 Marea 3200 l/h

 

RETORNO --------------------- 1 Hydor Seltz 2300 l/h com saída por trás da rocha viva

 

ILUMINAÇÃO ----------------- A defenir

 

ILUMINAÇÃO DA SUMP ----- 1 X 18 w Daylight + 1 x 18 w Actínica em calha estanque

 

ESCUMADOR ---------------- Diy ainda por construir

 

REACTOR DE KALK ------ Diy em fase de construção

 

REACTOR DE CÁLCIO --- Diy ainda por construir

 

SUBSTRACTO --------------- Cerca de 4 cm de areia de coral fina

 

ROCHA ------------------------- Cerca de 30 kg de rocha viva maturada + 2 calhaus de RM, ex-viva da indonésia ( grandes )

 

OUTROS ----------------------- DSB na sump com cerca de 12 cm. 5 kg de RV na Sump. Macro algas de várias espécies na Sump. Xénias na sump, ( tinha-me esquecido das xénias. O Pedro Conceição é que me lembrou ).

 

 

Agora, a dúvida. No que respeita à iluminação, estou entre duas opções:

 

OPÇÃO 1 - 2 x 39 w actínicas + 1 x 39 w 6500ºK + 4 x 39 w 10000ºK tudo T5 - Total - 273 W DIY

 

OPÇÃO 2 - 2 x 39 w actínicas + 2 x 70 w Hqi 10000ºK - Total - 257 W DIY

 

Aceito sugestões de alterações no geral, e, especialmente, no que respeita à iluminação.

 

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Grande Octopus!

Mais um...viciado!

 

Sobre a iluminação, eu optava pelas T5....HQI de 70w para uma altura de 50cm acho que é pouco, mesmo tendo 2! A ver o que pensa o restante pessoal!

Já agora....coloca umas xénias na sump.....as xénias são excelentes no que toca a consumir matéria orgânica.....fazes um refúgio de macroalgas e xénias!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pedro,

Esqueci-me de mencionar as xénias. No " Aproveitamento de excedentes ", tenho uma boa porção delas, trazidas de casa do Duarte.

No caso da iluminação, eu também estava mais virado para as T5. No entanto, coloquei a questão para saber a opinião do pessoal. No que toca aos 70 W, eu sei que é um pouco à queima, mas, corais mais exigentes, ficaríam perto das Hqi. A minha preferência pelas T5, prende-se com dois factores : Os preços practicados pelo Ramirezi, e, o aproveitamento de reflectores que tenho disponíveis.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tudo bem ?

 

Eu em iluminação preferia mesmo as de 70W HQI.

 

No meu sistema que tem a mesma altura que o teu, a diferença é no comprimento ( 150 cm ) optei por ter 3 x HQI ( 2x70 + 1x150 no meio para corais mais exigentes ) e tenho no momento 2 x T8 36W actinicas que vou fazer o upgrade para 4 T5 2 x actinicas e 2 x 10000k.

 

Nas HQI tenho nas de 70W 14000kº e na de 150w 10000k mas encomendei uma de 30000k para ver como fica, se gostar vou optar por ter + 1 HQI de 30000k a substituir as T5 actinicas.

 

As Hqi dão aquele aspecto de reflexo/onda do sol, que acho que fica sempre muito bem esteticamente, mas deparas-te sempre com uma desvantagem, as temperaturas.

 

Uma questão que gostava de por era, nas tuas 2 opções qual delas tem mais Lumen ? É que há partida podes ter mais Watts nas T5 mas ao mesmo tempo menos Lumen.

 

 

Agora sobre a DSB, qual o substrato utilizado.?

 

 

Abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

tambem vou para as t5.

 

geralmente tens maior gosto por moles, certo? Nesse caso tambem não vais ter necessidade de muita luz. Tambem não sei se será necessario o reactor de calcio.

 

Dsb e refugios na sump não gosto muito. Como sabes, a sump acumula sempre montes de detritos e a dsb vai complicar na sua remoção.

 

Tambem acho que talvez terás pouca circulação.

 

No refugio, em vez de xenias, porque não aptasias??? crescem mais depressa e tambem são optimos removedores de materias organicas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Agora sobre a DSB, qual o substrato utilizado.?

 

João, o substrato será aragonite.

Luis, estou a pensar introduzir alguns duros, Lps e Sps. Aliás, espero ter uma mudazita de Montipora tua. Logo, vejo vantagem no reactor de cálcio. Quanto ao refúgio, poderei equacionar a sua colocação superior ao aquário. Pessoalmente, também prefiro. Vou ver se é técnicamente possível. Circulação, já pensei melhor, e, vou meter uma Hydor alterada no meio da rocha. Faz um pouco mais de 2500 l/h. Assim, ficará com cerca de 9000 l/h. Aiptásias, só se mas arranjarem. Tenho sido, até hoje, um sortudo. As únicas que vi, foi em aquários de amigos. Nunca tive. Entretanto, já falei com o serralheiro do Belém, para me fazer a estructura metálica.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No refugio, em vez de xenias, porque não aptasias??? crescem mais depressa e tambem são optimos removedores de materias organicas.

Este gajo é mesmo maluco! A coisa tem lógica, mas já viste a quantidade de pequenas aptasias que vão aparecer no aqua??? Esquece lá isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro de aptasias é excelente precisa é de funcionar com uma UV. ou com vivos que comam aptásias no principal.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De facto e como disse, nunca tive Aiptásias, nem é agora que vou ter no aqua principal. Macro-algas, há dezenas de espécies, inclusivé, da nossa costa. A UV, é coisa que não gosto de usar, visto que mata tudo o que é benéfico no que toca a microorganismos. Como já disse, vou tentar arranjar uma maneira de colocar um refúgio superior ao aquário, em que a queda para o dito, seja por gravidade.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo

Quanto há iluminação já te tinha dito que tenho dois projector HQI de 70W é só pedir que eles vão logo para esse novo projecto (que espero não ser mais um sucata). Na minha opinião também apostaria só em T5 mas não sou eu que te posso dar “aulas” se bem me faço entender. De resto tudo o que for necessário é só dizer, já sei para vão as mudas de rodatis e dos zoanthus

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto à iluminação, está decidido. A opção 2 sofreu uma alteração e foi eleita. Assim sendo : OPÇÃO 2 ---- 2 x 39 w actínicas T5 + 1 x 39 w 6500º K T5 + 2 x 70 w Hqi 10000ºK - Total - 296 W - DIY . Entretanto, vai levar também uma moonlight, ainda não sei qual.

Hugo, quanto aos projectores, já falámos pessoalmente.

Luis e Hugo, obrigado pelas mudas. Já tinham oferecido anteriormente, .... está a chegar a altura.

Entretanto, estou a coleccionar bidons de 30 litros. Os de 5 litritos, já eram.

No que respeita ao refúgio superior, acho que arranjei uma solução. Algo como um 40 x 25 x 30, ou 35, suportado por 3 poleias chumbadas na parede. A parede tem 50 cm de espessura, pelo que, dá para fazer uma fixação a toda a prova.

A calha de iluminação, terá extracção de calor para o exterior.

Agora, não me lembro de mais nada.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais