fribas Publicado Junho 28, 2007 Publicado Junho 28, 2007 Utilizo no fundo do meu aquário, um espelho, contudo tenho lido que poderá não ser a melhor opção a tomar por provocar stress nos habitantes... No meu aquário de 50l poderá ser prejudicial a utilização de um espelho, sendo que guppys, coridoras e neons são as unicas espécies que tenho? Qual a vossa opinião, será só prejudicial a determinadas espécies? Quais as alternativas de fundo que poderei utilizar? Obrigado Citar
Vasco Matos Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 (editado) Boas! Sinceramente não percebi... Para além de ficar muito pouco natural, o espelho irá refletir toda a luz, fazendo com que qualquer peixe permaneça num estado de stress 24h/dia, sendo fatal. Porém fica a minha dúvida: não metes areão? Qual é a finalidade do espelho? Para o fundo se queres manter plantas aconselhava-te a pôr substrato fértil e areão de rio.Uma camada de um e depois o outro ou misturados. Acredita que fica muito mais natural,pois na natureza espelhos não existem. Editado Junho 28, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
andrecardoso Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 Que efeito pretendes ter utilizando um espelho ? De qualquer maneira penso nao ser o mais aconselhavel Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
fribas Publicado: Junho 29, 2007 Autor Publicado: Junho 29, 2007 Obviamente que uso areão, e respectivas plantas, pedras, troncos etc... Referia-me ao fundo "vertical" do aquário! Simplesmente não gosto das imagens que se costumam colocar nem consigo tapar o fundo só com plantas, elódeas ou o que seja! Citar
andrecardoso Publicado: Junho 29, 2007 Publicado: Junho 29, 2007 O que a maioria do pessoal faz é cobrir os fundos com papel ou todo preto ou azul (normalmente sao as cores mais utilizadas) ou nao utilizar mesmo papel de fundo nenhum ( tenho isso num dos meu aquarios e logo atras tenho uma parede branca e com o efeito da propria luz vinda do aquario e da calha fica muito agradavel á vista) Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
Vasco Matos Publicado: Junho 29, 2007 Publicado: Junho 29, 2007 (editado) Ah!!! O fundo vertical!! Bem me estava a parecer que havia qualquer coisa de errado... Eu também já pensei fazer isso de modo a criar profundidade ao aqua mas com papel azul,branco ou preto vais ver que fica muito melhor,para além que a questão do reflexo da luz se mantém,stressando os peixes à mesma. Se colocares umas plantas encostadas ao fundo vertical vais ver que em 3 tempos elas te ocupam essa espaço todo.É preciso é paciência! Editado Junho 29, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
fribas Publicado: Junho 29, 2007 Autor Publicado: Junho 29, 2007 ok obrigado, vou adoptar a solução do papel negro ou azulado ... gosto muito do vidro mas paciencia, e não ter nada está fora de hipótese uma vez que aqua está num móvel embutido e estariam visíveis todos os cabos de electricidade das bombas e termostatos, etc... Obrigado uma vez mais Bem hajam Citar
fribas Publicado: Junho 30, 2007 Autor Publicado: Junho 30, 2007 Meus amigos, Virei o espelho, colocando como fundo a parte traseira do espelho cuja cor é um verde sujo homogéneo e o que é certo é que voltei a ver os meus corydoras nos seus famosos sprints de alto a baixo do aquario, e os restantes peixes com um comportamento mais social e vistoso... o ancistrus esse, continua com a mesma pacatez de sempre, dificil seria mudar! Deve ter sido psicológico tanto para mim como para os peixes, mas uma vez que o espelho lhes causa stress parace ser a melhor opção retirá-lo, embora o aquário pareça perder muita luminosidade e profundidade... Saudações Aquariofilistas! Citar
Recommended Posts