Filipa Branco Publicado Junho 30, 2007 Share Publicado Junho 30, 2007 Boas pessoal. após o entusiasmo de ontem ter montado o meu novo aquário de 120 litros, sinto-me triste.. Com efeito, depois de por o substracto, o areão, as pedras, tronco e plantas, ao por a água, ficou tudo castanho. A água está com uma cor horrível, castanha. e agora até está melhor, devido ao trabalho do filtro durante a noite e a manhã de hoje, porque ontem estava horrível mesmo. o que me aconselham a fazer? Deixo o filtro trabalhar e vou fazendo tpa's? ou tiro a água toda e volto a encher? Não sei o que fazer... A minha opinião é que, ao por-se a água (não fui eu que pus), o substracto saiu do sitio com a pressão e ficou este serviço. Digam-me o que fazer... Ajuda precisa-se... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 (editado) Boas pessoal. após o entusiasmo de ontem ter montado o meu novo aquário de 120 litros, sinto-me triste.. Com efeito, depois de por o substracto, o areão, as pedras, tronco e plantas, ao por a água, ficou tudo castanho. A água está com uma cor horrível, castanha. e agora até está melhor, devido ao trabalho do filtro durante a noite e a manhã de hoje, porque ontem estava horrível mesmo.o que me aconselham a fazer? Deixo o filtro trabalhar e vou fazendo tpa's? ou tiro a água toda e volto a encher? Não sei o que fazer... A minha opinião é que, ao por-se a água (não fui eu que pus), o substracto saiu do sitio com a pressão e ficou este serviço. Digam-me o que fazer... Ajuda precisa-se... Assim, de repente, não me parece que tenhas de fazer nada... apenas esperar que o filtro e a gravidade vão fazendo o seu trabalho! O setup inicial demora sempre algum tempo e ainda vão ser necessários muitos dias para ele estar preparado a receber o primeiro peixe... Mesmo que tenhas colocado a água de forma menos correcta (levantando demasiado o substracto) não me parece que retirar tudo seja boa ideia. (de qualquer forma não sou "pró") Depois, as mudanças parciais de água (TPA's) vão fazendo o resto (também é possível que esse tronco esteja a contribuir para a cor da água...) Editado Junho 30, 2007 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrecardoso Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 Só tens de esperar que a poeira assente. Caso o substrato tenha ficado deformado aquando a colocação da agua podes sempre molda-lo quando já nao estiver tão "nublado". No final o mais provavel é ficares com alguma poeira nas plantas e nas pedras o que é facilmente limpo quando fizeres as TPAs, simplesmente com um tubo vais aspirando os sitios que estejam sujos. Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 Boas tpa´s com força. E cuidado para não remexer o substrato. abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 Boas! Eu acho que não deves fazer nada, deves apenas deixar a poeira assentar.Como parece que começaste agora a ciclar o aquário acho que não devias fazer já TPA's.Não te preocupes que a água volta a ser limpida. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peninha Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 seja como for...a técnica é usar um prato no areão para por a agua..senão a força da agua a cair vai levantar o substrato sempre que estiveres a acrescentar mais.... ou então é apontar a mangueira a um tronco ou pedra maior...mas nunca directamente para o areão. ahhh e provavelmente terás que lavar esse filtro ainda a meio do ciclo...se fosse a ti lavava já, antes que as bacterias comecem a instalar-se...senão o q acontece é q as materias filtrantes vão ficar já meias entupidas com o substrato que foi filtrado e depois vais ter que limpar esse filtro muito cedo a meio do ciclo....e como deve ficar muito sujo, a limpeza habitual com a agua da TPA é capaz de não chegar, resultado, terias provavelmente que lavar com agua da torneira o que mata as bacterias e te faria recomeçar o ciclo de novo....se fosse eu, limpava já o filtro e depois então ciclava descansado. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipa Branco Publicado: Junho 30, 2007 Autor Share Publicado: Junho 30, 2007 Obrigada pelas vossas respostas! Por acaso tinha pensado nisso em relação ao filtro... é que ele deve estar mesmo muito sujo, mete medo.. Vou enão fazer umas valentes tpa's obrigada cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 boas faz tpa de 20% todos os dias... e se ainda nao tiveres peixes.... mete apenas lã de vidro no filtro (isto pq só com a lã de vidro o filtro irá fazer + litros/hora) para ser mais rapido a limpar a agua... Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 Na minha opinião isso é normal, montei um plantado à pouco tempo e os primerios dias estava exatamente assim, esperas até assentar e vais ver que isso já era. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipa Branco Publicado: Junho 30, 2007 Autor Share Publicado: Junho 30, 2007 boas. Bem.. fiz uma valente tpa, de praticamente 100%, e lavei o filtro, como me foi dito... Mas... a água continua turva... :s Não está castanha, é certo, mas está turva... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipa Branco Publicado: Junho 30, 2007 Autor Share Publicado: Junho 30, 2007 Correcção: a água continua um pouco castanha e turva, está é bem menos que ontem.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Junho 30, 2007 Share Publicado: Junho 30, 2007 Correcção: a água continua um pouco castanha e turva, está é bem menos que ontem.. A fazeres TPA's de 100% nunca vais começar a ciclar o aquário...Já que mudaste a água toda devias ter limpo o filtro agora porque depois não o deves limpar para não retirares as bactérias boas para o aqua. Se não tiveres paciência a água nunca vai ficar limpida e isso só vai acontecer quando deixares a poeira assentar,o que demora algum tempo. Aquariofilia = Paciência. Acredita, quando queremos fazer as coisas rápido no que diz respeito a aquários, só dá problema! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 Repito o q disse... faço sempre desta maneira faz tpa de 20% todos os dias... e se ainda nao tiveres peixes.... mete apenas lã de vidro no filtro (isto pq só com a lã de vidro o filtro irá fazer + litros/hora) para ser mais rapido a limpar a agua... e atenção nas TPAs nao podes colocar a agua com mt força pq remexe o fundo e levanta mais poeiras..... mete a agua com calma... muda diariamente 30lt q com os dias vais começar a notar diferença... Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio Violante Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 Boas pessoal. após o entusiasmo de ontem ter montado o meu novo aquário de 120 litros, sinto-me triste.. Com efeito, depois de por o substracto, o areão, as pedras, tronco e plantas, ao por a água, ficou tudo castanho. A água está com uma cor horrível, castanha. e agora até está melhor, devido ao trabalho do filtro durante a noite e a manhã de hoje, porque ontem estava horrível mesmo.o que me aconselham a fazer? Deixo o filtro trabalhar e vou fazendo tpa's? ou tiro a água toda e volto a encher? Não sei o que fazer... A minha opinião é que, ao por-se a água (não fui eu que pus), o substracto saiu do sitio com a pressão e ficou este serviço. Digam-me o que fazer... Ajuda precisa-se... o areao e da quele preto, se for tem de ser muito bem lavado e bem fervido pois traz muita porcaria o meu quando o lavei ate me passei gastei bueda agua para o lavar Citar TOYOTA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 (editado) Viva, Olha tem calma deixa assentar a poeira!!!! E já agora um conselho quando deitares agua no aquario utiliza sempre 1 prato ou a tampa de 1 tamparoeir (é assim que se escreve?????) Deixo-te umas fotos do meu ao fim de cheio tá: A Agua do teu está assim??? Se sim espera 1 pouco pois isto já assenta!!!! Editado Julho 1, 2007 por Krisbensys Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio Violante Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 ola krisbensys o teu pleco nao te arranca as plantas Citar TOYOTA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 ola krisbensys o teu pleco nao te arranca as plantas Viva Toyota Arranca sim!!!! Fui obrigado a troca-lo por 1 mais pequeno!!!!!!! Agora está no meu aqua de 1,20m com os CA´s Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 (editado) Mas Kribensys no teu aqua tens areão e areão não levanta poeira quase nenhuma. Experimenta pôr substrato tipo terra e ai é que vais ver o que é água escura! Em aquas só de areão nem prato ponho pois lavo préviamente o areão. Editado Julho 1, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 Mas Kribensys no teu aqua tens areão e areão não levanta poeira quase nenhuma. Experimenta pôr substrato tipo terra e ai é que vais ver o que é água escura! Em aquas só de areão nem prato ponho pois lavo préviamente o areão. Viva Zogli Eu tb tenho substarto tipo terra e quando encho o aqua o resultado é este!!!! Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipa Branco Publicado: Julho 1, 2007 Autor Share Publicado: Julho 1, 2007 Boas pessoal! Com efeito a água está melhor um bocadinho... Vou seguir o conselho de alguns membros e fazer tpa's diárias de 30litros. obrigada:) cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Julho 1, 2007 Share Publicado: Julho 1, 2007 Boas pessoal! Com efeito a água está melhor um bocadinho... Vou seguir o conselho de alguns membros e fazer tpa's diárias de 30litros. obrigada:) cumprimentos Viva, fazes bem mas aconselho-te a técnica do prato como podes ver na foto que eu te deixei !!!! E na ultima Tpa que fizeres deites Denitrol da JBL são bactérias que vão acelerar a Ciclagem!!! Senão nunca mais sai dai Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peninha Publicado: Julho 2, 2007 Share Publicado: Julho 2, 2007 (editado) lavaste o filtro, então agora é mesmo só uma questão de deixar ciclar....já podias meter lá um ou dois peixinhos. essa agua meia turva não lhes faz mal... quando chove os rios tambem ficam assim....agora se calhar era tempo de ires passando para TPA semanal..para dar mais tempo e descanso as bacterias. Editado Julho 2, 2007 por Peninha Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipa Branco Publicado: Julho 2, 2007 Autor Share Publicado: Julho 2, 2007 Obrigada pelas respostas e dicas fiz duas tpa's de 30litros e o aquário parece outro! de facto, a água está quase cristalina. Entretanto hoje à tarde pus duas corydoras que tinha no outro aquário. Acham que então fiz bem? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Obrigada pelas respostas e dicas fiz duas tpa's de 30litros e o aquário parece outro! :D de facto, a água está quase cristalina. Entretanto hoje à tarde pus duas corydoras que tinha no outro aquário. Acham que então fiz bem? Brevemente vais perceber se fizeste bem ou não...Mas digo-te que a pressa é a maior inimiga da aquariofilia. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peninha Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Obrigada pelas respostas e dicas fiz duas tpa's de 30litros e o aquário parece outro! :D de facto, a água está quase cristalina. Entretanto hoje à tarde pus duas corydoras que tinha no outro aquário. Acham que então fiz bem? já tens testes? é que nesta fase (e para sempre) é muito importante fazer os testes...porque não é só ter água cristalina...isso não significa água em boas condições.... para saber se o ciclo está a decorrer com normalidade tens mesmo é que fazer os testes. sem eles não conseguirás manter o teu aqua com "tranquilidade". Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts