Pereiro Publicado Junho 27, 2007 Publicado Junho 27, 2007 Qual é a técnica usada por voçes para madurar um aquario novo? façen trocas de agua durante o ciclado? toda a luz disponivel desde o primeiro momento? plantan já o primeiro día? meten algun peixe / invertebrado antes de madurar? tenho muito interese por saber qual é o sistema que usan voçes.. na espanha o mais frequente é plantar desde o primerio día, luz a tope, sen trocas de agua e sen peixes até madurar o aqua.. obrigado pelas respostas Citar
i980311 Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 ... na espanha o mais frequente é plantar desde o primerio día, luz a tope, sen trocas de agua e sen peixes até madurar o aqua.. Boa tarde, Não sendo eu um expert deixo a minha opinião, aqui também é semelhante, mas após alguns dias convém colocar algum tipo de vida animal (invertebrados ou peixes de fundo tipo corydoras, ou Lda25) para haver alguma coisa a ciclar, caso contrário as bactérias nunca terão nitratos para decompor. Também podes adicionar algum produto líquido (conheço da Sera e JBL) já com bactérias para o arranque ser mais curto, eu utilizei na minha mais recente montagem e funciona, ao fim de alguns dias ja podes juntar peixes. Citar O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Hugo R. Silva Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 (editado) Olá Pereiro, Segundo o pouco que sei, o ciclo só começa quiando houver uma das 3 situações: - Um animal (convem ser dos resistentes para aguentar o ciclo e não morrer). - Comida (esta tenho dúvidas mas penso que já li algures). - Produto líquido para inicio de ciclo (bactérias). O resto é igual, substracto, plantas e demais decorações, luz, filtro e algo para iniciar o ciclo. Editado Junho 27, 2007 por Trocado Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Vasco Matos Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Eu não uso peixes para iniciar o ciclo, comida aspirada pelo filtro serve perfeitamente para propagar as báctérias. Os primeiros peixes que coloco sem dúvida que têm de ser resistentes,mas coloco-os mais tarde já com o ciclo praticamente feito apenas com a comida. E só faço TPA's depois de colocar todos os habitantes. 20% durante 3 ou 4 dias,dia sim dia não,etc. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
netmaniac Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Ok , eu como sou diferente , não ciclo os aquarios previamente , hehe. Não sendo exemplo para principiantes nem pessoas que não gostem de ter trabalho com o aqua . 1º dia , tudo menos plantas e peixes , 2º dia plantas , 3º dia toda a fauna que quero no aquario , testes , e mudas de água diárias , começo a fazer intervalos nas mudanças de água diárias (10 % / 15% dependendo do resultado dos testes diários) e aumento os intervalos das mudanças de água até estabilizar (madurar) posso dizer por experiencia que tenho o ciclo feito em 2 semanas e meia num aquario de 250 L , com 76 habitantes , mudanças de água de 3 em 3 dias a 20% , mas ainda vou aumentar os intervalos de mudanças de água , como tal eu ciclo diferente , e ninguém morre. só dá mais trabalho ... banana rock . um abraço Jose Palma Citar
Recommended Posts