Recommended Posts

Publicado

Boas...

Ando cá em casa em modificações...

"Arrasei" o meu comunitário de 160Lts.. lavei, etc... agora tá a ciclar.. o fundo tá em Areia de RIO e decoração com xistos da barragem do maranhão.. (tudo material neutro)....

tenho os habitantes deste aquário separados em mais 2 aquários provisóriamente, um de 60cm (54Lts), outro de 40cm (15Lts Maternidade/Hospital cá de casa :D )

Enquanto o de 160Lts cicla,

tenho no de 54Lts um Pleco (16cm) , 2 Tubarões Martelo(10cm), 1 Labeo Bicolor(10cm) e 4 Platys juvenis (nasceram por cá.. e são para dar)....

No de 15Lts tenho 7 Ciclideos Africanos que comprei recentemente (n sei identificar as raças, ou ainda num me dei ao trabalho :o) mas são todos do Lago Malawi.

Tambem estou interessado em adquirir uns Discus..

A minha duvida é... Discus são compativeis com estes Ciclideos?

Martelo, Lebeo, Pleco compativeis com estes Ciclideos, ou com Discus?

Isto tudo porque queria dar o maximo de utilidade ao meu aquário de 160Lts... as espécies incompativeis teriam que ficar no de 54Lts... obviamente preciso da maternidade/hospital desocupada... dá sempre jeito...

Que sugerem?

Um Abraço

Publicado:

Boas!! :D :o

Nao tenho experiencia com discus nem com ciclideos africanos, mas sabendo que as condiçoes de Ph, dureza de carbonatos, flora etc serem tao diferentes, Nao os juntes, so pelo simples facto de serem ciclideos!!!.

Repara q os discus sao amazónicos, plantinhas, etc, Os Africanos é so pedras, nao ha plantas naquele ambiente natural devido às caracteríticas da água. Sao ambientes muito diferentes logo Nao os juntes pq vais forçosamente condenar uma das especies.

Abraço, espero ter ajudado :?

Publicado:

concordo com o mex1co´pk os discus rekerem um pH ácido e os CA's um pH alcalino

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Olá

O aqua de 160 litros tem de ficar unicamente para os africanos (não ser que te queiras desafazer deles). Tudo o que lhe juntares dificilmente sobreviverá quando crescerem.

Que africanos tens? São M'bunas? Que alimento lhe estás a dar?

Vai com calma. Nem penses nos discus com essa malta que aí tens.

Brotas

Publicado:

Boas,...

Juntares Discus com CAs, é a mesma coisa que juntares um cão com um gato, a compatibilidade entre os dois não tem nada que se pareça. Por isso o melhor mesmo é montares um aqu para cada um.

Até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Publicado:

Então e o pleco, martelo, labeos? posso colocar no mesmo aquário que os CA's? assim ficava com o de 54Lts só para discus(que ainda não tenho, e não vou ter tão cedo)

Alimentação: Artêmia, Larva de mosquito, granulado para CA's, e flocos por enquanto...

Qto a raças como já disse... ando meio baralhado com os "catalogos" da net! é que são tantos... e tão parecidos!! :( tenho que dedicar um dia só para os identificar...

um abraço

Publicado:

Bem q misturas q para ai vao...tava tudo no mesmo akua? martelos Vs ciclideos ? o bicolor n se pega com os ciclideos ou vice versa? se meteres discos ai, é bom q trates arrnajar outro akua para o martelo, pk nervoso como é, os disocs acabam por morrer de stress ehheeh, é o q eu penso, da minha experiencia com tubarões, :(

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Então e o pleco, martelo, labeos? posso colocar no mesmo aquário que os CA's? assim ficava com o de 54Lts só para discus(que ainda não tenho, e não vou ter tão cedo)

Aconselho-te vivamente que antes de comprar qualquer coisa, tentes informar-te sobre os peixes que estás a pensar adquirir.

Os africanos, além de serem bastantes agressivos, têm parâmetros de água completamente diferente da dos Discus.

Um aquário de 54 litros para Discus? :)

LegendPT, já viste o tamanho dos Discus adultos? São maiores que o aqua onde tu estás a pensar colocá-los :(

Publicado:
Alimentação: Artêmia, Larva de mosquito, granulado para CA's, e flocos por enquanto...

Se esses peixes são Mbunas em breve vão apanhar Malawy Bloat pois têm de ser alimentados à base de comida vegetal.

Tens de agir depressa para eles não virem a adoecer. Tens de saber que peixes tens para podermos ajudar.

Brotas

Publicado:

Bom.. é assim....

Os Ciclideos foram-me dados assim de um dia para o outro.... esta salganhada toda estáva mesmo tudo dentro do aquário de 160Lts, porque eu na altura não tinha onde colocar os ciclideos.... tiveram assim quase uma semana. que foi nessa altura (agora) que eu arranjei tempo para "tratar" disto...

No tempo que o pessoal tava todo junto, só muito raramente é q o labeo dava umas investidas nos ciclideos, de resto co-habitavam todos em perfeita armonia.

Neste momento como já referi, os ciclideos estão sozinhos num de 15Lts e o resto no de 54Lts, estou a ciclar o de 160Lts.

Agora o que me está a deixar aborrecido é que tenho especies grandes como o 2 martelos, o Labeo e o Pleco que é mal empregado irem ficar no de 54Lts (60cm).... e ocupar o de 160Lts com apenas 7 Ciclideos... grrrr :shock: hehe daí eu os querer juntar....

Discus como já referi ainda não tenho, quando os comprasse iriam ser ainda em tamanho "juvenil".. e ficariam PROVISORIAMENTE no de 54Lts até haver espaço para um maior... contudo não vou adquirir discus tão cedo... ah.. realmente a diferença de ph,etc foi falha minha. já era tarde quando sonhei que os poderia juntar e postei aqui a mensagem :lol:

Obrigado a todos pelas respostas e pela paciencia!

Publicado:

Brotas, estive aqui a tentar identificar algumas raças.. e.. epa.. se não forem estas.. são muito parecidas!!! :shock: quando tiver possibilidade, tiro umas fotos..

Tirei os nomes daqui (olhando para as fotos e comparando com os meus):

http://www.malawicichlidhomepage.com/aquar.../fish_list.html

1 - Pseudotropheus Saulosi ou este MELANOCHROMIS CYANEORHABDOS (MAINGANO)) (são mto parecidos)

1 - LABIDOCHROMIS CAERULEUS

errr... ao fim de 30mins de pesquisa ainda faltam identificar 3 especies (tenho alguns iguais)

Publicado:

"e ocupar o de 160Lts com apenas 7 Ciclideos... grrrr hehe daí eu os querer juntar.... "

Deixa-os crescer e depois vais ver que 160 litros não é muito para eles. :shock:

Publicado:

Boas,

Penso que está tudo dito.

No entanto reforço a ideia que juntar os Cas que pelos vistos serão m'bunas, tanto com os discus como com os outros que tens, é um erro grave. No entanto enquanto os CAs não atingirem um tamanho à volta dos 6-8cm não haverá grande problema referente à agressevidade.

As condições da água também não têm nada a ver.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Olá legend

Posso tentar ajudar no P. Saulosi pois são os que conheço melhor.

Pelo que percebi dizes que está azul.

Os saulosi nascem todos amarelinhos e só se tornam azuis em adultos. Se o teu peixe é pequeno e se sempre foi azul com riscas pretas então não é um saulosi. Eles mudam de côr nem sempre com o mesmo tamanho, depende da competição e também do peixe. Alguns já adultos continuam disfarçados de fémeas para não terem chatiçes com o macho dominante.

Espero ter ajudado

Brotas

Publicado:

Ah

Faltou esclarecer que isso só acontece nos machos.

As fémeas são sempre amarelas.

Brotas

Publicado:

haha.. então num é P. Saulosi !! :roll: ele é mto recente... acho que ainda não é adulto (qual o tamanho?) e sempre foi azul.... hugh.. que complicação! é muito parecido com P. Saulosi :D