Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Precisava da vossa ajuda pois sou novo em aquariofilia.

Tenho um aquario de 60Cm de água quente e acontece que sempre que a água fica verde com muita facilidade apesar de não o ter com exposição directa do sol.

Será este problema derivado da minha iluminação, este aquario tem uma lampada normal de 15W.

Editado por oliveiracarlos
Publicado:
Boas,

Precisava da vossa ajuda pois sou novo em aquariofilia.

Tenho um aquario de 60Cm de água quente e acontece que sempre que a água fica verde com muita facilidade apesar de não o ter com exposição directa do sol.

Será este problema derivado da minha iluminação, este aquario tem uma lampada normal de 15W.

Algas em suspensão.

Solução barata e lenta: TPA com fartura, equilibrio de nutrientes.

Solução cara e rápida: filtro UV.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado:

O Windrider tem toda a razão... teráss fertilizado demais, ou, pelo contrário, de menos nalguns dos macros ou micros? Por outro lado, se tens poucas plantas ou só de crescimento lento (o que os 15W, que é pouco se o aquário for 60x30x30 ou maior, parece indicar), então as algas não têm competição, e os nutrientes são absorvidos por ela. Plantas de crescimento rápido, como egeria densa, podem ajudar...

O UV é bom, não só acaba com a água verde, como ajuda a manter o aquário saudável. Aconselho! Mas só depois de teres controlado as causas do problema original.

Boa sorte!

Publicado:

Obrigado pela vossa ajuda,

em relação á lâmpada de UV, vou tratar de instalar uma, apenas não sei qual a potência que devo de introduzir, já agora agradecia a vossa opinião sobre isso.

Em relação á água verde, não tenho qualquer tipo de plantas no aquario, mas sendo assim vou tentar lá colocar a egeria de crescimento rápido de que me falou, peço desculpa pela minha ignorancia neste tema, mas será que me poderia elucidar melhor em relação ao que são os macros e micros e como posso verificar se tenho esta situação controlada?

Publicado:

olá, o ideal é ler os artigos aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36358

com isso vão aparecer dúvidas menos gerais, que serão mais fáceis de responder por quem percebe mais do que eu de plantas (há muitos neste fórum, que normalmente se prestam a ajudar)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!