highscreen123 Publicado Julho 3, 2007 Publicado Julho 3, 2007 Os meus escalares fizeram uma postura de ovos. Compreios pequenos e foi uma surpreza chegar ao aquario e encontrar o tronco cheio de ovinhos. Agora não sei o ke fazer. Deixo la os ovos. Tranfiro o tronco com os pais pra um aquario à parte? Gostava que me dessem umas dicas Shot with DSC-W5 at 2007-07-03
Nuno Figueiredo Publicado: Julho 3, 2007 Publicado: Julho 3, 2007 primeiro ainda é cedo para garantir que sao realmente casal, se forem o melhor e sempre ter um aqua so para eles, isto caso queiras vingar na reprodução, ou entao esperar um dia e conforme for a cor dos ovos, teras a certeza que sao casal, Femea ja tens garantidamente banana rock agora macho so se tiveres os ovos amanha acastanhados, se estiverem todos brancos podera ser que o macho seja novo e sem saber bem o que fazer. De qualquer forma sao muito bonitos. Boa sorte :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
netmaniac Publicado: Julho 4, 2007 Publicado: Julho 4, 2007 Os meus escalares fizeram uma postura de ovos. Compreios pequenos e foi uma surpreza chegar ao aquario e encontrar o tronco cheio de ovinhos. Agora não sei o ke fazer. Deixo la os ovos. Tranfiro o tronco com os pais pra um aquario à parte? Gostava que me dessem umas dicas banana rock Shot with DSC-W5 at 2007-07-03 Parabéns , resta saber isso mesmo se vai nascer alguém , de resto os pais vão defender os ovos , como são novos poderão comê-los , mas o importante agora é que nasçam alguns , como o Nuno referiu , ai sim tens casal ... até lá deixa e observa , no entanto se tiveres um casal que desde já se porte á altura , o melhor era tirares o resto dos habitantes e deixar o casal nesse aqua , mudar ovos teria de ser num recepiente que levasse tronco junto , e sempre dentro de água , 2 seg fora de água e bbye ovos (dito por experts) as mudanças são sempre feitas de outro tipo de locais de posturas , cones próprios que cabem bem em recepientes de vidro com a água do próprio aquario, e os pais ficam ... isto é quem cuida dos ovos sem os pais ... mas deixa ficar esta por agora a ver , e boa sorte love you um abraço Jose Palma
highscreen123 Publicado: Julho 4, 2007 Autor Publicado: Julho 4, 2007 Obrigado plos concelhos. Os escalares estao os dois muito territorialistas em relaçao aos ovos. tenho a esperança ke seja um casal banana rock Vou esperar pra ver se amanha os ovos tao castanhos.
Erbium Publicado: Julho 4, 2007 Publicado: Julho 4, 2007 Tens ai uma postura muito boa. Se fosse eu passava o tronco para um aquário maternidade onde estivessem sozinhos, pedra difusora perto do ovos e azul de metileno na água. Tens mais garantias de vingar os alevins. mudar ovos teria de ser num recepiente que levasse tronco junto , e sempre dentro de água , 2 seg fora de água e bbye ovos (dito por experts) Eu passo os meus de uma ponta do quarto para a outra fora de água nas calmas para não pingar o chão nem bater com o cone no vidro dos aquários, são mais de 2 segundos e sempre nasceram sem problema nenhum!
highscreen123 Publicado: Julho 4, 2007 Autor Publicado: Julho 4, 2007 Pouca sorte os escalares comeram os ovos todos. creio ke fungaram todos, ficaram todos brancos
Nuno Figueiredo Publicado: Julho 5, 2007 Publicado: Julho 5, 2007 Pouca sorte os escalares comeram os ovos todos. creio ke fungaram todos, ficaram todos brancos pode ser inexperiencia do macho, mas pa proxima se tiveres disponibilidade, apos 5 horitas da postura, passas os ovos para outro aquario que tenha a mesma agua, colocas uma bomba de ar com a pedra difusora a uns 5 cm dos ovos, e adicionas um bocadito de azul metileno. :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
highscreen123 Publicado: Julho 5, 2007 Autor Publicado: Julho 5, 2007 pode ser inexperiencia do macho, mas pa proxima se tiveres disponibilidade, apos 5 horitas da postura, passas os ovos para outro aquario que tenha a mesma agua, colocas uma bomba de ar com a pedra difusora a uns 5 cm dos ovos, e adicionas um bocadito de azul metileno. Thanks, é o ke vou fazer, pode ser ke tenha melhor sorte
netmaniac Publicado: Julho 5, 2007 Publicado: Julho 5, 2007 Thanks, é o ke vou fazer, pode ser ke tenha melhor sorte :D Ok , para quem começou agora . O meu Casal de escalares , começou num comunitário e era metade deles e metade de outros 20 peixes , conclusão comprei outro aqua e mudei a "malta" uns vingaram e ainda tenho 5 dessa desova desde aí muita coisa eu testei , tentei mudei etc, aliás antes de conhecer este forum até por isso digo-te assim ... fungaram e foram comidos , ok nasceu alguém ... não , das duas uma , ou fungaram porque tens macho inexperiente (como referiu o Nuno)e claro eles comem , ou fungaram porque são 2 fêmeas , mudar de sitio os restantes habitantes tinha sido o ideal , assim saberias se tinhas casal mesmo . cuidados , para ter certezas , claro que a experiência é uma boa conselheira , eu como li de sites onde o escalar nos Estados Unidos é rei do aqua , acredito que até vinguem com tanto tempo de fora de água , mas eu não arrisco , seja como for para teres tido a certeza faltou retirares os habitantes , ou observaste bem o casal a comer os ovos , porque a noite é do dominio de alguns habitantes do aqua , mesmo os escalares a defender a postura , dificil de não serem comidos , enfim não mudaste a "malta" de sitio e desapareceram os ovos , claro que faltou o metileno para não fungarem logo que viste a desova , claro que te apanharam de surpresa, agora prepara um aqua só vidro , tal qual já te explicaram podes ver nas fotos dos meus e da desova que estou a publicar um post e verás , um frasco de shampo , 5 estrelas , diz ela no meu casal ... esponja de filtro já ciclada num aqua a funcionar bem ( a tal pedra difusora para oxigenar bem ), e muda o casal então. tens 10 dias +/- parte da água para o novo aqua do casal vem de onde eles estão , testas parametros e no novo manténs os parametros , mantendo kh para 2 ou 3 , e GH 5 , assim mais ovos vingam , e claro metileno (anti-fungus versão caseira que sai mais barato, tens post a falar do tema no forum) para os ovos não fungarem , mas no fim poderás ter 2 fêmeas . Ficaste sem certezas , mas ainda tens uma 3ª hipotese se tiveres tempo , e os apanhares na desova ou em ritual , podes ver os apendices de ambos , se forem diferentes tens casal hehehe as diferenças , estão em algumas fotos aqui e com algumas dicas de alguém com experiencia em Escalares , http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf . um abraço. Jose Palma
highscreen123 Publicado: Julho 6, 2007 Autor Publicado: Julho 6, 2007 (editado) Ok , para quem começou agora . O meu Casal de escalares , começou num comunitário e era metade deles e metade de outros 20 peixes , conclusão comprei outro aqua e mudei a "malta" uns vingaram e ainda tenho 5 dessa desova desde aí muita coisa eu testei , tentei mudei etc, aliás antes de conhecer este forum até por isso digo-te assim ... fungaram e foram comidos , ok nasceu alguém ... não , das duas uma , ou fungaram porque tens macho inexperiente (como referiu o Nuno)e claro eles comem , ou fungaram porque são 2 fêmeas , mudar de sitio os restantes habitantes tinha sido o ideal , assim saberias se tinhas casal mesmo . cuidados , para ter certezas , claro que a experiência é uma boa conselheira , eu como li de sites onde o escalar nos Estados Unidos é rei do aqua , acredito que até vinguem com tanto tempo de fora de água , mas eu não arrisco , seja como for para teres tido a certeza faltou retirares os habitantes , ou observaste bem o casal a comer os ovos , porque a noite é do dominio de alguns habitantes do aqua , mesmo os escalares a defender a postura , dificil de não serem comidos , enfim não mudaste a "malta" de sitio e desapareceram os ovos , claro que faltou o metileno para não fungarem logo que viste a desova , claro que te apanharam de surpresa, agora prepara um aqua só vidro , tal qual já te explicaram podes ver nas fotos dos meus e da desova que estou a publicar um post e verás , um frasco de shampo , 5 estrelas , diz ela no meu casal ... esponja de filtro já ciclada num aqua a funcionar bem ( a tal pedra difusora para oxigenar bem ), e muda o casal então. tens 10 dias +/- parte da água para o novo aqua do casal vem de onde eles estão , testas parametros e no novo manténs os parametros , mantendo kh para 2 ou 3 , e GH 5 , assim mais ovos vingam , e claro metileno (anti-fungus versão caseira que sai mais barato, tens post a falar do tema no forum) para os ovos não fungarem , mas no fim poderás ter 2 fêmeas . Ficaste sem certezas , mas ainda tens uma 3ª hipotese se tiveres tempo , e os apanhares na desova ou em ritual , podes ver os apendices de ambos , se forem diferentes tens casal hehehe as diferenças , estão em algumas fotos aqui e com algumas dicas de alguém com experiencia em Escalares , http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf . um abraço.Jose Palma Obrigado plos concelhos :D Tenho os escalares num aquario de 80 cm e 128 litros brutos. Tenho uma população de 3 escalares ( 1 ainda juvenil) 1 casal juvenil de cacatuoides e 1 botia palhaço. Nao creio ke esteja nem de perto nem de longe sobrelotado, duvido ke os escalares tivessem permitido tal veleidade aos outros peixes lol. Na hierarquia deste aquario o casal de escalares sao " os reis do aquario" lol. Eu vi os escalares a comer os ovos. estavam kuase todos brancos nao sei se foi por isso ke os comeram. Durante a noite ate deixei a luz do aquario ligado com 1 toalha pra eles ficarem calmos, mas enfim, nao resultou. A minha grande duvida é se os escalares sao um casal hetrosexual love you lolol. Um amigo disseme ke pela quantidade de ovos poderiam ser duas femeas. nao sei se é comum duas demeas desovarem em simultaneo no mesmo sitio. Apenas reparei ke ambos demonstravam o mesmo zelo pela segurança dos ovos. Não apanhei a desova logo no inicio, mas vii ke ambos esfregaram os ventres nos ovos. Vou tentar apanhar a proxima desova se ocorrer novamente transfiro pro outro aquario como disseste. Cumprimentos Editado Julho 6, 2007 por highscreen123
Nuno Figueiredo Publicado: Julho 6, 2007 Publicado: Julho 6, 2007 é simples, agora vais esperar quase 3 semanas para uma futura desova, se tiveres desova antes de 2 semanas pelo menos, ker dizer 2 femeas. Se forem 2 femeas, tas com sorte, tenho machos a mais e preciso de femeas, hehe. :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
Erbium Publicado: Julho 6, 2007 Publicado: Julho 6, 2007 A minha femea já chegou a fazer desovas com 1 semana de intervalo...
Nuno Figueiredo Publicado: Julho 6, 2007 Publicado: Julho 6, 2007 A minha femea já chegou a fazer desovas com 1 semana de intervalo... sim, eu sei, mas o tempo de postura quando sao pelas primeiras vezes, não é uma semana nem duas. com o tempo é que elas vão fazendo mais rapido. :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
highscreen123 Publicado: Julho 6, 2007 Autor Publicado: Julho 6, 2007 é simples, agora vais esperar quase 3 semanas para uma futura desova, se tiveres desova antes de 2 semanas pelo menos, ker dizer 2 femeas.Se forem 2 femeas, tas com sorte, tenho machos a mais e preciso de femeas, hehe. Hehe, yah na boa. os escalares tem facilidade em trocar de parceiros para acasalar?
miguelpsantos Publicado: Julho 7, 2007 Publicado: Julho 7, 2007 é simples, agora vais esperar quase 3 semanas para uma futura desova, se tiveres desova antes de 2 semanas pelo menos, ker dizer 2 femeas.Se forem 2 femeas, tas com sorte, tenho machos a mais e preciso de femeas, hehe. (...) Editado FV Os meus Escalares durante 6 anos desovaram todas as semanas. O meu maior problema era acondicionar a quantidade de crias. Por esse motivo em 1997 decidi montar um grupo de aquas de 2500L com filtragem biológica e mecânica em comum, acrescidos de um depósito de 400L e que me custou, na altura, 1200 contos. (...)Editado FV Boa sorte highscreen123 PS embora os Escalares sejam peixes fieis ao companheiro (alguns deixam de comer até morrerem quando separados) é também muito comum que estes voltem a aceitar outro parceiro (já aconteceu comigo). É esta a resposta que posso dar à tua última pergunta.
Fausto Vicente Publicado: Julho 10, 2007 Publicado: Julho 10, 2007 Atenção à maneira como se dirigem neste topico. Questões pessoais devem ser resolvidas por mp, não estraguem o topico a quem o criou e precisa de ajuda. Fausto Vicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts