Situações


fribas

Recommended Posts

Re-habitei o meu aquário de 55litros que estivera abandonado uns 3/4 meses, pelo que ganhou alguma sujidade, como seria de esperar... Optei por simplesmente fazer uma mudança de cerca de 50% da água estando seguro de que todos os valores inerentes à vida subaquática estariam conformes. Decidi uma semana depois por ir comprar os "habitantes", recaíndo a escolha por 2 plattys, 2 guppys, 4 tetra neon, 2 corydoras e 1 ancistrus (limpa-vidros).

 

Até aqui tudo bem, ou menos mal, até às primeiras mortes... os dois guppys, 1 corydora e 1 platty se foram! A curiosidade está em que, estando a água do aquário a rondar os 7.5 de pH o grupo que se manteve foram os 4 neons que curiosamente preferem águas mais ácidas, onde o pH deverá rondar os 6.

 

Certamente não se teria concluído o ciclo azótico, entre outros possívelmente, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre esta situação, uma vez que os tetra neon sempre foram difamados como sendo uma espécie fraca / pouco resistente.

 

Mantenho a água do meu aquário a uma temperatura entre os 24 e 25º.

 

Agradecia opiniões sobre espécies "compatíveis", se assim se pode denominar, num aquário, e caso saibam links onde esta conjugação de espécies e respectivas características possam estar patentes.

 

Obrigado

Editado por fribas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apenas possuo teste de pH, e produtos de tratamento da água e plantas...

 

Parece-me essencial adquirir um kit completo.

 

Já agora, na última TPA, verifiquei que a água da torneira tem valores de pH a rondar os 5 ... Como não consegui nem sabia maneira de fazer elevar este valor até ao valor neutro, adicionei-a ao aquário, até porque foram apenas 10% dos 50 litros e a água do aqua encontrava-se a 7.5 e era minha intenção baixar um pouco.

 

Algum método expedito para subir o pH? É que a agua da torneira com ph de 5 é desreguladora de qualquer sistema!

 

Obrigado

Editado por fribas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário desabitado há tanto tempo necessita de ciclar... do zero, pois colónias de bactérias "já morreram à fome" (penso eu que por inexistência de alimento as colónias acabam por desaparecer).

 

Depois parece que esses peixes foram introduzidos todos de uma vez... com 55 litros é rápido a elevar os parâmetros de amónia... deve ter sido isso que os matou!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pessoa aprende com os erros... Devia ter-me preparado melhor e peço desculpa a todos os que se preocupam ter sido o responsável pela mortes das criaturas, eu fiquei bem triste, um dos guppy era lindissimo...

Infeizmente parece-me também que algumas lojas de animais não estão preparadas para fazer vendas de tanta responsabilidade, uma vez que não me abordaram como um principiante... No meu entender devia ser sempre a postura a tomar!

 

Passou-se quase uma semana e os restantes peixes estão a aguentar-se e parecem-me bem, embora o platty se esconda nas redondezas do filtro... Vale a pena ainda comprar os testes?

 

PS - Nunca pensei gostar tanto de um ancistrus... é o rei da noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.