Planta de rio


Dave

Recommended Posts

Boas!

 

Andava eu à procura duns pequenos calhauzitos num rio lá para os lados de Mação e encontrei umas plantas engraçadas a flutuar perto da margem. Fui observá-las e reparei que o aspecto destas era muito parecido com as cabombas mas julgo não serem dessa espécie...

De qualquer forma acabei por trazer alguns pés para casa e a minha dúvida agora é se as posso colocar num aquário com peixes sem qualquer problema ou pode não ser aconselhável? Elas estão verdes, ou seja, mantêm a coloração com que as encontrei, parecem estar bem de saúde.. mas será arriscado para os peixes? Caso as possa introduzir no aqua sem problemas devo lava-las primeiro ou proceder a algum tratamento em especial? :lol:

 

 

Obrigado desde já!

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será parecida com esta?

 

guadiana.jpg

 

guadiana2.jpg

 

esta foi recolhida de um afluente do guadiana.

 

pode ter alguns parasitas agarrados, eu sinceramente com as minhas plantas coloquei-as logo no aquario...

 

problemas relacionados com isso?

até agora nenhuns...

 

Abraços[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Obrigado pela prontidão das vossas preciosas dicas!

 

António, é muito parecida com essa Myriophyllum Spicatum apenas difere no espaçamento entre as folhas que é um bocado maior do que na foto, também o caule é mais fino e não tão avermelhado. Não parece tão robusta como a tua. A foto está muito bonita.

Fui consultar tanto essa espécie como aquela que o Taslixado referiu, no site da tropica, e quer-me parecer que a minha é mesmo é uma Ceratophyllum demmersum... quando vi a imagem fiquei de boca aberta com as semelhanças que tem com a minha e também por não ser uma planta de dificil manutenção segundo eles. Bom palpite taslixado! :lol:

 

Aqui vai a imagem que penso corresponder:

 

varenr021.jpg

 

 

 

:!: Obrigado pessoal :!:

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa planta do rio não tem raizes?

 

se tiver não pode ser a ceratophyllum demmersum...

se não os tiver não pode ser a Myriophyllum Spicatum...

 

A spicatum costuma não ter o caule vermelho, mas esta alentejana tem...

pode ser uma adaptação ao alentejo.

:lol:

 

outra coisa...

O espaço entre os nodos pode ser provocado por diferentes condições locais...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ela não tem raízes, daí me parecer que seja uma ceratophyllum. Para prender ao fundo coloquei uma pedra ao longo do caule e até dá um efeito porreiro. vamos lá a ver como aquilo corre...

Se não der probs, vou tentar tirar uma foto e colocá-la aqui para podermos ficar mais esclarecidos. :lol:

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, grande achado :lol:

 

essa planta está espalhada por todo o mundo pelo que diz o catalogo da tropica. Tens muito pés? Aceito umas podas!

 

António, tb não me parece ser a Myriophyllum Spicatum.

 

se não tem raizes não é de certeza...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hi pll!!

 

eu penso que ja vi essa plantas aos milhoes a flutuar pelas aguas da lagoa azul senao estou errado claro!!!

 

e viavel por no aquario de ciclideos americanos?

 

:oops:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hi pll!!

 

eu penso que ja vi essa plantas aos milhoes a flutuar pelas aguas da lagoa azul senao estou errado claro!!!

 

e viavel por no aquario de ciclideos americanos?

 

:oops:

 

sim, é viável desde que o aquário tenha bastante luz.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que e pelo menos as caracteristicas sao identicas eu tive um pe comprado numa loja e a qua vi na lagoa azul a flutuar na agua e igual apenas tem um diferença e a grossura e um pouco mais grossa mas penso que isso tem haver com o espaço para crescer acho normal que seja mais grossa penso que a planta se trata de uma egeria segundo as minhas pesquisas aqui na net.

 

mas tenho um certo receio de as por no aquario mas ao mesmo tempo queria pois gosto da planta e gostava de a ver no aquario o meu medo e em relaçao aos peixes nao existe alguma maneira de tratar a planta para que eu fique tranquilo e posso pola no aquario?

 

abraço !!! :oops:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu arrisquei lavei as plantas escolhi-as e tirei as larvas e minhocas e tenho en 2 aquarios num com kribencis e plecostosmos com pintas e noutro com varias coridoras um cauda de chicote gupys e zebras varias e ainda um botia cauda de espiga adusto ate agora esta tudo normal

quanto a espeçura das plantas eu apanhei as minhas no rio amiente delas em principio sao mais resistentes que as variedades de cativeiro penso eu de que... mas eu sou maçarico nisto tenho aquarios a muito mas nunca investiguei muito :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando recolho plantas em rios ou lagos deixo as plantas sempre de quarentena pelo menos 1 semana.

Basta pegar num recepiente com água e esperar a ver se identificam alguma larva ou algum intruso.

 

Eu já me fartei de encontra sangue-sugas que não aconselho a introduzir no aquário :) :)

 

mas eu acho que em Portugal não há muitos sangue-sugas, mas acho que uma pequena quarentena é suficiente para detectar possíveis intrusos.

 

Saudações

Sérgio Leal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim as vezes vem larvas de mosquito, sanguesugas varias, lasvas de libelinhas, cobras, minhocas e sementes as vezes indesejadas, ou ate mesmo ovos de peixes. devese deixar de quarentena mas mudando sempre as aguas e lavando as plantas retirando exceços de raizes :)

mas como eu nao estava com paciencia para isso so as lavei varias vezes e fiz os cortes que achei necessarios e metias num dos aquarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Motar disse:

as vezes vem larvas de mosquito, sanguesugas varias, larvas de libelinhas, cobras, minhocas e sementes as vezes indesejadas, ou ate mesmo ovos de peixes

 

Cobras ?????......

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

viva, grande achado :)

 

essa planta está espalhada por todo o mundo pelo que diz o catalogo da tropica. Tens muito pés? Aceito umas podas!

 

António, tb não me parece ser a Myriophyllum Spicatum.

 

 

A quantidade que tenho não é muita porque apanhei-as mais por curiosidade e sem certeza alguma do que aquilo poderia dar. De qualquer forma, estou esperançado que a planta se desenvolva e quando tiver as tais podas posso arranjar-te uns pés à vontade.. Stay connected! :)

 

 

Um Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais