Visitante Publicado Abril 17, 2004 Publicado Abril 17, 2004 Boas... Para os amantes de areia como fundo de aquário. fica aqui a experiência. Comprei Areia de Rio (mesmo fininha... tipo praia)... Tambem dá pelo nome de areia lavada o Saco é qq coisa como isto: é um saco de 20Kg e custou-me 1,50€ ! cheguei a casa, lavei, lavei, lavei, fervi, lavei, etc.. preparei um aquário com agua ciclada, etc. (tirei de outro. tenho 3 aquários)... medi o ph, kh, gh, amonia, etc.... coloquei a areia no aquario... deixei passar 24h.. medi tudo outra vez.... não houve alterações! Portanto.. Areia de RIO que se vende em qualquer drogaria.. "funciona" perfeitamente um abraço Citar
minidiogo Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 Olá! Essa areia de rio, é tão fininha, aguentará plantas tipo anubias? Já li por aqui que areia fina não dá muito jeito para plantar... Adeus mini Citar Diogo Oliveira
ZANITO Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 mas com filtros potentes a areia n levanta? Citar
Visitante Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 Quanto aos Filtros.... Tenho um Fluval 304 num aquário de 160L, e um "artezanal" (débito 800Lts/h) num de 60Lt... o que faço é a mangueira de sucção, puxo-a mais para cima... tambem tenho nesses aquarios undergravel jets accionados por bombas "nova" 800L/h (regulaveis)... isto para evitar a acomulação de detritos na areia... mas como digo.. é a PRIMEIRA vez que etou a experimentar Areia... é para um aquário de ciclideos... já agora.. os Discus... dão-se com Areia de Rio? alguem Sabe?... Um Abraço Citar
ZANITO Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 legend e mesmo assim n corres o risco de enxeres o filtro de areia por dentro ? areias finas tende para isso, penso eu...tou paki a falar...nem sei se assim é, Citar
Visitante Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 Pois.. não sei... mas acho que não... se acontecer, coloco uma esponja no aquário na entrada da sucção e posso ir limpando diariamente.. mas até agora.. desde ontem (fui ver) num tenho areia dentro do fluval. Citar
Visitante Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 tambem se começar a aparecer areia, coloco um 6º Vidro, ou faço uma caixa! ainda vou a tempo (num tem peixinhos) Citar
Visitante Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 Olá! Essa areia de rio, é tão fininha, aguentará plantas tipo anubias? Já li por aqui que areia fina não dá muito jeito para plantar... Adeus mini As anubias não são para serem enterradas no areão, devem ser presas a pedras ou troncos ou se as queres no areão não as enterres. Realmente a areia muito fina não é muito boa para plantar porque é dificil fixar as plantas. Para resolver este problema coloquei uma camada de areão de 4/5 mm de granulometria por baixo, e uma camada de areão de rio fino por cima. Citar
Visitante Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 uma Dica: tambem se pode usar uma placa de fundo (DESACTIVADA!!!) e usar fio de pesca para prender as raizes, etc.. nas anubias tb se pode prender aos troncos com o dito fio de pesca até as raizes se adaptarem... poupa-se assim areões e companhia.. porque na parte da sifonagem.. o areao tende a ficar por cima da areia.. ou seja.. a areia fica toda em baixo e o areão mais granulado em cima.. usem placa de fundo e fio de pesca... Citar
minidiogo Publicado: Abril 17, 2004 Publicado: Abril 17, 2004 Olá JOão! devem ser presas a pedras ou troncos ou se as queres no areão não as enterres. Eu sei isso. Eu tenho uma anubia no areão, só que só tem as raizes no areão. Porquê? Porque o rizoma não aguenta estar debaixo do areão... Areia até fica fixe no aquário, o problema está em outros aspectos. Mas sou mais apreciador de ver um aquário com areão... Adeus mini Citar Diogo Oliveira
Recommended Posts