Discus - Casais Ao Barulho


nfasl

Recommended Posts

Caros "discómanos"

 

Volto ao ataque... Se bem se lembram andei a perguntar se os meus 18 discus num aqua de 200L estariam em actividades sexuais apos entrada de cone no aqua.

 

Pois bem, quem respondeu que seria formação de casais acertou. Neste momento tenho 4 casais formados e muita falta de espaço.

 

Separei 2 e outros 2 andam no aqua a limpar aquecedores, filtros, tudo serve...

 

Dado que são novos é deixar ganhar experiência, visto que do casal red&white ja houve postura, fungaram alguns e a noite tinham desaparecido...comidos...

 

 

Uma achega, os parâmetros da agua

 

PH - 6,72

 

Temp antes muda agua - 29,3

 

Temp apos muda - 26,4

 

ppm - 33 ppm

 

 

Faltou so um pormenor no ultimo post, e que tinha acrescentado turfa ao filtro, e notei que isso mexeu com eles também. Tenho sorte de a agua aqui na lousã ser mto boa, mole e de ph a rondar os 6,8/7...

 

Dado que neste momento me encontro com falta de espaço, se houver membros que pretendam pegar nesses casais e sacar crias, tou aberto a propostas.

 

Em breve irei postar fotos dos casais, e tambem da postura feita pelos red&white

 

NL

 

Não pretende este post ser o inicio de mais uma série/fotonovela mas o aquario neste momento parece as meninas do Sexo e a Cidade...tá tudo louco lá dentro.... :)

Editado por nfasl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que estás a busar da sorte...18 Discus com 12 cm em 200 litros?

Sabes que dá 11 litros por discus quando recomendado é no mínimo 40?

 

Os Discus segregam uma hormona que impede o seu crescimento. Com 18 discus nesse espaço tão pequeno precisavas de estar constantemente a fazer TPA para a retirares da água!

 

Não lhes estás a dar um tratamento muito correcto.

 

Acerca do acasalamento há quem te saiba responder. Eu não.

 

Abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me prematuro, os discos só se iniciam na vida sexual aos 10, 12 meses normalmente, dá ideia que é uma questão de território, como o resto do aquário está vazio, só vidro eles refugiam-se no cone. Quanto à quantidade de discos acho bastante exagerada, mas tu é que sabes, desde que faças boas mudas de água diárias talvez consigas levar a tua avante, boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...deparei com um clima de guerra civil no aquario apos entrada dos cones

 

Introduzis-te um elemento que os protege, barreira entre ti e eles bigsmile Logo tentam ficar com a melhor posição, também para futuras posturas estão mais protegidos.

 

Duarte, o bicho está a aquecer os motores...vai preparando as femeas.),

 

Elas já estão a babar :wink::wink:fight

 

No entanto, os discus têem somente 12cm, 6 meses de vida

 

Depende da estirpe existem discus com 7 meses (mesmo os machos) já acasalar, embora digam 1 ano. Eu tenho discus que começaram a ter alevins com 12cm. Os 12cm não quer dizer idade claro.

 

Por exemplo os ocean green só acasalam lá para o ano e meio. O que se faz nas estirpes que acasalam cedo (deixam de crescer praticamente e ficam no máximo com 15cm) subimos o GH e eles não acasalam e crescem que têm diabo para as exposições...

 

Tenho num aquario de 200L 18 discus (já sei que é muito mas estão bem e de saude... ),

 

Ele já vai providenciar em despachar alguns aqui para o menino :mrgreen:

 

Temp antes muda agua - 29,3

 

Temp apos muda - 26,4

 

Não devia baixar mais que 1º a temperatura nas TPA`s, arriscas-te a se constiparem banana rock Não a sério depois aparecem algumas doenças e/ou falta de apetite e muitas vezes é disso.

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Introduzis-te um elemento que os protege, barreira entre ti e eles cheers Logo tentam ficar com a melhor posição, também para futuras posturas estão mais protegidos.

 

Exacto! Luta pelo território, nada mais! Não acredito que nesse aquário sobrelotado, se forme casais! Mas com Discus, tudo é possivel!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! Luta pelo território, nada mais! Não acredito que nesse aquário sobrelotado, se forme casais! Mas com Discus, tudo é possivel!

 

Boas

 

Em 1ºlugar esclarecer alguns pontos :

 

Existem mudanças de agua de 50%diarias;

 

Durante a minha vida de discomano, já estive com 2 pessoas com aquarios de 200L, 10 a 20 discus, com bom crescimento, e com 3 a 4 casais formados... que depois separavam.

 

Existem um conjunto de mitos em volta do fenómeno Discus que para mim não passam disso...de mitos.

 

Dizem que não se deve efectuar TPA com agua directa da torneira, mas no entanto até hoje e já tenho quase 5 anos de Discus, sempre as fiz assim e so tive um problema causado por excesso de cloro na agua, originado por uma falha humana nos Serviços Municipalizados de agua.

 

Ja tive discus em que quando fazia as TPA a temperatura baixava de 29 para 20 graus e mal parava de encher o tanque vinham comer. Se eles estiverem bem são dos peixes mais resistentes que há, mas tambem nao se pode abandalhar.

 

Claro que se comprar peixes hormonados, com coloracoes deslumbrantes (pintados) e sem base genetica de suporte, claro que tenho mais hipoteses de ter problemas.

 

Sempre aprendi com algumas pessoas do meio que a qualidade paga-se e infelizmente em Portugal as lojas e muitas pessoas preferem comprar discus ao desbarato em vez de se preocuparem com a qualidade do que vendem e do que compram.

 

 

Quanto ao facto de ser actividade sexual, informo que hoje de manha ja vi pelo menos pseudo-casais (2 nos cones e 1 no tubo do filtro), bem juntos, a marretada nos cones e filtro...e aos tremeliques...e a defenderem bem o que lhes pertence... Infelizmente tive de vir embora e não vi mais...:|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! Luta pelo território, nada mais! Não acredito que nesse aquário sobrelotado, se forme casais! Mas com Discus, tudo é possivel!

 

sim, principalmente quando uma boa foto dessa comunidade era agradavel de se ver, mas um video ainda era melhor.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, principalmente quando uma boa foto dessa comunidade era agradavel de se ver, mas um video ainda era melhor.

 

Quanto a fotos dos discus, podem ver alguns nesse Post, everificar que estão bonitos, gordinhos e a crescer bem

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry405872

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens 5 anos de Discus, não entendo porque é que precisas de ajuda ou esclarecimentos!

Podes é ajudar a ensinar como se consegue ter 18 Discus num aquário de 200 litros sem ter problemas!

 

Sim, eu também faço as TPAs directamente da torneira, e maior parte dos Discófilos também o fazem! Só não fazem, quando têm que "cozinhar" a água.

 

Mas se já tens 2 casais, como deves já saber, terás de os separar, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar que é um espaço demasiado apertado para crescerem à vontade, mas não posso deixar de concordar quando dizes que estão bem.

Pelas fotos estão muito bem. :|

 

As fotos são em 2 aquários! Pelo menos um tem substrato e o outro não!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos são em 2 aquários! Pelo menos um tem substrato e o outro não!

 

Nahhhhhhh... Sao ambas do mesmo aquario, que era suposto vir a ser um plantado,mas os bacanos nao gostaram muito... comecaram a esconder-se atras das valisnerias e so vinham a frente para comer... Conclusão : a areia saiu... e com o coracao de boi que lhes dou tb nao dava muito jeito para as TPA e aspiracao.

 

Se tens 5 anos de Discus, não entendo porque é que precisas de ajuda ou esclarecimentos!

Podes é ajudar a ensinar como se consegue ter 18 Discus num aquário de 200 litros sem ter problemas!

 

Apesar de ter 5 anos de discus existem sempre duvidas. Sou da opiniao que 2 cabeças pensam melhor que uma, e neste caso gosto de ouvir as opiniões dos outros.

Quanto a ensinar como se consegue ter 18 discus num aquario de 200L, eu o pouco que sei não me importo de passar apesar de fazer o que todos fazem, alimento, aspiro o fundo, TPA de 50%, e algum tempo a olhar para eles para verficar se existe algo de errado. Naturalmente que conforme eu disse anteriormente a qualidade dos bichanos tambem importa e muito. Destes, 14 foram adquiridos a um membro do forum de Sines, nascidos la, sem hormonas.

 

Quanto ao separá-los ando a estudar a montagem de uma bateria como deve de ser, com muita agua, e ai penso efectuar TPA de 80% dia.

 

Relembro também que dado serem muitos para um espaco pequeno já uma vez os pus a venda aqui no forum por 50€ os white diamond e os red&white e ninguem os quis, tendo até uma pessoa dito que estavam muito caros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem hormonas, mas muita artémia, ui ui! lol :)

 

Artémia, coração de boi, e acima de tudo muito granulado e flocos... Eles adoram em especial quando lhes dou os flocos de alho...:wink:

 

Também adoram red cherry... até tou a tentar começar criar disso para lhes dar... no outro dia meti la 10 e foi um ver se te avias... Ainda tentaram o mesmo nas corydoras mas nao resultou...:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Discus segregam uma hormona que impede o seu crescimento. Com 18 discus nesse espaço tão pequeno precisavas de estar constantemente a fazer TPA para a retirares da água!

 

Nunca li nenhum artigo científico onde se afirmasse tal coisa. Desculpa, mas acho que é mero folclore. Até porque, na natureza, os discus vivem em rios, com grandes volumes de água, pelo que a hormona seria totalmente ineficaz. Nenhum animal desenvolve "armas químicas" inúteis. É um desperdício de energia.

 

Àparte isso, concordo que é um absurdo ter essa quantidade de discus, com esse tamanho, em 200 litros...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação aos discus informo que arranjei 2 aqua antigos, um de 96L e outro de 70L pelo que irão começar a ser espalhados por esses aquas, bem como um pseudo-casal irá ser posto num cubo 40*40*40.

 

Não ha maneira de vir a bateria...

 

Obrigado a todos pelos comentarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Também já não sabia onde tinha visto, mas aqui está... :blush:

Acerca da Hormona que impede o crescimento:

 

http://www.aqua-fish.net/show.php?cur_lang...ticle&id=41

 

Water changes

It is very important to change the water in your Discus Aquarium Fish tank on a

regular basis, in a display tank I recommend around once or twice a week and with the later for breeding tanks and anything up to once a day for growing on tanks. I like to change in between 20-40% of the water in the tank but in the fish farms in the Far East they change 100% of the water once a day in the growing on tanks with great results. The reason for this is that discus like other fish, secrete a hormone into the water that inhibits their growth. This allows the fish to stay appropriately sized for the volume of water it is contained in. It is for this reason that wild specimens and those subjected to abundant water changes grow to such large sizes. When changing the water clean the bottom of the tank and suck up all of the debris on the tank floor but try and disturb the Discus Fish as least as possible. Once they feel more secure, you can clean aggressively, but do not cause them stress by being noisy about it, just remember that sounds are amplified in water as it is a much better conductor of sound and shock.

 

Pelo que li em outros artigos, os Discus em liberdade podem chegar aos 24cm.

 

Em relação aos discus informo que arranjei 2 aqua antigos, um de 96L e outro de 70L pelo que irão começar a ser espalhados por esses aquas, bem como um pseudo-casal irá ser posto num cubo 40*40*40.

 

Acho que fizeste muito bem. bigsmile

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Também já não sabia onde tinha visto, mas aqui está... :blush:

Acerca da Hormona que impede o crescimento:

 

http://www.aqua-fish.net/show.php?cur_lang...ticle&id=41

Pelo que li em outros artigos, os Discus em liberdade podem chegar aos 24cm.

Acho que fizeste muito bem. bigsmile

 

OK. Se esse artigo é escrito por um cientista, rendo-me às evidências :? . Continuo sem perceber porque desenvolveram eles esse mecanismo na natureza, mas talvez haja para aí algum biólogo que nos possa dar essa explicação...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela Urina

 

Como os cães eles marcam o território através da urina (também) além de darem muita porrada (como os cães ou lobos e todos os animais territoriais).

 

O cheiro da urina e consta-se que um químico da mesma induz aos outros quem manda logo devem travar o seu crescimento se quiserem permanecer no grupo.

 

As fêmeas e machos se começarem muito cedo a reproduzir tb travam o seu crescimento. Canalizam as suas fontes para a reprodução.

 

Claro que isto são opniões de muitos criadores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Se esse artigo é escrito por um cientista, rendo-me às evidências :wink: . Continuo sem perceber porque desenvolveram eles esse mecanismo na natureza, mas talvez haja para aí algum biólogo que nos possa dar essa explicação...

 

É um mecanismo territorial extintivo, tal como os Bettas. "Só sobreviverão os mais fortes", e não irão andar à "porrada". É o elemento tóxico da urina que vai mandar a "Lei do mais forte".

 

Os Bettas também têm esse mecanismo, muito mais forte que os Discus! Pois, o mínimo descuido e os "mais fracos" morrem todos! Muitas TPAs resolvem o problema.

 

É a Vida Animal!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais