Recommended Posts

Publicado

Olá!!!

Tenho um aqua com tetras e como o PH estava pelos 7,2 /7,4 aconselharam-me pôr turfa no filtro (exterior)!!

Agora a água está acastanhada e o ph desceu para, pelo menos, 6 (não consigo medir abaixo disso!!!!!!!)!

Os tetra colombianos estão a gostar pouco!!!!! Noto as escamas diferentes!!!!

Puz meio pacote de turfa, dentro de uma meia de vidro fechada e com lã por baixo e por cima!!!!

Que hei-de fazer!!!???

Publicado:

tira a turfa, para o ph subir e depois arranja um tronco e põe-no no aqua que tambem ajuda a baixar o ph

cumps

Publicado:
tira a turfa, para o ph subir e depois arranja um tronco e põe-no no aqua que tambem ajuda a baixar o ph

cumps

E a por a agua mais castanha ;)

Daniel Almeida

Publicado: (editado)
E a por a agua mais castanha ;)

Eu tirava a turfa, punha uns troncos e carvão activado no filtro para ficares com a água cristalina.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Eu tenho troncos, mas mesmo assim o ph manteve-se sempre nos 7!!!!

Só se fizer uma floresta de troncos!!!!

Os peixes vão ser mudados para um plantado...isso ajuda!!!????

Publicado:

7 é PH neutro.A maioria dos peixes vive bem.Mas se vais para um plantado põe CO2 que a água acidifica num instante.Mas põe gradualmente de forma a o PH não alterar rápido. Os troncos acidificam a água mas não é de um dia para o outro, é um processo relativamente lento, dependendo do tronco.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

ok!!!

Vou ponderar as várias hipóteses!!!

Agora digam-me outra coisa: é mesmo necessário pôr cO2 no aqua!? E põe-se como? Em pastilhas ou com um aparelho??????

Publicado:
ok!!!

Agora digam-me outra coisa: é mesmo necessário pôr cO2 no aqua!? E põe-se como? Em pastilhas ou com um aparelho??????

Tens 2 soluções dependendo do $ que queres gastar.Ou compras um sistema de CO2 numa loja em que há vários tipos e marcas ou fazes um caseiro. Escreve na Procura:sistema de CO2 caseiro que vão aparecer-te vários esquemas de montagem. É facil.Tenho em todos os aquas plantados e resulta. Quando acabar uma garrafa tens é de ter outra pronta pois o PH pode subir com a falta de CO2.Dura 2 semanas +- dependendo do tamanho da garrafa.

Zog Li

Publicado:

Boas

Sem ser muito caro podes comprar o sistema de co2 da nutrafin e depois de acabarem os reagentes usas reagentes caseiros que é o que eu faço e assim ficas com uma solução barata

Para já não precisas de garrafa até porque ainda não disseste o tamanho do aqua mas presumo que é de menos de 100 litros, logo co2 de garrafa a ti não te compensa ainda

Se quiseres compra o da nutrafin que custa cerca de 30 euros e depois manda uma MP que eu mando-te o link da receita de co2 caseira barata

Eduardo

PS: tens que estudar mais o fórum. Tira a turfa e mete só metada da quantidade que tinhas e no filtro. Não te preocupes em dar grandes saltos já

Publicado: (editado)

Para os tetras "residirem" nesse Aqua está dentro dos parametros normais, eu nem me preocupava mais ;)

Ou pretendes fazer criação ? Esse pH está optimo

ok!!!

Quando o "bichico/vicio" começar a crescer, preocupa-te então com CO2 e a utilização do CO2 só é aconselhável a quem queira ter um "jardim" e saiba qualquer coisa de fertilização e iluminação

Tens diversos tópicos no Fórum que podes consultar, sobre fertilização e iluminação e ficares mais esclarecida

Cmpts

Paul07

Editado por GOLF_inho

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Publicado:

a turfa terá que ser uma parte da filtragem...ou seja usada em pouca quantidade...de qualquer maneira nem sei de que turfa nem de quanta litragem estamos a falar... pões esses dados p.f. e a turfa é granulado ou turfa mesmo em palha? de qualquer maneira penso que é melhor aprenderes a regular o uso da turfa pois põe mais na agua do que alguma acidez, e há peixes que realmente precisam dessas substancias para ficarem no seu melhor em termos de cor, de saude e até de reprodução. mas sem exagero....eu ponho uma camada ligeira de turfa em palha nos filtros e não tenho aguas castanhas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Eu vou mudar o aqua no sábado (mudar mesmo: desmontar tudo, guarda a água, acomodar os peixes e deslocar tudo 3ookm.....)

A seguir vou p^-los a descansar na água em que já estavam para ver se os problemas com a viagem se minimzam.......

Depois volto a dar pormenores...... Pode ser????

Publicado:

claro...uma mudança é sempre emocionante....de acompanhar de longe eheheheheh. tenta salvar uns litros da agua original em garrafoes para ver se consegues salvar umas bacteriazitas. e depois conta como foi.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Tenho que dizer que a mudança foi um SUCESSO!!!!

os peixes viajaram 300 e tal km numa mala térmica com 1/3 de água (queria pôr os peixes em saquinhos, mas foi impossível!!!!) e um pouquinho de líquido para o stress.

Guardei a áqgua toda (trouxe em 2 bidões) e não lavei o filtro.

Quando cá cheguei a água dos bidões vinha fria e não chegava para encher este aqua. Então enchi dois garrafões com água quente da torneira, pus o líquido do cloro e acabei de encher o aqua. Sorte das sortes, a água ficou exactamente aos mesmos 28 graus que estava a da mala térmica!!!!!

Então foi só pôrlá os peixes e mais um pouquito de produto do stress.

E lá estão eles, cheios de fome como sempre.... Quando me vêem a chegar perto da comida ficam loucos e anadam ao triplo da velocidade!!!!

Tirei a turfa, conforme me tinham aconselhado, e hoje pus carvão!!!! Já se começa a notar uma diferençazita na cor!!!

Vamos ver se o PH desce para eu poder pasar para lá os 5 alevins e ficar só com um aqua......

(um aparte: alguém tem plantas?)

Publicado:

a turfa podes sempre usar mas com conta peso e medida.... se tens peixes de aguas acidas amazonicas tens todo o interesse em manter um pouquinho de turfa no cimo do filtro..como parte da filtragem quimica...mas sem exageros... tem que ser devagar e ir medindo o Ph...e tens que ter em conta que quando pões a turfa o PH que aparece nos testes nesse dia não é definitivo...daí usar pouco e esperar uma semana para ver quanto é que determinada quantidade de turfa te faz baixar o Ph em determinada litragem.... digamos q entre troncos e turfa deves apontar para um Ph de 6,5 a 6,8 e consegues ter quase todos os amazonicos satisfeitos da vida com boas cores e comportamento. excepções são alguns Discus selvagens mas isso são outros 5 tostões.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!