Recommended Posts

Publicado

Qual é a técnica usada por voçes para madurar um aquario novo?

façen trocas de agua durante o ciclado?

toda a luz disponivel desde o primeiro momento?

plantan já o primeiro día?

meten algun peixe / invertebrado antes de madurar?

tenho muito interese por saber qual é o sistema que usan voçes.. na espanha o mais frequente é plantar desde o primerio día, luz a tope, sen trocas de agua e sen peixes até madurar o aqua..

obrigado pelas respostas

Publicado:
... na espanha o mais frequente é plantar desde o primerio día, luz a tope, sen trocas de agua e sen peixes até madurar o aqua..

Boa tarde,

Não sendo eu um expert deixo a minha opinião, aqui também é semelhante, mas após alguns dias convém colocar algum tipo de vida animal (invertebrados ou peixes de fundo tipo corydoras, ou Lda25) para haver alguma coisa a ciclar, caso contrário as bactérias nunca terão nitratos para decompor.

Também podes adicionar algum produto líquido (conheço da Sera e JBL) já com bactérias para o arranque ser mais curto, eu utilizei na minha mais recente montagem e funciona, ao fim de alguns dias ja podes juntar peixes.

Publicado: (editado)

Olá Pereiro,

Segundo o pouco que sei, o ciclo só começa quiando houver uma das 3 situações:

- Um animal (convem ser dos resistentes para aguentar o ciclo e não morrer).

- Comida (esta tenho dúvidas mas penso que já li algures).

- Produto líquido para inicio de ciclo (bactérias).

O resto é igual, substracto, plantas e demais decorações, luz, filtro e algo para iniciar o ciclo.

Editado por Trocado
Publicado:

Eu não uso peixes para iniciar o ciclo, comida aspirada pelo filtro serve perfeitamente para propagar as báctérias. Os primeiros peixes que coloco sem dúvida que têm de ser resistentes,mas coloco-os mais tarde já com o ciclo praticamente feito apenas com a comida. E só faço TPA's depois de colocar todos os habitantes. 20% durante 3 ou 4 dias,dia sim dia não,etc.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Ok , eu como sou diferente , não ciclo os aquarios previamente , hehe. Não sendo exemplo para principiantes nem pessoas que não gostem de ter trabalho com o aqua bigsmile . 1º dia , tudo menos plantas e peixes , 2º dia plantas , 3º dia toda a fauna que quero no aquario , testes , e mudas de água diárias , começo a fazer intervalos nas mudanças de água diárias (10 % / 15% dependendo do resultado dos testes diários) e aumento os intervalos das mudanças de água até estabilizar (madurar) posso dizer por experiencia que tenho o ciclo feito em 2 semanas e meia num aquario de 250 L , com 76 habitantes , mudanças de água de 3 em 3 dias a 20% , mas ainda vou aumentar os intervalos de mudanças de água , como tal eu ciclo diferente , e ninguém morre. só dá mais trabalho ... banana rock .

um abraço

Jose Palma

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!