João Nuno Cruz Publicado Julho 7, 2007 Publicado Julho 7, 2007 Caros amigos, Continuo absolutamente a zero acerca do meus ocellatus e como sabem quero tudo, menos fazer asneiras. Ou seja, não sei se compre mais ocellatus (tendo a certeza do sexo deles) ou se me deixe ficar por aqui. Porquê? Porque não sei se tenho um macho e uma fêmea, dois machos, duas fêmeas ou dois "transexuais" :D o comportamento deles cada vez me baralha mais, mas vou fazer uma retroespectiva para ver se podem ajudar. :D Há já duas semanas que introduzi dois ocellatus no aquário, um dos quais morreu. Supostamente seriam um macho e uma fêmea e o que vive é o suposto macho. Logo após a introdução no aquário tomou conta de um grupo de ou 6 conchas expulsando o outro e obrigando-o a escolher outras. Mais tarde começou a escavar a areia e a enterrar as conchas. Não enterrou nenhuma por completo e deixou-as todas à vista, apenas cobrindo parcialmente duas delas deixando a entrada livre. Frequenta alternadamente as estas duas conchas e ignora as outras. Contudo, defende o grupo de conchas contra todos os outros peixes. Nunca se afasta muito das conchas, mesmo na hora da comida e apenas o faz para correr com os intrusos! Apesar de algumas dificuldades técnicas de última hora (vamos ver se não voam muitos €€€) consegui umas fotos do dito mais actuais e nas quais ele está bem mais visivel. Cá vão: Uma semana depois introduzi novo ocellatus. Quem me vendeu disse ser uma fêmea que já reproduziu! Mal entrou no aquário e saiu da concha foi de imediato agredida pelo outro ocellatus, mesmo dentro da concha Foi tentando várias conchas até se fixar em duas conchas que distam do grupo defendido pelo primeiro cerca de meio metro, ainda assim o suposto macho faz lá umas corridas de vez em quando. As hostilidades duraram dois dias, momento a partir do qual quase que se ignoram. Nesse mesmo dia o segundo ocellatus (suposta fêmea) iniciou as actividades de escavação ( podem ver o video no final), escondendo por completo uma delas e deixando a outra apenas com a abertura livre. Este não defende com tanto vigor as conchas, mas também o faz. Gosta de fazer incrusões pelo aquário, inclusive pelas rochas e indo mesmo à superficie para comer. Atreve-se a ir de fez em quando ao território do outro, mas é de imediato expulso. Aqui ficam umas fotos dele: Ambos têm sensivelmente o mesmo tamanho, mas o primeiro parece-me mais corpulento e apresenta umas machas de cor mais escura quando está em repouso. Fica aqui uma foto dos dois, em que o suposto macho (o 1º) está à esquerda e a suposta fêmea (o 2º) está à direita. As opiniões que tive apontam para que o segundo (suposta fêmea) seja afinal um macho e quanto ao primeiro não sei de nada. Vá, conto com a vossa ajuda para decidir o que faço com eles. Se não conseguirem ou tiverem muitas dúvidas, estão oficialmente convidados a vir ver o meu aquário ao vivo e beber uma cervejas ou águas para quem quiser e, assim, ver ao vivo os meninos Obrigado, abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Carlos Couceiro Publicado: Julho 8, 2007 Publicado: Julho 8, 2007 ja sabes a minha opiniao, penso que a suposta femea, é um mcho ainda juvenil, dai ser menos corpulento....digo eu que ando ainda a aprender... mas gostava que algum expert, desse o seu parecer, pois tb estou curioso para saber...
João Nuno Cruz Publicado: Julho 8, 2007 Autor Publicado: Julho 8, 2007 Boas _pinguim_, Gostavas tu e gostava eu! É que não sei o que faça... ter dois machos não é bom! Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
lop2005 Publicado: Julho 8, 2007 Publicado: Julho 8, 2007 Bom dia Nuno As uns tempos atrás adquiri um trio de ocellatus, o NunoC disse-me que poderiam ser 2 machos e 1 fêmea, nada de certezas, mas com o tempo verifiquei que o palpite dele estava certo, fui observando os seus comportamentos, tendo todos eles escolhido as suas conchas, apercebi-me que havia um dele que dominava (macho), o segundo fazia-lhe frente e depois fugia (macho), o terceiro, era expulso pelo dominante embora não fugisse logo a primeira, havia um certo comportamento de chamamento para o atrair para a sua concha (fêmea), mas este estava mais ocupado a escolher a melhor concha e definir o espaço para o seu território, então ela tentava a sua sorte chamando a atenção do segundo, este era mas meigo, mas mesmo assim preferia a sua própria concha. O aconselhaveil é 1 macho e 2 femeas, o meu dilema esta em separar-me de uns dos machos, pois são os dois um espectáculo, sobretudo derivado ao comportamento que eles tem entre eles, devido ao tamanho do aquario e as minhas escolhas, o espaço não da para estarem cada um no seu canto, por isso a escolhar vai ser dificil. O que eu tento sempre fazer no momento da aquisição de novos peixes 1º - Recolher o máximo de informações sobre os peixes que me interessam (forum, net, lojas) 2º - Prepara o biótopo, e as melhores condições para eles 3º - Antes de os adquirir, Bem os observar 4º - Na Aquisição, quando não há certezas dos sexos, tento sempre, quando há possibilidade escolher mínimo cincos de cada, para poder ter a probabilidade de conseguir pelo menos 4machos e 1 fêmea, o 4 fêmeas e 1 macho) 5º - Muita Observação, Muita Atenção, Muita Paciência, Muita Admiração, Muito Respeito, e mais uma vez Muita Paciência, para nos e para eles. Tendo uma certa noção das dificuldades, evita-se muitos desgostos Um abraço Pedro PS: Eu já tinha uma noção de que não iria ser fácil, mas é o que me da gozo são COISA DA VIDA
Recommended Posts