mulato Publicado Junho 27, 2007 Publicado Junho 27, 2007 Boas pessoal. Depois de ter montado 2 aquas de 60litros, estou muito tentado a montar um de 150 a 250 litros. Queria meter 3/4 discus, neos, etc.. Estou com um grande dilema. queria meter o aqua no meu quarto, mas o meu quarto é pequenito. O sitiu que posso colocar é perto da janela, mas como a minha casa é um R/C, as janelas tem uma pelicula que torna o vidro opaco, mas passa claridade na mesma. E o sol nao bate muito tempo directamente, apenas de manha durante 3/4 horas. Alem das janelas que nao sao "transparentes" tenho uma daquelas cortinas que são fios de linhas. Que me dizem? posso meter o aqua nesse local? E a noite com o filtro externo ligado e bomba de ar nao fica muito barulho?? Cumprimentos Citar
netmaniac Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Boas pessoal.Depois de ter montado 2 aquas de 60litros, estou muito tentado a montar um de 150 a 250 litros. Queria meter 3/4 discus, neos, etc.. Estou com um grande dilema. queria meter o aqua no meu quarto, mas o meu quarto é pequenito. O sitiu que posso colocar é perto da janela, mas como a minha casa é um R/C, as janelas tem uma pelicula que torna o vidro opaco, mas passa claridade na mesma. E o sol nao bate muito tempo directamente, apenas de manha durante 3/4 horas. Alem das janelas que nao sao "transparentes" tenho uma daquelas cortinas que são fios de linhas. Que me dizem? posso meter o aqua nesse local? E a noite com o filtro externo ligado e bomba de ar nao fica muito barulho?? Cumprimentos Olá , quanto ao facto de teres luz natural directa (mesmo com cortinas) é bom poupas na luz artificial , de resto os tempos de luz etc vais ter de ciclar também , claro que a luz da rua dá mais força ás algas , por exemplo , quanto ao barulho , bem tens um sono pesado? , ou o teu filtro é uma betoneira banana rock? quanto á bomba de ar , um qualquer temporizador liga de dia , desliga de noite (e bombas de ar só se usam em aquas hospital e ou desova ) se tiveres co2 , esquece a bomba de ar e pensa em fazer circular a água melhor á superficie para teres O2 suficiente sem bombas de ar , de resto como eu digo ao teu gosto é a melhor escolha , se ao teu gosto está limitado , adapta-te e boa sorte um abraço jose palma Citar
mulato Publicado: Junho 27, 2007 Autor Publicado: Junho 27, 2007 Olá , quanto ao facto de teres luz natural directa (mesmo com cortinas) é bom poupas na luz artificial , de resto os tempos de luz etc vais ter de ciclar também , claro que a luz da rua dá mais força ás algas , por exemplo , quanto ao barulho , bem tens um sono pesado? , ou o teu filtro é uma betoneira ? quanto á bomba de ar , um qualquer temporizador liga de dia , desliga de noite (e bombas de ar só se usam em aquas hospital e ou desova ) se tiveres co2 , esquece a bomba de ar e pensa em fazer circular a água melhor á superficie para teres O2 suficiente sem bombas de ar , de resto como eu digo ao teu gosto é a melhor escolha , se ao teu gosto está limitado , adapta-te e boa sorte um abraço jose palma Obrigada pela resposta Jose. Ainda nao tenho o equipamento, mas o filtro que penso comprar seje um eheim exterior, nao sei é qual. Quanto a bomba de ar, eu ligo a noite porque tenho injecçao de CO2 e a noite ligo a bomba pa equilibrar o PH. Para nao haver grandes descidas. Claro que os nossos gostos estao sempre limitados ($$), falo por mim. banana rock Será que vou ter muitos problemas com algas? Isso é que me preocupa mais! Citar
mrebelo Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 quanto á bomba de ar , um qualquer temporizador liga de dia , desliga de noite Desculpem um pouco fugir da tema, mas 'netmaniac' acho que está frase ficou um pouco mal construida...Isto é como ele é um aquário de discos provavelmente terá plantas e tudo o mais, e mesmo que tenha C02, pode manter a bomba sem problema, mas ao contrário do que disses-te isto é liga de noit desliga de dia... Pois durante o dia as plantas irão consumir CO2 e libertar O2, e á noite realizam o contrário...Em relação ao seu uso pode ser ignorado dependendo de diversos factores, é fazendo testes e vendo os níveis de CO2, se durante a noite chegarem a valores criticos, aí convem usar bomba de Ar, mas como também já foi referido, se meteres a saida do filtro a mexer a superficie do áqua, na maior parte das vezes é suficiente para que haja reacções e trocas com o ambiente... Citar
andrecardoso Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 E nao te esqueças que se o aquario fica perto da janela (principalmente agora no verão) e se apanha com 3 ou 4 horas de sol é bem provavel que evapore bastante agua (logo mais reposiçoes de agua) e ainda mais grave é que a propria agua do aquario poderá aumentar consideravelmente a temperatura, parecendo que nao, umas horitas deste calor num pequeno paralelepipedo de 200 litros pode aquecer bastante (nem que seja a superficie da agua). Toma atenção a isso! Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
mulato Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 Em ralaçao ao calor nao tenho muito receio, a minha casa é fria, bastante mesmo!! E a janela onde ele fica acho que nao apanha muito sol directamente. O sol deve bater na minha janela das 7h as 10h. Citar
Peninha Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 das 7 às 10 da manhã? então não te preocupes muito com a luz solar directa.... claro que terás sempre mais alguitas que o pessoal das lampadas....mas se sol directo é só a essas horas não deve haver crise...e o que vais poupar de luz compensa...alem disso ainda tens o cortinado que corta um bocado a intensidade da luz. parece-me que só tens que te preocupar seriamente é com a barulheira, mas tudo depende de como dormes...eu adoro dormir na sala e tenho 4 aquas e 2 sumps enormes a trabalhar...a chinfrineira de tanta agua ajuda-me a dormir. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
mulato Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 parece-me que só tens que te preocupar seriamente é com a barulheira, mas tudo depende de como dormes...eu adoro dormir na sala e tenho 4 aquas e 2 sumps enormes a trabalhar...a chinfrineira de tanta agua ajuda-me a dormir. è tudo uma questao de habito, mas se for para ter os discus perto de mim, vale o barulho!! Citar
Recommended Posts