Visitante Publicado Abril 16, 2004 Share Publicado Abril 16, 2004 Olá, Sou amante da aquarófilia à mais de uma década. Recentemente resolvi, após muitas indecisões, aventurar-me para a manutenção de Discos. Inicialmente adquiri dois discos Red Marlboro de 8 cm. Logo de inicio não me dei bem, pois estes discos eram oriundos da Alemanha e necessitavam de um ph de 7,0 e o meu aquário tinha um PH de 6,4. Isto originou com os discos ficassem com os olhos tapados logo no dia seguinte. Fui de imediato à loja onde os adquiri de forma a que estes os mantivessem até que a minha água estivesse ao gosto deles. Passado duas semanas voltaram. Neste momento aparentam estar bem, apesar de um ter ficado cego de um olho e de ambos os peixes terem uma pintinha num dos olhos um pouco enevoada. Eles comem bem (larva de mosquito vermelho e artemia) e passeiam alegremente pelo aquário. Como tenho lido que um aquário de 200 litros pode manter 6 Discos (é verdade?), resolvi adquirir mais dois discos azuis, mas com cerca de metade do tamanho. De inicio pareciam darem-se todos bem. Até que veio a hora da comida. Nesta altura, o disco que se encontra cego e que parece ser o Rei do aquário, não deixava os mais pequenos comer. Afastando-os constantemente. Mesmo com a tática de colocar comida em vários pontos do aquário, o Disco Rei (como o costumo chamar), só começava ele próprio a comer após ter a certeza que os outros pequenos ficavam a um canto do aquário. Mas nunca importunando o seu companheiro, antes pelo contrário. Passado uma semana de os pequenos estarem no aquário, resolvi retira-los, pois estes encontravam-se bastante escuros e a nadar de lado à superficie. Neste momento estes dois discos azuis encontram-se sozinhos num aquário com cerca de 40 litros. Mas tb aqui não se parecem dar bem. Pois comem pouco e um deles ataca outro- Metem a comida na boca e deitam fora -; estão sempre escondidos e, principalmente um deles, continua ainda com a cor escurecida, apesar de não ser tanto. O que posso fazer? Não gostaria de os ver morrer sem tentar tudo para os salvar. Será que me pode dar algumas dicas? Antecipadamente grato, António Trindade Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Carvalho Publicado: Abril 18, 2004 Share Publicado: Abril 18, 2004 Olá!! Qual o setup do teu aquario??? Pelo que percebi mandaste assim à doidinha para os discus... Mas tem calma, a malta aqui ajuda! Nuno Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomiguel Publicado: Abril 18, 2004 Share Publicado: Abril 18, 2004 Viva, Qual o setup do teu aquario??? Melhor, setup dos dois aquários. Desde temperatura a valores de água etc... Logo de inicio não me dei bem, pois estes discos eram oriundos da Alemanha e necessitavam de um ph de 7,0 e o meu aquário tinha um PH de 6,4. Isto originou com os discos ficassem com os olhos tapados logo no dia seguinte. Fui de imediato à loja onde os adquiri de forma a que estes os mantivessem até que a minha água estivesse ao gosto deles. Passado duas semanas voltaram. Neste momento aparentam estar bem, apesar de um ter ficado cego de um olho e de ambos os peixes terem uma pintinha num dos olhos um pouco enevoada. Por isso é que muita gente desiste dos discos... porque começam mal. O aquário já estava ciclado? Que peixes é que tinhas no aqua? Parametros da água? Precisamos de mais dados... aliás de tudo. Até filtragem! Cumprimentos, Nuno Cumprimentos, Nuno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Abril 19, 2004 Share Publicado: Abril 19, 2004 Boas, Os discos maiores têm cerca de um mês e meio, os mais pequenos têm neste momento duas semanas, mas só os deixei no aquário uma semana porque não os deixavam comer. Apesar de eles bem tentarem. As águas têm as seguinte caracteristicas: Temperatura = 30º PH 6,8 / 7,0 (noite/dia) Kh=5 Gh=15 NH=0 A filtragem é feita de bio-bolas, carvão activado, fibra e um granulado para combater a amónia. Neste momento, o aquário grande tem: - 20 neons chineses - 10 neons rosa - 1 plecostomos de cerca de 25 cm - 2 botias palhaços - 4 coridoras paleatos Na altura tinha um escalar macho reprodutar com cerca de 20xm de altura (era lindo), um tubarão martelo com cerca de 25 cm e o plecostomos. O escalar deu a um produtor e o martelo foi para um aquário de exposição (com muita pena minha, mas o meu objectivo foi que realmente ele fossem bem tratados. ) Em relação a plantas tem: - muitas valiesnérias - muitas anubias anas e outras maiores - Feto de java e outras plantas maiores que de momento não me lembro o nome Os mais pequenos, que se encontram num aquário de 40L, neste momento, têm o seguinte comportamento: - Um deles come muito bem e, aparentemente(comportamente, cor, fezes), encontra-se de saúde. Mas agora é este que não está a deixar comer o outro disco pequeno. Será que devo de arriscar colocar o brigão mais pequeno junto com os outros? Penso que o problema é os outros não deixarem que os mais pequenos se ambientem. O que acha? Uma das ideias que tive foi de colocar uma divisória no aquário grande de forma a que os peixes se vejam até se ambientarem uns aos outros. Será que resulta? Obrigado, Trindade Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Abril 19, 2004 Share Publicado: Abril 19, 2004 "Metem a comida na boca e deitam fora" ISSO É NORMAL! eles gostam de comer bocados pequenos e fazem isso...tipo mastigação! Eu acho que há muta gente estressada (nova palavra portuguesa)...mantenham os discos como os outros peixes! Lutas? geralmente em grandes cardumes eles ficam mais sossegados.. geralmente...(solução era meter tudo ao molhe) :D Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jacinto Silva Publicado: Abril 21, 2004 Share Publicado: Abril 21, 2004 Boas Blackbox, A tua situação é em tudo parecida com a que passei há uns meses atràs, por isso vou dar-te a receita que funcionou comigo, após algumas tentativas frustradas de iniciação com discus. É importante fazer-se uma boa recepção dos peixes à chegada à nossa casa. O fornecedor normalmente dá uma ajuda importante, informando sobre o "set-up" da água de onde vêm, alimentação a que estavam habituados, etc... Na nossa casa deverão encontrar à chegada, uma água bem ciclada, com parâmetros em tudo iguais ou muito próximos do que estavam habituados, muito descanso, iluminação fraca, protegidos das vistas dos curiosos, etc....e num aqua separado, onde mais facilmente faremos todos os ajustes dos parâmetros da àgua. Nestas alturas, apesar de se lhes oferecer comida, alguns poderão passar dias seguidos sem se alimentarem - um dos meus esteve 7 dias sem que o visse comer e escondido sempre no mesmo canto, quase imóvel!!! Julgo que a iniciação com discus de dimensões entre os 6 cm e os 10 cm permitem melhores indices de sobrevivência do que os tamanhos mais pequenos e que entre eles há mais probabilidade de uma boa convivencia, pelo menos comigo resultou desta forma!!! Penso que não deves deixar um discu sózinho, deverás manter os discus mais pequenos juntos, mas separados dos maiores. Faz trocas parciais de água de 3 em 3 dias, 20% de cada vez, com água acondicionada préviamente, 2 dias com bomba de ar e termostato. As matérias filtrantes que utilizo são: esponja, cerâmica e lã de vidro. Julgo que o carvão activo será recomendado apenas para situações muito específicas, como por exemplo a remoção de medicamentos da água, após tratamentos e não para uma filtragem normal. Desde que faças tudo bem terás que dar tempo ao tempo porque os discus irão adaptar-se, no entanto, a visita a tua casa de alguem da tua confiança e com experiência em discus poderia ajudar-te muito mais. Um abraço e boa sorte. Jacinto Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts