Marco André Publicado Junho 27, 2007 Publicado Junho 27, 2007 Boas, Estou a iniciar o estudo de um projecto que inicialmente parecia não ter nada a ver com aquariofilia mas com alguma imaginação à mistura la surgiu a ideia. Mas como sou novo nesta área venho perguntar aos que já são craques nestas lides... Pois bem a minha maior dúvida prende-se no peixe que posso colocar no aquário. Vai ser um aquário a rondar os 95L e apenas servirá de abrigo a um peixe. Estive a ler o manual criado pelo Nuno Antunes e a certa altura: banana rock Peixes Bom... chegando aqui, depois de já ter comprado todos os equipamentos, feito o ciclo e percebido os testes, chega a hora de pensar nos peixitos. Normalmente aqui o pessoal estampa-se de novo porque compram olhando à beleza e fazem misturas "indevidas" ou colocam peixes a mais. Uma das regras pilar deste hobby indica que devemos ter uma relação de 1cm de peixe adulto por cada litro de água. Assim um peixe de 5cm em adulto precisa de 5l de água, o que significa na prática que 10 peixes de 5cm "enchem" um aquário de 60cm (têm cerca de 52 a 54L). Importante é que os peixes a colocar sejam compativeis e se dêm bem com a água que temos, mas quanto a isso nada melhor que perguntar por aqui no forum : Esta regra do 1cm de peixe adulto para 1L de água aplica-se mesmo? Sendo assim poderia colocar um peixe que atinge no máximo 23cm no meu aquário? Obrigado Citar
Carlos Couceiro Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Boas,Estou a iniciar o estudo de um projecto que inicialmente parecia não ter nada a ver com aquariofilia mas com alguma imaginação à mistura la surgiu a ideia. Mas como sou novo nesta área venho perguntar aos que já são craques nestas lides... Pois bem a minha maior dúvida prende-se no peixe que posso colocar no aquário. Vai ser um aquário a rondar os 95L e apenas servirá de abrigo a um peixe. Estive a ler o manual criado pelo Nuno Antunes e a certa altura: Esta regra do 1cm de peixe adulto para 1L de água aplica-se mesmo? Sendo assim poderia colocar um peixe que atinge no máximo 23cm no meu aquário? Obrigado ate podes por mais que um, dependento do caracter do peixe que vais colocar..... Citar
João Abóbora Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Não te guies pela regra do 1cm por litro em peixes que atinjam os 20cm de crescimento. Quais são as medidas exactas do aquário? Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Marco André Publicado: Junho 27, 2007 Autor Publicado: Junho 27, 2007 Ainda não tenho as medidas pois o aquário vai ter uma forma um pouco excêntrica. Vai ser algo dentro disto: Então que tipo de regra há para saber se o peixe pode viver assim ou não? Citar
andorina Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Boas 1 cm de peixe por cada litro de agua é apenas uma regra para servir de referencia, que dve ser adaptada á realidade de cada 1 porque se tu tens um peixe com 20 cm num aquario de 20 cm, mesmo que este leve 20 litros de agua o peixe não vai conseguir nadar, logo vai atrofiar e depois morrer. Além de o peixe precisar de agua tambem precisa de espaço livre para poder nadar, aliás quanto mais espaço tiver livre para nadar melhor se desenvolve. cumps Citar
João Abóbora Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 É um aquário panoramico ou vais meter o peixe dentro do computador? Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Hugo R. Silva Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Olá, Espero que continues a mostrar a evolução do teu projecto. A regra de 1cm por Litro não deve ser levada à letra, basta pegar num exemplo clássico do Disco, um disco com 20cm precisaria só de 20litros de água? não me parece. Se é ainda por cima com aquele formato que mostras, deverá ser algum peixe pequeno e convém teres em atenção a não colocação de peixes de cardumes. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Marco André Publicado: Junho 27, 2007 Autor Publicado: Junho 27, 2007 É um aquário panoramico ou vais meter o peixe dentro do computador? Vou meter o peixe dentro do computador Olá, Espero que continues a mostrar a evolução do teu projecto. A regra de 1cm por Litro não deve ser levada à letra, basta pegar num exemplo clássico do Disco, um disco com 20cm precisaria só de 20litros de água? não me parece. Se é ainda por cima com aquele formato que mostras, deverá ser algum peixe pequeno e convém teres em atenção a não colocação de peixes de cardumes. Pois eu procuro um peixe que se de bem sozinho mas um peixe pequeno não era a minha primeira opção. Uma vez que a caixa vai estar em exposiçoes e portanto convem que o peixe seja vistoso Citar
mrebelo Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Vou meter o peixe dentro do computador Pois eu procuro um peixe que se de bem sozinho mas um peixe pequeno não era a minha primeira opção. Uma vez que a caixa vai estar em exposiçoes e portanto convem que o peixe seja vistoso Peixe pequeno, vistoso e que fique em pouco espaço... Ia para os betas... Peixes lindos e que os machos vivem solitários, mas podes até meter aí um casal... Citar
zlatan9 Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Olá, Meter um casal de bettas não me parece apropriado, até tendo em conta o espaço. Um betta macho vistoso ficaria bem aí, sem dúvida. Citar One Fish Standing Kurichiba
Marco André Publicado: Junho 27, 2007 Autor Publicado: Junho 27, 2007 São duas caixas iguais a essa com as seguintes dimensões: 246x645x574mm(W,H,D) Sendo assim uma das caixas vai ser totalmente para o aquário e ainda vai ocupar um bom bocado da outra caixa. Portanto não acho que tenha assim tão pouco espaço... Estive a falar com o João e surgiu a ideia de colocar uma piranha de barriga vermelha. Parece que demoram a crescer e sou capaz de aguentar uma durante bastante tempo. Também já ficou decidido que vou construir uma espécie de chaminé na parte de trás da caixa para evitar humidade. De notar que o aquario nao vai ter a forma de um paralelepipedo. Citar
Daniel Almeida Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 As piranhas são peixes de cardume e com esse formato e espaço... não dura muito digo eu.. Mas põe mais fotos para se ver melhor o "aquário" Cumps Citar Daniel Almeida
zlatan9 Publicado: Junho 27, 2007 Publicado: Junho 27, 2007 Estive a falar com o João e surgiu a ideia de colocar uma piranha de barriga vermelha. Parece que demoram a crescer e sou capaz de aguentar uma durante bastante tempo. Lá está, o problema é "aguentar". Já mediste o volume de água que vais utilizar? Citar One Fish Standing Kurichiba
Marco André Publicado: Junho 27, 2007 Autor Publicado: Junho 27, 2007 Ainda nao tenho o aquario feito. Tenho de vasculhar umas lojas que façam umas coisas engraçadas Citar
mrebelo Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 São duas caixas iguais a essa com as seguintes dimensões: 246x645x574mm(W,H,D) Sendo assim uma das caixas vai ser totalmente para o aquário e ainda vai ocupar um bom bocado da outra caixa. Portanto não acho que tenha assim tão pouco espaço... Estive a falar com o João e surgiu a ideia de colocar uma piranha de barriga vermelha. Parece que demoram a crescer e sou capaz de aguentar uma durante bastante tempo. Também já ficou decidido que vou construir uma espécie de chaminé na parte de trás da caixa para evitar humidade. De notar que o aquario nao vai ter a forma de um paralelepipedo. Uma piranha não parece de todo uma boa opção... Para que queres aguentar o peixe se tens outros que podem viver nesse ambiente e nessa quantidade de aguá??? Pelas dimensões que disses-te, o aquário irá ter a volta de 87lt, o que para um casal de betas é optimo, ou podes até colocar um cardume de neons, ou tetra negros, depende dos teus gostos, mas lembra-te que os tetra são peixes de cardume, por isso se fores para estes deves colocar no mínimo uns 8/10... Citar
mrebelo Publicado: Junho 28, 2007 Publicado: Junho 28, 2007 Ainda nao tenho o aquario feito. Tenho de vasculhar umas lojas que façam umas coisas engraçadas Então mas que procuras tu?? Podes ver por aqui o que queres, e o pessoal até te pode ajudar a ter ideias, ou como podes concretizar as tuas ideias... Citar
Marco André Publicado: Junho 28, 2007 Autor Publicado: Junho 28, 2007 São pancas banana rock Bem eu procuro uma empresa que me consiga fazer um aquário por medida e que acompanhe as linhas da caixa. Vai ser um aquário tudo menos normal... Até gostava de ver alguma loja/empresa do ramo interessada no meu projecto e que gostasse de o ter exposto, tendo para além disso uma marca de água em todas as fotos que forem sendo mostradas ao longo da construção do projecto. Mas imagino que seja difícil Citar
Marco André Publicado: Julho 16, 2007 Autor Publicado: Julho 16, 2007 Alguem me pode entao recomendar uma empresa que consiga fazer vidros curvos? Tenho tentado entrar em contacto com algumas... Umas nao fazem, outras nem respondem. Citar
Recommended Posts