Recommended Posts

Publicado

Utilizo no fundo do meu aquário, um espelho, contudo tenho lido que poderá não ser a melhor opção a tomar por provocar stress nos habitantes...

No meu aquário de 50l poderá ser prejudicial a utilização de um espelho, sendo que guppys, coridoras e neons são as unicas espécies que tenho?

Qual a vossa opinião, será só prejudicial a determinadas espécies?

Quais as alternativas de fundo que poderei utilizar?

Obrigado

Publicado: (editado)

Boas! Sinceramente não percebi... Para além de ficar muito pouco natural, o espelho irá refletir toda a luz, fazendo com que qualquer peixe permaneça num estado de stress 24h/dia, sendo fatal. Porém fica a minha dúvida: não metes areão? Qual é a finalidade do espelho? Para o fundo se queres manter plantas aconselhava-te a pôr substrato fértil e areão de rio.Uma camada de um e depois o outro ou misturados. Acredita que fica muito mais natural,pois na natureza espelhos não existem.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Que efeito pretendes ter utilizando um espelho ? De qualquer maneira penso nao ser o mais aconselhavel

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Publicado:

Obviamente que uso areão, e respectivas plantas, pedras, troncos etc...

Referia-me ao fundo "vertical" do aquário!

Simplesmente não gosto das imagens que se costumam colocar nem consigo tapar o fundo só com plantas, elódeas ou o que seja!

Publicado:

O que a maioria do pessoal faz é cobrir os fundos com papel ou todo preto ou azul (normalmente sao as cores mais utilizadas) ou nao utilizar mesmo papel de fundo nenhum ( tenho isso num dos meu aquarios e logo atras tenho uma parede branca e com o efeito da propria luz vinda do aquario e da calha fica muito agradavel á vista)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Publicado: (editado)

Ah!!! O fundo vertical!! Bem me estava a parecer que havia qualquer coisa de errado... Eu também já pensei fazer isso de modo a criar profundidade ao aqua mas com papel azul,branco ou preto vais ver que fica muito melhor,para além que a questão do reflexo da luz se mantém,stressando os peixes à mesma. Se colocares umas plantas encostadas ao fundo vertical vais ver que em 3 tempos elas te ocupam essa espaço todo.É preciso é paciência!

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

ok obrigado, vou adoptar a solução do papel negro ou azulado ...

gosto muito do vidro mas paciencia, e não ter nada está fora de hipótese uma vez que aqua está num móvel embutido e estariam visíveis todos os cabos de electricidade das bombas e termostatos, etc...

Obrigado uma vez mais

Bem hajam

Publicado:

Meus amigos,

Virei o espelho, colocando como fundo a parte traseira do espelho cuja cor é um verde sujo homogéneo e o que é certo é que voltei a ver os meus corydoras nos seus famosos sprints de alto a baixo do aquario, e os restantes peixes com um comportamento mais social e vistoso... o ancistrus esse, continua com a mesma pacatez de sempre, dificil seria mudar!

Deve ter sido psicológico tanto para mim como para os peixes, mas uma vez que o espelho lhes causa stress parace ser a melhor opção retirá-lo, embora o aquário pareça perder muita luminosidade e profundidade...

Saudações Aquariofilistas!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!