Recommended Posts

Publicado

Peço desculpa pela minha ignorancia, após pesquisar aki no forum, fiquem sem entender como funciona a osmose inversa, bem quer dizer nao e bem como funciona, mas sim como vcs a usam, ligam directamente a uma torneira de modo a tornar a agua de reposiçao pura e posteriormente adicionam Kalkwasser ? ou retiram a agua pra 1 recipiente e depois fazem-na passar pelo equipamento de osmose inversa? peço mais uma vez desculpas pela minha ignorancia, sou ainda 1 pouco noob nisto de aquas salgados :shock:

Publicado:

Olá

podes usar uma torneira que tenha rosca, talvez a do tanque ou de rega, normalmente tem rosca.

abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:

Boas,

O aparelho de osmose serve para purificar a água eliminando a maior parte dos "contaminante" presentes. Normalmente os aparelhos mais pequenos (utilizados para aquariofilia por exemplo) tem um sistema de pré tratamento com uma zona de passagem por carvão activado e outra de passagem por um filtro mecânico de 5 ou 20 microns de forma a se poupar um pouco a membrana. O filtro de carvão é importante porque remove os VOC (volatile organic carbon) que danificam a membrana!

Normalmente estes aparelhos pequenos ligam-se a uma torneira e a pressão da água à entrada do aparelho é suficiente para a fazer passar pelo sistema de filtração. Alguns aparelhos podem ter uma pequena bomba booster que é necessário ligar à corrente que regularizam a eventual falta de pressão à entrada do aparelho. Os aparelhos maiores têm uma bomba grande que permite uma maior pressão na membrana (esta tem de ter um invólucro especial) permitindo assim um maior caudal horário de água purificada bem como uma melhor prestação da membrana.

A kalkwasser pode ser adicionada ao aquário pela água que normalmente é usado para repor as perdas de evaporação. Assim é possível evitar a situação de se adicionar a kalkwasser directamente no aquário alterando a % de sal existente no aquario. Desta forma é também um pouco mais seguro usar a kalkwasser sem desequilibrar o aqua, mas mesmo assim é preciso monitorizar o pH.

Não sei se lhe respondi à dúvida, mas penso que sim.