Vasco Matos Publicado Junho 29, 2007 Share Publicado Junho 29, 2007 Estava a ler um site de aquariofilia e deparei-me com um comentário relativo à planta Eusteralis Stellata : ''Tive algums problemas com esta planta em meu aquário, pois dependendo da exposição à luz, em caso de elevadas taxas, a planta libera uma toxina que causa uma doença chamada "littlehead", tendo como conseguências, a diminuição da caixa encefálica dos peixes e levando-os à morte por má oxigenação do cérebro. Obrigado pelo espaço. Atenciosamente... '' Alguém pode confirmar ou desmentir caso tenha esta planta com niveis elevados de luz ? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro.Soares Publicado: Julho 2, 2007 Share Publicado: Julho 2, 2007 (editado) Estava a ler um site de aquariofilia e deparei-me com um comentário relativo à planta Eusteralis Stellata : ''Tive algums problemas com esta planta em meu aquário, pois dependendo da exposição à luz, em caso de elevadas taxas, a planta libera uma toxina que causa uma doença chamada "littlehead", tendo como conseguências, a diminuição da caixa encefálica dos peixes e levando-os à morte por má oxigenação do cérebro. Obrigado pelo espaço. Atenciosamente... '' Alguém pode confirmar ou desmentir caso tenha esta planta com niveis elevados de luz ? E eu gosto tanto da planta Não faço ideia mas que fiquei impressionado com a noticia fiquei....Já tive a planta em condições boas e em grande densidade e não notei nenhum problema.Sera que com as mudanças de agua mínimas num plantado essa planta pode ser considerada um perigo??? Editado Julho 2, 2007 por varez Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 2, 2007 Autor Share Publicado: Julho 2, 2007 E eu gosto tanto da planta Não faço ideia mas que fiquei impressionado com a noticia fiquei....Já tive a planta em condições boas e em grande densidade e não notei nenhum problema.Sera que com as mudanças de agua mínimas num plantado essa planta pode ser considerada um perigo??? Pois, eu também fiquei preocupado pois vou colocar algumas no meu aqua...pelo que eu percebi,isto só acontece quando exposta a muita luz. Gostava que fosse mais um mito... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Julho 2, 2007 Share Publicado: Julho 2, 2007 Sabes de algum sitio onde se possa ver imagens de como os peixes ficam? É que á coisa de uma semana a minha kribensis femea ficou com os olhos de fora e tem uma cova na cabeça... Se for por causa da esterallis, faço já um caldo verde a mandar para o rosa. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 2, 2007 Share Publicado: Julho 2, 2007 AS plantas normalmente a criarem defesas é contra herbivoros, para desincentivarem os ataques, e ou libertam e ficam sobre as folhas ou estão mesmo dentro da planta... nao é para mandar para o meio, a desperdiçar recursos, e nao me parece logico uma planta reagir a excesso de luz com a libertação de uma toxina...seria para matar o sol? parece-me boato, mas ... o autor tem alguma credibilidade, há mais casos reportados ou mais referencias? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 2, 2007 Autor Share Publicado: Julho 2, 2007 (editado) Eu vi este comentário num site de aquariofilia, no espaço dedicado às plantas.Por baixo de cada planta os utilizadores falam da experiência deles com essa planta. Mas vou descobrir o nome do site e já ponho aqui para vocês verem. A pessoa é portuguesa,se calhar até é usuário aqui do forúm...Pode ser uma toxina que actue quando é ingerida ou se calhar liberta-se na água.Em relação à luz parece-me lógico,quanto mais luz mais saudável a planta (pois a eusteralis requer muita luz) e mais toxina ela possui. Isto se for verdade,o que eu definitivamente não quero que seja! Editado Julho 2, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
shavo Publicado: Julho 2, 2007 Share Publicado: Julho 2, 2007 É aqui: http://www.aquariofilia.online.pt/default....mp;id_planta=24 Cumprimentos João Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 2, 2007 Autor Share Publicado: Julho 2, 2007 Obrigado Shavo! Agora é só pesquisar para desmistificar ou não o caso... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Dá uma olhada neste Tópico sff Será que é isto que ele se refere? :D "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 3, 2007 Autor Share Publicado: Julho 3, 2007 Dá uma olhada neste Tópico sffSerá que é isto que ele se refere? :D Será? Os sintomas são + ou - os descritos mas se realmente esta planta fosse tóxica muita gente se queixaria,pois muita gente tem esta planta em seus aquas.Bem... se calhar não associam algumas mortes à planta... Comprei ontem uns pés e coloquei no aqua que está a ciclar...Vamos lá ver. E boa sorte João com o teu peixe.Pode ser que com esse tratamento ele vá ao sitio. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Pelo sim pelo não vou experimentar tirar a ver se ela melhora... "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Julho 3, 2007 Autor Share Publicado: Julho 3, 2007 Pelo sim pelo não vou experimentar tirar a ver se ela melhora... Depois manda noticias. Já postei um tópico para descobrir se o sr.Jairo é usuário... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Será? Os sintomas são + ou - os descritos mas se realmente esta planta fosse tóxica muita gente se queixaria,pois muita gente tem esta planta em seus aquas.Bem... se calhar não associam algumas mortes à planta... Ou então foi o Sr. Jairo que associou a morte de algum peixe à planta... Aposto mais nessa possibilidade. Há tantos factores que podem causar problemas na saúde dos peixes e que não estão relacionados com as plantas, mas o diagnóstico foi logo para uma toxina libertada pela planta... :D Aguardemos que o autor apareça para corroborar a sua " teoria". Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Acho estranho na net nao se encontrar referencias a "little head disease" ou a "littlehead disease" nem a toxinas da especie eusteralis stellata. Para mim é pura treta, pelo menos enquanto nao vir evidencia do caso ou publicações sobre qualquer dos dois assuntos. João pop-eye nao é causado por toxinas e sim por infecção. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 Pois, também andei á procura da doença e de alguma coisa sobre a toxinas das plantas e não vi nada... Já me deram umas dicas no outro tópico e em principio será mesmo um problema do peixe e não das plantas. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 3, 2007 Share Publicado: Julho 3, 2007 e hoje estive a pensar e a mensagem nao faz muito sentido, diminuir a caixa encefálica? ou seja, diminuir em tamanho uma estrutura óssea?nao me parece uma tarefa muito fácil de conseguir... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts