Recommended Posts

Publicado

Olá.

Tenho lido em vários tópicos que ter a saída do filtro em flauta diminui a turbulencia na água.

A minha dúvida é que não sei o que é saída do filtro em flauta.

Pode-se comprar? Onde?

Agradeço umas dicas sobre esta matéria.

Abraço,

Nuno Forca

Publicado: (editado)

ligado a filtro externo

flauta= tubo com buracos por onde passa a agua caindo/entrando dentro do aquario

neste caso passa a agua

se olhares para uma flauta ( instrumento) verás que é tb um tubo com buracos. :)

Editado por kromo
Publicado:
ligado a filtro externo

flauta= tubo com buracos por onde passa a agua caindo/entrando dentro do aquario

neste caso passa a agua

se olhares para uma flauta ( instrumento) verás que é tb um tubo com buracos. :)

Ok.

Obrigado pela tua dica.

Mas assim sendo todos os filtros (da Eheim pelo menos) têm saída em flauta.

É isso?

Publicado:
Ok.

Obrigado pela tua dica.

Mas assim sendo todos os filtros (da Eheim pelo menos) têm saída em flauta.

É isso?

Não, nem sempre. É um acessório (barato) que tens que comprar à parte. Eu tenho um filtro da Eheim e como não havia "flauta" na altura em que o comprei tenho uma "flauta" doutra marca qualquer.

Podes sempre tentar um DIY.

Cumps

Sam

barbatana_userbar.png
Publicado:

Eu agora vou fazer uma flauta DIY, com mais comprimento e furos maiores, para diminuir a força com que a agua sai do filtro. Vou tentar montar um aqua para discus e eles nao gostam de aguas movimentadas.

Publicado:

oi

já tive uma saida em flauta DIY a funcionar durante 2 anos e sempre inpecável, foi feita com tubo de passar fios elétricos, fácil de fazer e sempre podes por a medida que queres.

Publicado:
oi

já tive uma saida em flauta DIY a funcionar durante 2 anos e sempre inpecável, foi feita com tubo de passar fios elétricos, fácil de fazer e sempre podes por a medida que queres.

Boas , essa é sugestão 5 estrelas , sim pelas medidas e o tipo de tubo (baratinho) flautas eiheim custam a rondar 20 euros , bem a cor ... o decor fica a desejar . mas existem formas de disfarçar os tubos brancos electricos , também existem cinzentos, as medidas são a parte mais importante que ninguém focou na flauta, tirando alterar a pressão , etc... pois o que faz a flauta é criar movimento de superficie para melhor troca de oxigénio (2 cm abaixo da superficie) , há quem use para fazer chuva na água , mas a pressão tem de ser sempre menor , ou seja para um tubo do filtro 16/22 na pratica a flauta da eiheim é de 20 /18 cada secção de 10 cm/ tem 4 furos de 2mm de diametro , por isso é só agirem de acordo com isso nos tubos , isto para o desempenho do filtro ser sempre o mesmo , a pressão é feita pelo nº de buracos e a sua expessura (diâmetro) , e a flauta é isso mesmo uma "flauta" um tubo com buracos o que foi referido , neste caso para criar melhor movimento , mais disperso , ou apontado para onde queremos , eu pessoalmente uso menos 10 cm do que a largura do aqua e a apontar as saidas ao comprimento , cria o movimento necessário para empurrar para baixo da superficie as impurezas que ao chocarem com o fundo do aqua , vidro oposto afundam , onde no canto está a entrada do filtro , claro .Espero que ajude , um abraço.

Jose Palma

Publicado:

Como alguns sabem, eu uso esse sistema no aquario dos discus.

Como achega, a flauta também é conhecida por 'spraybar'. Além do aumento do numero de buracos, tambem podemos diminuir a pressão, mantendo o caudal, se aumentar-mos o diametro desses buracos.

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:
Como alguns sabem, eu uso esse sistema no aquario dos discus.

Como achega, a flauta também é conhecida por 'spraybar'. Além do aumento do numero de buracos, tambem podemos diminuir a pressão, mantendo o caudal, se aumentar-mos o diametro desses buracos.

Cumps

Fausto Vicente

E depois sopra-se por uma ponta e dá música.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!