Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Depois de ter montado 2 aquas de 60litros, estou muito tentado a montar um de 150 a 250 litros. Queria meter 3/4 discus, neos, etc..

Estou com um grande dilema. queria meter o aqua no meu quarto, mas o meu quarto é pequenito.

O sitiu que posso colocar é perto da janela, mas como a minha casa é um R/C, as janelas tem uma pelicula que torna o vidro opaco, mas passa claridade na mesma. E o sol nao bate muito tempo directamente, apenas de manha durante 3/4 horas. Alem das janelas que nao sao "transparentes" tenho uma daquelas cortinas que são fios de linhas.

Que me dizem? posso meter o aqua nesse local? E a noite com o filtro externo ligado e bomba de ar nao fica muito barulho??

Cumprimentos

Publicado:
Boas pessoal.

Depois de ter montado 2 aquas de 60litros, estou muito tentado a montar um de 150 a 250 litros. Queria meter 3/4 discus, neos, etc..

Estou com um grande dilema. queria meter o aqua no meu quarto, mas o meu quarto é pequenito.

O sitiu que posso colocar é perto da janela, mas como a minha casa é um R/C, as janelas tem uma pelicula que torna o vidro opaco, mas passa claridade na mesma. E o sol nao bate muito tempo directamente, apenas de manha durante 3/4 horas. Alem das janelas que nao sao "transparentes" tenho uma daquelas cortinas que são fios de linhas.

Que me dizem? posso meter o aqua nesse local? E a noite com o filtro externo ligado e bomba de ar nao fica muito barulho??

Cumprimentos

Olá , quanto ao facto de teres luz natural directa (mesmo com cortinas) é bom poupas na luz artificial , de resto os tempos de luz etc vais ter de ciclar também , claro que a luz da rua dá mais força ás algas , por exemplo , quanto ao barulho , bem tens um sono pesado? , ou o teu filtro é uma betoneira banana rock? quanto á bomba de ar , um qualquer temporizador liga de dia , desliga de noite (e bombas de ar só se usam em aquas hospital e ou desova ) se tiveres co2 , esquece a bomba de ar e pensa em fazer circular a água melhor á superficie para teres O2 suficiente sem bombas de ar , de resto como eu digo ao teu gosto é a melhor escolha , se ao teu gosto está limitado , adapta-te e boa sorte bigsmile

um abraço

jose palma

Publicado:
Olá , quanto ao facto de teres luz natural directa (mesmo com cortinas) é bom poupas na luz artificial , de resto os tempos de luz etc vais ter de ciclar também , claro que a luz da rua dá mais força ás algas , por exemplo , quanto ao barulho , bem tens um sono pesado? , ou o teu filtro é uma betoneira ;)? quanto á bomba de ar , um qualquer temporizador liga de dia , desliga de noite (e bombas de ar só se usam em aquas hospital e ou desova ) se tiveres co2 , esquece a bomba de ar e pensa em fazer circular a água melhor á superficie para teres O2 suficiente sem bombas de ar , de resto como eu digo ao teu gosto é a melhor escolha , se ao teu gosto está limitado , adapta-te e boa sorte bigsmile

um abraço

jose palma

Obrigada pela resposta Jose. Ainda nao tenho o equipamento, mas o filtro que penso comprar seje um eheim exterior, nao sei é qual.

Quanto a bomba de ar, eu ligo a noite porque tenho injecçao de CO2 e a noite ligo a bomba pa equilibrar o PH. Para nao haver grandes descidas.

Claro que os nossos gostos estao sempre limitados ($$), falo por mim. banana rock

Será que vou ter muitos problemas com algas? Isso é que me preocupa mais!

Publicado:
quanto á bomba de ar , um qualquer temporizador liga de dia , desliga de noite

Desculpem um pouco fugir da tema, mas 'netmaniac' acho que está frase ficou um pouco mal construida...Isto é como ele é um aquário de discos provavelmente terá plantas e tudo o mais, e mesmo que tenha C02, pode manter a bomba sem problema, mas ao contrário do que disses-te isto é liga de noit desliga de dia...

Pois durante o dia as plantas irão consumir CO2 e libertar O2, e á noite realizam o contrário...Em relação ao seu uso pode ser ignorado dependendo de diversos factores, é fazendo testes e vendo os níveis de CO2, se durante a noite chegarem a valores criticos, aí convem usar bomba de Ar, mas como também já foi referido, se meteres a saida do filtro a mexer a superficie do áqua, na maior parte das vezes é suficiente para que haja reacções e trocas com o ambiente...

Posted Image
Publicado:

E nao te esqueças que se o aquario fica perto da janela (principalmente agora no verão) e se apanha com 3 ou 4 horas de sol é bem provavel que evapore bastante agua (logo mais reposiçoes de agua) e ainda mais grave é que a propria agua do aquario poderá aumentar consideravelmente a temperatura, parecendo que nao, umas horitas deste calor num pequeno paralelepipedo de 200 litros pode aquecer bastante (nem que seja a superficie da agua). Toma atenção a isso!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Publicado:

Em ralaçao ao calor nao tenho muito receio, a minha casa é fria, bastante mesmo!! E a janela onde ele fica acho que nao apanha muito sol directamente.

O sol deve bater na minha janela das 7h as 10h.

Publicado:

das 7 às 10 da manhã? então não te preocupes muito com a luz solar directa.... claro que terás sempre mais alguitas que o pessoal das lampadas....mas se sol directo é só a essas horas não deve haver crise...e o que vais poupar de luz compensa...alem disso ainda tens o cortinado que corta um bocado a intensidade da luz. parece-me que só tens que te preocupar seriamente é com a barulheira, mas tudo depende de como dormes...eu adoro dormir na sala e tenho 4 aquas e 2 sumps enormes a trabalhar...a chinfrineira de tanta agua ajuda-me a dormir.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:
parece-me que só tens que te preocupar seriamente é com a barulheira, mas tudo depende de como dormes...eu adoro dormir na sala e tenho 4 aquas e 2 sumps enormes a trabalhar...a chinfrineira de tanta agua ajuda-me a dormir.

è tudo uma questao de habito, mas se for para ter os discus perto de mim, vale o barulho!!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!