psaudade Publicado Junho 28, 2007 Publicado Junho 28, 2007 Boas, Já andei a vasculhar muito aqui pelo forum e tenho gostado muito de ler e ver o que por cá anda. Tenho um pequeno aquário de 60cm que já começa a apresentar alguns riscos no seu interior e que não são removiveis quer com um raspador ou com outros artificios. Uma vez que o próprio aquário tb já tens uns anitos (sem uso) e foi montado novamente à relativamente pouco tempo (4 meses) decidi procurar um outro um pouco maior (80cm). A ideia é colocar o novo aquário exactamente no mesmo sitio onde se encontra o de 60cm, e peço a vossa opinião em relação à mudança dos peixes de um para o outro. Sabendo à partida que o aquário de 80 cm vai ser mais pesado que o de 60cm, a ideia é desde já colocar o de 80cm no local definitivo. Peixes existentes: Pleucostomos (15cm), 8 Neons, 6 Guppys adultos e mais uma carrada deles pequenos (25 a 30), 4 zebras e 2 limpa vidros. Desde já o meu obrigado por qualquer esclarecimento que possa existir. Cumps, Ivo Firmino Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
blakjak Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 (editado) talvez a mudança de um de 60 para um de 80 nao seja muito significativa, talvez fosse melhor optares por um de 100 assim já ia ser uma boa evoluçao, e ias ver a grande diferença... ou então tens a possibilidade de optares por um de 80 de frente com um profundidade boa e uma altura razoavel, tipo 80x40x40, que já é porreiro mas é apenas uma opção, eu penso que um de 60 e um de 80 nao são de grande diferença... pensa bem Editado Junho 28, 2007 por blakjak Citar ..:: Carlos Amorim ::..
psaudade Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 talvez a mudança de um de 60 para um de 80 nao seja muito significativa, talvez fosse melhor optares por um de 100 assim já ia ser uma boa evoluçao, e ias ver a grande diferença... mas é apenas uma opção, eu penso que um de 60 e um de 80 nao são de grande diferença... pensa bem Tb tenho andado a pensar bem nisso e agradeço o conselho. Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
_MjTr_ Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 Tb tenho andado a pensar bem nisso e agradeço o conselho. Eu tenho um de 80x30x40 e um de 60x40x40 e digo desde já que prefiro o de 60... ambos têm a mesma 96l brutos mas 10cm na profundidade faz uma diferença louca. Tenta aproveitar todo o espaço que tenhas disponível é como ficas mais bem servido. Citar A minha tentativa de aquario
Peninha Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 e tambem me parece que tens peixe para um aqua de metro...alem de que um pleco de 15cm só por si já te dá uma carga biologica enorme para um 80cm. dependendo do espaço de que dispões vai para o maior aqua que puderes e se o mandares fazer então tenta jogar com a altura e a profundidade do aqua de modo a teres a maior litragem possivel. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
psaudade Publicado: Junho 29, 2007 Autor Publicado: Junho 29, 2007 Acabei por optar por um 80x35x40 com armário..... Decidi optar por este conjunto devido a limitações de espaço na bancada onde se encontra o de 60cm e a nova localização é na sala e para não encher em demasia o espaço optei pelo de 80cm. Já iniciei o processo de montagem. Será uma montagem simples com areão de rio, dois troncos artificiais que já tinha. Neste momento já tenho o aquário com o areão colocado, filtro N600, termo-estato de 150w e iluminação. Agora é realizar os mais diversos testes à àgua, sendo que o PH se encontra em 7.0, todos os restantes testes serão realizado quando os comprar. Podem considerar que fui um pouco apressado na montagem do aquário, mas decorreu tudo dentro da normalidade, sem fugas de água, com a colocação do esferovite no fundoetc.... . Agora é esperar e encontrar um equilibrio biológico no aquário de forma a que possa ir incluindo ou transitando os peixes do aqua de 60cm para o de 80cm. Já agora, tenho em mente sempre que realizar uma mudança de água no aqua de 60cm aproveitar essa mesma água para colocar no aqua de 80cm, consideram isso uma boa opção?????? Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
Stadium Arcadium Boy Publicado: Junho 29, 2007 Publicado: Junho 29, 2007 Na...nao faças isso... quando é assim começa MESMO tudo de novo.... ~Já agora...podes por já o pleco e os limpa vidros..sendo estes peixes muito resistentes a este tipo de coisas criam mais rapidamente o ciclo-biológico.... Citar .: removida a assinatura. Limite 100pixel :. MM Luís Ranito
Peninha Publicado: Junho 29, 2007 Publicado: Junho 29, 2007 há uma coisa q ainda não percebi bem, o filtro...é o mesmo ou é um filtro novo? se é novo então devias tentar usar as massas filtrantes biologicas do filtro velho no filtro para adiantar serviço... e tambem podes ir pondo agua do 1ºaqua para o novo...ou então muda só o pleco....mas olha que esses bichos crescem imenso...eu tenho um com mais de 40cm.... só ele já dá carga biologica que chegue para ciclar o rio Tejo. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
psaudade Publicado: Junho 29, 2007 Autor Publicado: Junho 29, 2007 há uma coisa q ainda não percebi bem, o filtro...é o mesmo ou é um filtro novo? se é novo então devias tentar usar as massas filtrantes biologicas do filtro velho no filtro para adiantar serviço... e tambem podes ir pondo agua do 1ºaqua para o novo...ou então muda só o pleco....mas olha que esses bichos crescem imenso...eu tenho um com mais de 40cm.... só ele já dá carga biologica que chegue para ciclar o rio Tejo. O filtro é o que estava no de 60cm, não alterei mesmo nada, nem sequer o lavei. Entretanto adquiri o produto para iniciar o processo da colónia. Já coloquei umas plantinhas e a decoração está toda completa. Como o aqua ficou. Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
Peninha Publicado: Junho 30, 2007 Publicado: Junho 30, 2007 ahhh ok..então se não demoraste mais de 2 horas entre tirar o filtro de um aqua e po-lo a bombar no outro...tás quase safo ...o ciclo ainda vai acontecer parcialmente porque falta povoar o areão de bactérias mas se fizeres os testes vais ver que isso provavelmente vai andar muito mais rapido do que o mês a mês e meio que habitualmente dura uma ciclagem desde inicio sem bacterias nenhumas. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Recommended Posts