ric-santos Publicado Julho 5, 2007 Publicado Julho 5, 2007 Boas! Reparei que tenho um dos meus escalares com algo estranho na "ligação" entre a barbatana e o corpo. Nem que nome lhe chamar, nem do que poderá se tratar. Por favor, vejam as fotos abaixo, numa até assinalei. Pode ver-se tambem alguns buracos na cabeça. Apenas tem isto, nesta barbatana. Como e com que produto poderei trata-lo? De que se trata ? Obrigado. Cumprimentos Ricardo
Nuno Figueiredo Publicado: Julho 6, 2007 Publicado: Julho 6, 2007 nao me pareceu nada de anormal, mas podera ser das fotos, mas buracos na cabeça poderá dizer parasitas intestinais, penso. se for esse o caso usa flagyl :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
Jorge Serrenho Publicado: Julho 6, 2007 Publicado: Julho 6, 2007 Olá Ricardo! Vejamos se consigo dar o meu contributo: Pelo que descreves tens 2 problemas, o primeiro não me parece preocupante nesta fase, no entanto aconselho a manteres o peixe vigiado para ver a progressão da coisa! No caso dos buracos a situação é diferente... Para poder ajudar, dava jeito saber o seguinte: Esses buracos existem há quanto tempo? Aumentaram de tamanho? O peixe perdeu o apetite? O Comportamento do peixe alterou-se? É que esses buracos podem indicar uma infecção por Hexamita, a famosa doença dos buracos de dificil combate assim como pode revelar-se coisa nenhuma. Abraços. A.K.A. Kapitonio
ric-santos Publicado: Julho 6, 2007 Autor Publicado: Julho 6, 2007 (editado) Pelo que descreves tens 2 problemas, o primeiro não me parece preocupante nesta fase, no entanto aconselho a manteres o peixe vigiado para ver a progressão da coisa! Pois, também me parece, mas já a algum tempo que tenho o dito debaixo d'olho. No inicio parecia-me apenas um vermelhão. . . achei estranho porque na outra não tem, mas. . Agora, analizando de pertinho, (o que é dificil para fotografar) parece que esse vermelhão tem "bolinhas", tipo ovos de volta, embora que o tamanho deste vermelhão será sencivelmente o mesmo. Estou confuso e preocupado. . . . Esses buracos existem há quanto tempo? Sim, já a algum tempo, já fiz alguns tratamentos, mas penso que nenhum directamente para a Hexamita. Aumentaram de tamanho? Não, desde que reparei que os meus escalares tinham buracos a mais, fiz um tratamento (não me lembro o nome), e até a coisa melhorou em 2 deles. Daí para cá, nada fiz e os ditos buracos, mantiveram-se, nem aumentam nem desaparecem. O peixe perdeu o apetite? Nada disso, come como se não existisse amanhã, é bastante voras e desde que eu apareça, vem logo ao vidro "pedir" comidinha. O Comportamento do peixe alterou-se? Neste peixe, apareceu-lhe uma "mancha" branca no corpo, aliás ainda é um pouco visivel, fiz tratamento com Backtopur direct, e a coisa esmureceu, agora se morreu ou não não sei, mas penso que está a recuperar, pois a mancha está gradualmente a desaparecer. Ele passou por tudo isso, e nunca notei algo de estranho no seu comportamento. Agora que se passará? Penso que tenho algo estranho no aquário, pois tenho ou tinha uns 6 Serpae's, e um de cada vez, estão todos a ir embora. 1º - Começam a perder a coloração, ficam um laranja "fosco" 2º - Entretanto aparecem-lhe umas pintas pretas aquí e alí, nesta fase já o peixe tem uma respiração ofegante; 3º - Por vezes parece que ficam com "caspa", e depois. . . . é melhor chamar o cuveiro. Agora será que isto tem algo haver? Editado Julho 6, 2007 por ric-santos Cumprimentos Ricardo
ric-santos Publicado: Setembro 19, 2007 Autor Publicado: Setembro 19, 2007 Boas! Este post já é antigo, mas ainda assim preferí "desenterra-lo" do-que criar um novo, pois o assunto é o mesmo. . . Fui acompanhando muito de perto o caso, e recentemente a mancha avermelhada que está assinaladoa na primeira foto, passou a ficar mais esbranquiçada, até que recentemente verifico que a barbatana está a cair, soltando-se pela zona da mancha/infecção. Estou mesmo muito preocupado. Peço encarecidamente que alguém me possa ajudar. . . Se quiserem posso tentar fotos actualizadas... Agradeço ajuda. . Obrigado Cumprimentos Ricardo
netmaniac Publicado: Setembro 20, 2007 Publicado: Setembro 20, 2007 Boas! Este post já é antigo, mas ainda assim preferí "desenterra-lo" do-que criar um novo, pois o assunto é o mesmo. . . Fui acompanhando muito de perto o caso, e recentemente a mancha avermelhada que está assinaladoa na primeira foto, passou a ficar mais esbranquiçada, até que recentemente verifico que a barbatana está a cair, soltando-se pela zona da mancha/infecção. Estou mesmo muito preocupado. Peço encarecidamente que alguém me possa ajudar. . . Se quiserem posso tentar fotos actualizadas... Agradeço ajuda. . Obrigado Olá , rápido , JBL ektol fluid, rápido para um aqua hospital com água desse aquário , ráaaaaapidoooo ou ele fica defeciente , isso é ataque de bacterias , e usa algum regenerador (lÊ bem a BULA ). Os buraquinhos que vÊs como já referiram é hexamita ou foi, aumentaram de tamanho , se aumentaram acho que devias tomar prcauções nesse sentio e tratar essa doença após a das bacterias que te estão a lesionar o animal, de resto tens de tratar ambas, eu uso para a hexamita spirohexol da JBL , e pronto (lê a bula deles) . um abraço . Jose Palma
ric-santos Publicado: Setembro 20, 2007 Autor Publicado: Setembro 20, 2007 Olá , rápido , JBL ektol fluid, rápido para um aqua hospital com água desse aquário Ok, vou tentar arranjar, não sei é onde existe outro que substitua ??? Aquário hospital - Isso é grave. . não tenho posso fazer no aqua todo? Até porque tenho outro escalar que tem umas manchas brancas (quase em frida) no corpo e na cauda. . . se calhar será melhor fazer no aqua todo, digo eu mas confirma-me. O aqua tem 100 x 30 x 40 (CxLxA), dever ter uns 90 a 100 L reais. . . . , e usa algum regenerador (lÊ bem a BULA ). Podes explicar melhor isso do regenerador e a "bula" . . . que é isso? Os buraquinhos que vÊs como já referiram é hexamita ou foi, aumentaram de tamanho . . . . . Exacto, penso que também seja hexamina, mas após alguns tratamentos bacterianos e contra o ictio (bactopur direct e outros) os buracos acabarão por estagnar. . . Mas agora o importante é mesmo a cena da barbatana e as manchas em frida do outro. . . Ainda não pude tirar novas fotos. . Obrigado Cumprimentos Ricardo
ric-santos Publicado: Setembro 20, 2007 Autor Publicado: Setembro 20, 2007 Boas novamente! Durante a hora do almoço estive a verificar os medicamentos que tenho em casa, estes são: - JBL oodinol - Sera Bactopur direct - Desamor-P - (contra Bactérias) - Fauna mor - (contra ictio) Será que algum deste pode ajudar . . . é que não sei mesmo onde arranjar o JBL Ektol Fluid Já agora pretendia tb respostas às questões anteriores. . Obrigado! Cumprimentos Ricardo
netmaniac Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 (editado) Ok, vou tentar arranjar, não sei é onde existe outro que substitua ???Aquário hospital - Isso é grave. . não tenho posso fazer no aqua todo? Até porque tenho outro escalar que tem umas manchas brancas (quase em frida) no corpo e na cauda. . . se calhar será melhor fazer no aqua todo, digo eu mas confirma-me. O aqua tem 100 x 30 x 40 (CxLxA), dever ter uns 90 a 100 L reais. Podes explicar melhor isso do regenerador e a "bula" . . . que é isso? Exacto, penso que também seja hexamina, mas após alguns tratamentos bacterianos e contra o ictio (bactopur direct e outros) os buracos acabarão por estagnar. . . Mas agora o importante é mesmo a cena da barbatana e as manchas em frida do outro. . . Ainda não pude tirar novas fotos. . Obrigado Olá desculpa , mas não pude vir ao forum tão breve como seria de desejar até para te puder ajudar . O medicamento da JBL existe em lojas da especialidade (aquariofilia) , mas procura na "bula" ( a bula é apenas as intruções do medicamento , aliás estas expressão usa-se com os nosso medicamentos) , dos medicamentos que referiste , especialmente o anti bacterias. V se ataca esete tipo de bacterias (A bacteria tipo aeromonas e grupo das pseudomonas ). Quanto a tratares no aqua principal , não é aconselhado , porque podes quebrar o ciclo do filtro , seja como for melhor tratar que remediar , e rapidamente podes com tpa´s repor o ciclo do teu filtro. LÊ bem as intruções destes 2 medicamentos que tens , Sera Bactopur direct e o Desamor-P - (contra Bactérias), se incluir o grupo de bacterias referido serve bem e segue as intruções á risca.O regenerador é normalmente apenas aquilo que usas para retirar cloro da água , mas nem todos , ou seja , a qualidade paga-se , porque nem todos tÊm o cuidado (fabricantes) de além de retirar cloro e alguns metais pesados da água com os produtos ,de adicionarem um regenerador de mucosas , para possiveis problemas de guelras e mucosas dos peixes que o cloro pode atacar se o produto não for bem administrado ou excesso de cloro naquele dia (ai a companhia das águas) , eu uso Biotopol da JBL . um abraço. Espero que ajude. p.s. O azul de metileno trava um pouco a evolução , a doença chama-se barbatanas podres , boca podre (fin rot , mouth rot) se quiseres saber mais e se lê bem inglÊs vai a este site www.jbl.de , escolhe em lingua inglesa (está lá a bandeirinha) ou outra lingua que te seja mais familiar e clica em online hospital. Jose Palma Editado Setembro 21, 2007 por netmaniac
Recommended Posts