Peixes Sempre Ofegantes


mizlucas

Recommended Posts

tem uma bomba de ar, um filtro a fazer mexer a água e há sempre bolhinhas de oxigénio à volta, mas os peixes estão sempre ofegantes. O NO2 e NO3 está sempre um bocadito alto e por mais tpa que faça não consigo fazê-los descer... até já fiz uma limpeza complecta ao aquário, e nada.... os nitritos estavam a 0 por uma horita e depois, altos outra vez.... que fazer? será por isso que andam ofegantes?

 

 

estou preocupada.... os peixes nadam normalmente mas é fácil ver que a respiração é muito ofegantes....

 

 

aguardo as vossas respostas*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é, tens que baixar esses valores, tens que fazer TPAs todos os dias de uns 15%. isso de lavar o aquario todo quer dizer o quê? aspiraste o areão? ou lavaste mesmo o filtro e tudo com agua da torneira?

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é, tens que baixar esses valores, tens que fazer TPAs todos os dias de uns 15%. isso de lavar o aquario todo quer dizer o quê? aspiraste o areão? ou lavaste mesmo o filtro e tudo com agua da torneira?

 

 

 

lavei filtro (que estava horrendo), aspirei areão, mudeia grande parte da água. faço tpa's todas as semanas e agora estou a manter a alimentação ao minimo (devo continuar?). esses tpa's todos os dias ajudam? não são stressantes para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lavei filtro (que estava horrendo), aspirei areão, mudeia grande parte da água. faço tpa's todas as semanas e agora estou a manter a alimentação ao minimo (devo continuar?). esses tpa's todos os dias ajudam? não são stressantes para os peixes?

O filtro deve ser lavado com água retirada do aquário senão a água da torneira mata-te as bactérias nitrificantes e o ciclo acaba,tendo de recomeçar tudo outra vez...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lavei filtro (que estava horrendo), aspirei areão, mudeia grande parte da água. faço tpa's todas as semanas e agora estou a manter a alimentação ao minimo (devo continuar?). esses tpa's todos os dias ajudam? não são stressantes para os peixes?

 

todos os dias agora de início até os valores baixarem - até seria melhor fazer TPAs de 50% por uns dias. E depois todas as semanas. De resto, o reduzir a comida etc está bem.

 

Não poderá haver outra causa? O pH é o indicado para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já agora que tipo de peixes tens pois não podes por-te a fazer assim Tpa´s a toa??? Tens Plantas????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já agora que tipo de peixes tens pois não podes por-te a fazer assim Tpa´s a toa??? Tens Plantas????

 

 

 

sim, tenho plantas, um tronco e tres guppys, uma molly, um pleco, cinco neons e duas viuvas negras. O ph está de momento sempre à volta de 7, portanto não acho que seja esse o problema.

 

 

vou tentar essa dos tpa's e para a proxima terei cuidado com a limpeza do filtro... (essa não sabia..) com os +eixes que tenho, acham que dá? ficarão bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar essa dos tpa's e para a proxima terei cuidado com a limpeza do filtro... (essa não sabia..) com os +eixes que tenho, acham que dá? ficarão bem?

 

essa do filtro acho que acontece porque a água da torneira tem cloro e essas bacterias do filtro não gostam mesmo nada de cloro... não tens muitos peixes, mas esses peixes todos tão num aqua de quantos litros (se já referiste a litragem não reparei :drinking: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não tens corys????? Pois estas ajudam a baixar os Nitritos pois decompõem a sujidade que se acumula no fundo!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não tens corys????? Pois estas ajudam a baixar os Nitritos pois decompõem a sujidade que se acumula no fundo!!!!!

 

desculpa lá discordar mas acho que estás a passar uma ideia errada, e dessas já temos cá que chegue.. os corydoras são peixes que comem no fundo e portanto servem para comer os pedaços de comida que os outros peixes que comem a meia agua e no cimo não apanham e que se iriam depositar e deteriorar e portanto deteriorar a agua tambem...agora eles não decompõem nada, não comem lixo nem caca e portanto não evitam as necessarias aspiradelas ao areão quando se estão a fazer as TPAs.

alem disso cara Mizlucas, como já alguem escreveu e me parecia de principio, tu ao lavar o filtro com agua da torneira e fazer mudanças de agua de 100% uma vez em vez de 30% a 50% cada dia, provavelmente destruiste as bacterias do teu aqua e portanto tens que pensar que estás a ciclar outra vez e agir em conformidade...até teres outra vez bactérias suficientes tens mesmo que reduzir na alimentação dos peixes, fazer TPA's que não aconselho de 50% porque ainda não está ciclado portanto acho que 20% a 30% diariamente é suficiente e controlar (fazer testes) regularmente até começares a ver esses valores a baixar. entretanto podes realmente ter baixas na população, mas paciencia, de futuro farás bem melhor.entretanto ainda não disseste a litragem ou as medidas desse aqua para podermos perceber se tambem estás com sobrepopulação...põe esses dados q são importantes.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa lá discordar mas acho que estás a passar uma ideia errada, e dessas já temos cá que chegue.. os corydoras são peixes que comem no fundo e portanto servem para comer os pedaços de comida que os outros peixes que comem a meia agua e no cimo não apanham e que se iriam depositar e deteriorar e portanto deteriorar a agua tambem...agora eles não decompõem nada, não comem lixo nem caca e portanto não evitam as necessarias aspiradelas ao areão quando se estão a fazer as TPAs.

alem disso cara Mizlucas, como já alguem escreveu e me parecia de principio, tu ao lavar o filtro com agua da torneira e fazer mudanças de agua de 100% uma vez em vez de 30% a 50% cada dia, provavelmente destruiste as bacterias do teu aqua e portanto tens que pensar que estás a ciclar outra vez e agir em conformidade...até teres outra vez bactérias suficientes tens mesmo que reduzir na alimentação dos peixes, fazer TPA's que não aconselho de 50% porque ainda não está ciclado portanto acho que 20% a 30% diariamente é suficiente e controlar (fazer testes) regularmente até começares a ver esses valores a baixar. entretanto podes realmente ter baixas na população, mas paciencia, de futuro farás bem melhor.entretanto ainda não disseste a litragem ou as medidas desse aqua para podermos perceber se tambem estás com sobrepopulação...põe esses dados q são importantes.

 

 

 

mm.... isso não é nada bom.... lá terei que seguir os conselhos. o aquáro foi feito para o meu armário, portanto é um pouco esquisito. Tem por volta de 50/55 x 35 x 30. quanto demorará fazer a ciclagem? duas semanas, tres?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mm.... isso não é nada bom.... lá terei que seguir os conselhos. o aquáro foi feito para o meu armário, portanto é um pouco esquisito. Tem por volta de 50/55 x 35 x 30. quanto demorará fazer a ciclagem? duas semanas, tres?

Sim como o teu aqua já tem peixes e provavelmente umas poucas bactérias devem ter permanecido no areão apesar de tudo,em 3 semanas o ciclo deve estabilizar,mas para o aqua estar maduro e os nitritos e nitratos baixos,amónia a 0, ou seja aqua biologicamente a 100% só daqui a 2 meses.Para o próximo aqua (sim pois agora começaste não vais parar love you ) deixa-o a ciclar durante um mês se for preciso e coloca os peixes um a um,pois as doenças que aparecem são devido ao aquário não estar estabilizado e consequentemente fragiliza os peixes ao coloca-los cedo demais.Porque os peixes têm defesas fortes se o aqua tiver as bactérias nitificantes a 100%.O íctio por ex. aparece do nada numa mudança de temperatura mas com o aqua bem ciclado nada entra nos peixes. cheers

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50x35x30 estamos a falar de 52L de agua em bruto tirando areao e mais que lá tenhas dentro está abaixo dos 50L.... isso é muito pouca agua...agora ganha lá coragem e diz-nos que peixes lá tens dentro e quantos de cada especie....para chegarmos a alguma conclusão.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50x35x30 estamos a falar de 52L de agua em bruto tirando areao e mais que lá tenhas dentro está abaixo dos 50L.... isso é muito pouca agua...agora ganha lá coragem e diz-nos que peixes lá tens dentro e quantos de cada especie....para chegarmos a alguma conclusão.

 

 

 

hehe.... algo me diz que me vão dar na cabeça... tenho tres guppies, um pleco (acho que se chama assim...) duas viuvas negras e cinco neons....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa lá discordar mas acho que estás a passar uma ideia errada, e dessas já temos cá que chegue.. os corydoras são peixes que comem no fundo e portanto servem para comer os pedaços de comida que os outros peixes que comem a meia agua e no cimo não apanham e que se iriam depositar e deteriorar e portanto deteriorar a agua tambem...agora eles não decompõem nada, não comem lixo nem caca e portanto não evitam as necessarias aspiradelas ao areão quando se estão a fazer as TPAs.

alem disso cara Mizlucas, como já alguem escreveu e me parecia de principio, tu ao lavar o filtro com agua da torneira e fazer mudanças de agua de 100% uma vez em vez de 30% a 50% cada dia, provavelmente destruiste as bacterias do teu aqua e portanto tens que pensar que estás a ciclar outra vez e agir em conformidade...até teres outra vez bactérias suficientes tens mesmo que reduzir na alimentação dos peixes, fazer TPA's que não aconselho de 50% porque ainda não está ciclado portanto acho que 20% a 30% diariamente é suficiente e controlar (fazer testes) regularmente até começares a ver esses valores a baixar. entretanto podes realmente ter baixas na população, mas paciencia, de futuro farás bem melhor.entretanto ainda não disseste a litragem ou as medidas desse aqua para podermos perceber se tambem estás com sobrepopulação...põe esses dados q são importantes.

 

Viva,

 

Desculpo mas acho que tenho alguma razão pois normalmente a comida em decomposição liberta nitritos não é!!!! e se por natureza ela já têm nitritos altos acho que se tiver comida + aumenta!!!!! não é????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desculpo mas acho que tenho alguma razão pois normalmente a comida em decomposição liberta nitritos não é!!!! e se por natureza ela já têm nitritos altos acho que se tiver comida + aumenta!!!!! não é????

em aquariofilia "alguma razão" normalmente é sinónimo de desastre. ou seja...como eu confirmei, sim, os corys são optimos comedores de fundo e portanto, sim, eles comem comida deixada afundar pelos outros peixes que se iria alterar e fazer subir os valores de amonia e de nitritos. mas não foi isso que tu disseste e quando se está a falar para principiantes o facto de estar a pensar bem mas a escrever errado....resulta em desastre para eles. tu disseste isto

"Não tens corys????? Pois estas ajudam a baixar os Nitritos pois decompõem a sujidade que se acumula no fundo!!!!!" e isto está 100% errado. quem decompõe a amonia em nitritos e a seguir os nitritos em nitratos, são as bacterias que estão no areão e no filtro e se se tiver um aqua bem equilibrado em quase todo o lado.... bactérias decompõem...corys não. alem de que não comem mesmo sujidade, comem comida de peixe. alem disso eles proprios tambem defecam e originam mais sujidade, daquela que não comem. desculpa ser tão assertivo acerca deste assunto mas ideias desse genero incutidas em iniciados provocam muitos desastres e muita confusão desnecessaria.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e agora vamos a ver essa população, não está muito mal...mas o pleco vai crescer até quase o tamanho do aquario..portanto com essa população eu se fosse a ti passava o pleco a quem tiver mais agua e escolhia uns 4 Ottocinclus Affinis que ficam bem mais pequenos e comem imensas algas. e um dia mais tarde quando o aqua estiver bem ciclado e sem problemas talvez juntasse uns camarões tipo red Cherrys que são pequeninos e limpam bem as varias superficies dentro do aqua.

entretanto verifica como se está a dar a corrente dentro do aqua... é importante q a agua com oxigénio chegue a todo o lado para manter a população de bacterias que tu queres e precisas...as bacterias que te interessam agora são as aérobicas...ou seja precisam de agua bem oxigenada para viverem e trabalharem bem, as anaérobicas terão outras utilizações mas agora não te interessam....e provocam mau hambiente no aqua. uma boa colocação da entrada de agua ou por lá uma pequena powerhead a trabalhar normalmente resulta em cheio.tens que ter a certeza que a agua circula por todo o aquario.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e agora vamos a ver essa população, não está muito mal...mas o pleco vai crescer até quase o tamanho do aquario..portanto com essa população eu se fosse a ti passava o pleco a quem tiver mais agua e escolhia uns 4 Ottocinclus Affinis que ficam bem mais pequenos e comem imensas algas. e um dia mais tarde quando o aqua estiver bem ciclado e sem problemas talvez juntasse uns camarões tipo red Cherrys que são pequeninos e limpam bem as varias superficies dentro do aqua.

entretanto verifica como se está a dar a corrente dentro do aqua... é importante q a agua com oxigénio chegue a todo o lado para manter a população de bacterias que tu queres e precisas...as bacterias que te interessam agora são as aérobicas...ou seja precisam de agua bem oxigenada para viverem e trabalharem bem, as anaérobicas terão outras utilizações mas agora não te interessam....e provocam mau hambiente no aqua. uma boa colocação da entrada de agua ou por lá uma pequena powerhead a trabalhar normalmente resulta em cheio.tens que ter a certeza que a agua circula por todo o aquario.

 

 

eu acho que sim, mas tenho ambos bomba de ar e filtro na parte detrás do aqua, se calhar devia por um mais à frentre e deixas o outro atrás?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema foi que mataste a colóna de bactérias, daí esses valores, nunca se deve lavar totalmente o filtro, nem o areão, devias ter limpo parte do filtro e sinfonagem no areão. Agora lá se vai iniciar o ciclo novamente, só aí terás os peixes com comportamentos normais, reza para que corra tudo bem e não percas nenhum peixito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que sim, mas tenho ambos bomba de ar e filtro na parte detrás do aqua, se calhar devia por um mais à frentre e deixas o outro atrás?

descrito assim nao consigo imaginar o q acontece com a agua, mas tu propria podes fazer uma experiencia, analisas as voltas q um floco de comida dá a flutuar...e a seguir ensopas alguns floquinhos (poucos) e deixas seguir ao sabor da corrente....se eles derem a volta ao aqua então é sinal q tens corrente a superficie e a meia agua o que já é bom...se os flocos que ensopas e andam a meia agua ficarem quietinhos e cairem sem se mexer isso pode ser sinal de zonas de agua parada no aqua e aí tens que mexer na re-entrada da agua do filtro e na pedra difusora do ar para obrigares a agua a mexer-se toda.

agora repara numa coisa, a powerhead é uma bomba que faz andar a agua, no sentido em que apontares a tubo de saida....não é uma bomba de ar...essa faz a agua deslocar-se no sentido vertical da coluna de agua...ou seja onde estiver a pedra difusora a agua vai andar de baixo para cima oxigenando-se quando passa à superficie...a powerhead faz deslocar a agua por exemplo no sentido horizontal, sendo possivel por a agua às voltas circulares dentro do aquario....ambas são validas desde que se controle bem se fazem mexer toda a agua do aqua.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema foi que mataste a colóna de bactérias, daí esses valores, nunca se deve lavar totalmente o filtro, nem o areão, devias ter limpo parte do filtro e sinfonagem no areão. Agora lá se vai iniciar o ciclo novamente, só aí terás os peixes com comportamentos normais, reza para que corra tudo bem e não percas nenhum peixito.

 

 

o que é sinfonagem? aspirar?

 

 

 

"descrito assim nao consigo imaginar o q acontece com a agua, mas tu propria podes fazer uma experiencia, analisas as voltas q um floco de comida dá a flutuar...e a seguir ensopas alguns floquinhos (poucos) e deixas seguir ao sabor da corrente....se eles derem a volta ao aqua então é sinal q tens corrente a superficie e a meia agua o que já é bom...se os flocos que ensopas e andam a meia agua ficarem quietinhos e cairem sem se mexer isso pode ser sinal de zonas de agua parada no aqua e aí tens que mexer na re-entrada da agua do filtro e na pedra difusora do ar para obrigares a agua a mexer-se toda.

agora repara numa coisa, a powerhead é uma bomba que faz andar a agua, no sentido em que apontares a tubo de saida....não é uma bomba de ar...essa faz a agua deslocar-se no sentido vertical da coluna de agua...ou seja onde estiver a pedra difusora a agua vai andar de baixo para cima oxigenando-se quando passa à superficie...a powerhead faz deslocar a agua por exemplo no sentido horizontal, sendo possivel por a agua às voltas circulares dentro do aquario....ambas são validas desde que se controle bem se fazem mexer toda a agua do aqua.

 

Este post foi editado por Peninha: Ontem, 06:21 PM "

 

 

 

 

sim senhor! acabei de fazer isso, obrigada pela dica, e acho que já percebi a ideia! vou mudar uma coisita ou outra para ver se a agua dá a volta completa, mas estou optimista! a guppy teve os filhotes ontem, e eles parecem contentes da vida! espero é não perder nenhum peixe até a ciclagem estar completa!!! obrigadíssima pela ajuda!

 

*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste o aquário, encheste de água e foste logo à loja comprar peixes, não foi? :laugh:

 

Bom era se tivesses alguém perto de ti que tivesse um aquário onde pudesses pôr os teus peixes enquanto o teu faz a ciclagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ler as respostas por alto e tens aí bons concelhos, só estava a pensar que nao li nada sobre as aguas das TPAs que deves deixar descansar 24 destapadas ou juntar um anti cloro, se foi referido peço desculpa mas é para não tar a ler tudo...

 

Força...

--==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==--

 

::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :(::

O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste o aquário, encheste de água e foste logo à loja comprar peixes, não foi? :blush:

 

Bom era se tivesses alguém perto de ti que tivesse um aquário onde pudesses pôr os teus peixes enquanto o teu faz a ciclagem.

 

 

Não foi nada disso. Como já foi referido, o problema foi ter lavado o filtro com água da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também não sabemos que filtro tens, se apenas mecãnico ou biológico...

 

Tenta inserir toda a informação possivel, tanto a nivel de testes como a nivel de material que tens no aquario.

 

Assim vai ser muito mais facil poder ajudar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.