Recommended Posts

Publicado

Boas, peço desculpa pela pergunta, uma vez que pode já ter sido respondida, mas pelo que li não vi resposta a este problema concreto, passo a explicar.

Tenho num aquário que reestruturei entre outras:

Egeria densa

Hygrophila polysperma Rosanerving

Pogostemon stellata "Eusteralis stellata"

:) Problemas.

A Egeria é a única que tem uns cabelos "agarrados" filamentosas que tiro com uma pinça e tesoura.

A Hygrophila está brutal a crescer bem e com umas cores impecáveis

Estas palntas já tive, mas a stellata é a primeira vez, e pelas fotos que encontro ela tem uma cor rosada, e a minha apesar de crescer muito bem (já está fora de água) e já estar cheia de rebentos não tem a côr rosada que me levou a compra-la.

Não tenho feito testes á agua, pois o aquário está estabilizado á muito tempo (2 anos).

Fertilizo com Tropica Nutrition+

5 ml nas TPAS, o aquário tem 80 lts e a Tpa é = a 10 Lts 2x P\semana

Muito obrigado por tudo

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:

Olá Ilídio.

Estás com que iluminação ( temperatura de cor das lâmpadas, potência, quantidade)?

Aliado à iluminação, experimenta o factor ferro. Faz algumas experiências com a adição deste nutriente e dá uma margem de 2 semanas para notares resultados.

O ferro, aliado a luz intensa, é normalmente suficiente para tirar os vermelhos de quase todo o tipo de plantas que contêm pigmentos vermelhos. Esta planta em particular é uma planta que já por si é exigente no que diz respeito à luz ( e fertilização, pois com um factor, vem o outro).

Podes também jogar com os Nitratos/Fosfatos mas não são factores tão decisivos quanto a iluminação/ferro, pelo que só alteraria estes dois factores se o ferro não resultasse. No entanto, continua a ser importante revelares que iluminação usas.

Abraço

Publicado:

Boas,

Ólha,a com a minha tanbem acontece o mesmo,está a crescer muito bem mas tem poucas folhas com o tom rosa,no entanto está muito bonita pq do meio pra baixo as folhas são verdes e do meio pra cima estão douradas com uma ou outra com as pontas rosa,está linda,alias já a podei varias vezes(corto junto á base e replanto o topo)e as partes inferiores começaram logo a rebentar.

Eu acho que a planta apresenta diversas colorações consoante as condições de luz que tem,mas se a tua está a crescer bem,deixa lá as folhas rosa,a propria forma da planta já faz dela um exemplar espetacular.

Publicado:
Olá Ilídio.

Estás com que iluminação ( temperatura de cor das lâmpadas, potência, quantidade)?

Aliado à iluminação, experimenta o factor ferro. Faz algumas experiências com a adição deste nutriente e dá uma margem de 2 semanas para notares resultados.

O ferro, aliado a luz intensa, é normalmente suficiente para tirar os vermelhos de quase todo o tipo de plantas que contêm pigmentos vermelhos. Esta planta em particular é uma planta que já por si é exigente no que diz respeito à luz ( e fertilização, pois com um factor, vem o outro).

Podes também jogar com os Nitratos/Fosfatos mas não são factores tão decisivos quanto a iluminação/ferro, pelo que só alteraria estes dois factores se o ferro não resultasse. No entanto, continua a ser importante revelares que iluminação usas.

Abraço

OK, em relação a caracteristicas das temperaturas de côr da iluminação, não estou certo, mas é muito branca, (são as que vinham na calha) é novinha.

Vou analisar com pormenor todos os valores da água e proceder da forma que aconcelhas-te.

Muito obrigado pela tua ajuda ;)

Boas,

Ólha,a com a minha tanbem acontece o mesmo,está a crescer muito bem mas tem poucas folhas com o tom rosa,no entanto está muito bonita pq do meio pra baixo as folhas são verdes e do meio pra cima estão douradas com uma ou outra com as pontas rosa,está linda,alias já a podei varias vezes(corto junto á base e replanto o topo)e as partes inferiores começaram logo a rebentar.

Eu acho que a planta apresenta diversas colorações consoante as condições de luz que tem,mas se a tua está a crescer bem,deixa lá as folhas rosa,a propria forma da planta já faz dela um exemplar espetacular.

Ela bonita está, mas o que me levou a mantela foi mesmo a sua cor, e se ela não tem a cor natural, é porque algo se passa, estou a tentar ter mais atenção e ganhar mais experiência com as plantas e fertilização.

Portanto quero fazer tudo certinho, e sei que vou consegui-lo.

Abraço e obrigado.

Ilídio Cruz

The Dream One

Publicado: (editado)

porque é que verde não é a cor natural dela :microwave:

mais vale verde que amarela ou preta :lol:

concordo com o André que iluminação elevada e ferro ajudam bastante, mas discordo com ele na questão dos fosfatos/nitratos, tipicamente para obteres vermelhos mais intensos tens de forçar a planta a uma "privação de azoto" ou seja, baixo azoto em relação aos fosfatos.

Com muito azoto disponivel as plantas adoptam a estrategia de para aumentar a fotossintese criam mais folhagem e teem mais espaço para clorofilas. Quando esta estrategia deixa de ser eficaz (baixo azoto, aumento de fosforo) a planta concentra-se em criar pigmentos auxiliares da fotossintese para poder aproveitar melhor o espectro luminoso nela incidente, pigmentos esses que são....vermelhos, aproveitando melhor a parte azul do espectro.

edit P.S: O porque mais cientifico.

Com baixos niveis de N a produção de aminoacidos->proteinas para o desenvolvimento de novas clorofilas é mais baixo, no entanto o fosforo continua a ser necessario para temos ADP e ATP (fotossintese) e a energia da fotossintese é usada para a criação de pigmentos como as antocianinas (pigmento vermelho, existem outros) á base de hidratos de carbono, ou seja, sem azoto... apenas C H e O.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas.

Eu já sabia que irias discordar ou melhor, dar mais importância à relação N/P para sacar os vermelhos das plantas. :lol:

Tudo o que dizes faz todo o sentido e já tivemos esta " discussão" algures por aqui à algum tempo. Concordo plenamente, apenas não lhe dou tanta importância para sacar a cor vermelha, isto porque, em termos de fertilização, é mais fácil jogares com o ferro e com a luz intensa do que estabelecer uma relação N/P conveniente para esse fim. Digo-o apenas por experiência própria pois desconheço os valores que tenho de N e de P. Fertilizo com ambos regularmente ( N diáriamente, P depende mas não mais do que um intervalo de 3 dias) e Fe diáriamente, abusadamente, diga-se. Presumo que tenha uma concentração de N muito superior ao P ( pois faço a fertilização de Macros com os pós e sei a concentração que injecto no aquário).

Em todas as montagens, sempre tive necessidade de fertilizar com ferro no início, a aprtir do momento em que as plantas começavam a puxar e sempre consegui tirar os vermelhos sem dar atenção ao N e P ( na verdade, só faço as medições quando há alguma carência que não consigo perceber e é aí que faço algum ajuste nestes dois nutrientes ou noutro, caso a carência esteja relacionada com eles). No entanto, nunca fiz uma fertilização de N e P a pensar na relação destes dois com a finalidade de retirar a cor vermelha nas plantas.

Plantas que já tive nesta situação:

- Ludwigia arcuata

- Didiplis diandra

- Alternanthera reineckii 'rosaefolia' ( nesta também não era difícil)

- Nesaea crassicaulis

- Pogostemon stellatus

- Ludwigia repens

- Blyxa japonica

- Limnophila sessiflora

- Hygrophila polysperma

Estas plantas nunca estiveram juntas na mesma montagem. Tive-as ao longo de várias montagens que fiz, e ainda foram algumas, quando era a fase do monta e desmonta ( em 3-4 meses) e sempre com alguma luz ( 0.5W/L para cima, dando um valor de referência) e fertilização abusada de Fe. Quanto aos macros, não me recordo dos valores no aquário mas os Nitratos nunca andavam abaixo dos 5mg/L, havendo até alturas em que tinha a água da rede a sair com 20mg/L de Nitratos, o que era espectacular pois não precisava de adicionar nada de N, as plantas cresciam que se fartavam e, no entanto, mantinham-se bem vermelhas. :microwave:

Para sumarizar, não digo que a relação de N/P não seja importante para tirar as cores vermelhas das plantas mas simplesmente não acho que seja um factor de grande importância. Dou mais relevância ao ferro e à iluminação intensa. É possível que haja plantas que só mesmo com valores N baixos e valores de P altos é que consigam ficar vermelhas, aliado a luz intensa, mas na maior parte das plantas, não acho que isso seja relevante.

My two cents :lol:

Publicado: (editado)

:lol:

fui ver os aquarios que tens montado, e com a escolha de plantas que tens sempre tido... há lá sempre altas consumidoras de azoto....e muito poucas vermelhas... (ou então nao encontrei os teus aquarios todos na pesquisa)... é normal que metas muito N e muito ferro, mas que ele é todo chupadinho...é, tu é que nao sabes :lol:

experimenta dosar antes das luzes abrirem e medir quando apagarem...vais ter uma surpresa...:lol: e depois ainda tens de contar com o uptake das plantas dos fosfatos disponiveis mesmo que nao para serem utilizados imediatamente...por isso é que acabas por fertilizar fosfatos apenas de 3 em 3 dias...

e se nao acreditares :microwave: e precisares de uma pessoa credivel pergunta ao Tom Barr :lol:

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Acho que vou ter muito que estudar, sei que isto é bem profundo, e é ai que quero chegar.

Lá vou passar mais umas horas a ler o tópico sobre fertilização do André, outra vez.

A única informação que tenho é:

A iluminação é de 3x24 w T5

A temperatura de cor deve ser Daylight, pois é muito branca, erro que vou corrigir muito em breve.

Agora é fazer testes á água para poder ter noção do que se passa com o que não se vê. :crazyeyes:

A Egeria deve estar doente e vou tirala, pois é a unica que está cheia de filamentosas, quando a montei tinha um ar escuro, mas não reparei na loja.

Obrigado e cumprimentos a todos.

Ilídio Cruz

The Dream One

Publicado:

Olá Ilidio

Eu tambem tenho andado ás voltas com esse mesmo problema, e parece-me que em tudo é igual.

Vejamos:

As Egerias têm uma alga tipo teia de aranha, que se não as retirares fazem novelo, tal como uma teia.

As Stellata perderam o rosado na superficie inferior das folhas que traziam, e a parte que cresceu no nosso aquario passou a ter folhas verdes e mais finas do que eram.

No meu, acresce de um aumento de Green spot, as Lobellia cardinalis, á semelhança das Stellata, ficaram todas verdinhas como as couves, e as teias de aranha também se agarram ao musgo christmas.

Neste momento estou em fase de testes com a iluminação.

Não sou barra nos micros nem macros, e só adiciono fertilizante quando as vejo a pedir, sempre evitando.

E é sempre evitando que estou a ir pelo caminho da iluminação, até porque tinha muita temperatura de luz. Tudo acima dos 6500 k.

As plantas não cresciam na vertical e as Egerias soltavam raizes ao longo delas, até ao cimo. (tambem acontece com as tuas?)

Já mudei as lampadas há uma semana, e vou esperar mais uma para ver se há resultados.

Se me esquecer, lembra-me, que eu conto-te, tá?

Abraço

Publicado:
banana rock

fui ver os aquarios que tens montado, e com a escolha de plantas que tens sempre tido... há lá sempre altas consumidoras de azoto....e muito poucas vermelhas... (ou então nao encontrei os teus aquarios todos na pesquisa)... é normal que metas muito N e muito ferro, mas que ele é todo chupadinho...é, tu é que nao sabes banana rock

experimenta dosar antes das luzes abrirem e medir quando apagarem...vais ter uma surpresa...:P e depois ainda tens de contar com o uptake das plantas dos fosfatos disponiveis mesmo que nao para serem utilizados imediatamente...por isso é que acabas por fertilizar fosfatos apenas de 3 em 3 dias...

e se nao acreditares :?: e precisares de uma pessoa credivel pergunta ao Tom Barr banana rock

:2gunfire:

O Tom Barr é realmente uma referência ao nível de plantados. Eu próprio consulto muitas vezes os seus posts no APC para saber um pouco mais e muita da informação que sei é igualmente graças a ele. No entanto, há alguma teoria que não se consegue aplicar a determinados casos. Conheço perfeitamente a posição dele em relação a este assunto e, no entanto, muitos tópicos no APC relatam que as cores vermelhas das plantas nos aquários dessas pessoas se devem principalmente a luz intensa e fertilização abundante de ferro. O meu relato não é diferente e vai de encontro a essa conclusão.

Coincidência das coincidências, hoje chegou o teste de NO3 que tinha encomendado. banana rock Curioso, fui testar o aquário de 70 cm nos nitratos e fosfatos.

Heis os valores que os testes me deram:

NO3 = 50 mg/L banana rock

PO4 = 1 mg/L

Céptico do valor de NO3, fiz o teste novamente. O resultado foi igual. O teste usado foi da marca SERA ( a minha marca preferida no que diz respeito a testes) e corresponde, na escala, à cor vermelha, mas vermelho forte. A única planta vermelha que tenho nesse aquário é a Rotala " pink", como podes ver na última actualização que fiz ao " Projecto Elos" e esta encontra-se bem rosada. Faço trocas de 50% uma vez por semana.

Aqui fica uma foto, tirada dia 23 do corrente:

PICT0005e.jpg

Rosadinha não? :P

Continuando céptico, fui testar os mesmos parâmetros, com os mesmos testes, no aquário de 90cm. Este aquário foi remontado recentemente e não tem sido fertilizado com macros a não ser K. A fonte de macros vem do substracto.

Os valores deram:

NO3 = equivalente a zero, mínimo na escala de cores do teste, apresentando cor amarela

PO4 = idem

De referir que este aquário, tendo como base um substracto fértil, sofreu mudas de água de 50% nas primeiras duas semanas de 3m em 3 dias e, a partir daí, mudas de água de 50% uma vez por semana. É fertilizado com K, micros e Fe diáriamente. A única planta vermelha que tenho no aquário é a Ludwigia arcuata e encontra-se bem vermelha. A calha tem 4 X 39W T5.

O que posso concluir daqui é que:

- no aquário de 70 cm, os Nitratos, com fertilização diária puxada, são facilmente acumulados no aquário. Com TPAs de 50% uma vez por semana e paragem da fertilização, a coisa era capaz de regressar aos valores normais mas não parei com a fertilização porque nunca vi grandes consequências desse acto, a não ser, algumas BBA em tufo mínimos nos basaltos e troncos. Como também não tinha o teste, não sabia que valores apresentava a água, embora julgasse que os valores andariam entre os 15 e os 20 mg/L ( na pior das hipóteses). :wink: Entretanto, se diminuir esta concentração de NO3, é possível que as algas desapareçam praticamente. As plantas desenvolvem-se bem mas confesso que 50 mg/L é um pouco exagerado, pelo que, durante uns dias, vou parar com a fertilização de NO3. :lol:

- com esta acumulação de nitratos e valor relativamente baixo de PO4, seria de esperar, segundo essa teoria, que a Rotala " Pink" tivesse verde, apresentando, quanto muito, alguns resquícios de pigmentação vermelha. Como podes constar pela foto, não é o caso.

- Se diminuo a fertilização de ferro, a R. " pink" em poucos dias passa de uma cor avermelhada para uma cor amarelada e, se a fertilização de ferro cessa, a coloração dela passa para um verde/amarelado esbatido, pálido, com um mirrar do meristema apical e desenvolvimento das folhas com dimensões muito reduzidas, até que o crescimento do meristema estagna completamente.

- no caso do aquário de 90cm, ainda é cedo para se concluir que um aumento no NO3 levará ou não a uma coloração verde na L. arcuata, mas tenciono fazer essa experiência muito em breve, assim que começar a fertilizar com N e P.

Assim sendo, repito aquilo que disse acima:

Para sumarizar, não digo que a relação de N/P não seja importante para tirar as cores vermelhas das plantas mas simplesmente não acho que seja um factor de grande importância. Dou mais relevância ao ferro e à iluminação intensa. É possível que haja plantas que só mesmo com valores N baixos e valores de P altos é que consigam ficar vermelhas, aliado a luz intensa, mas na maior parte das plantas, não acho que isso seja relevante.

A teoria foi testada na prática e, como podes ver pela foto da planta, não se aplicou, o que me leva a inferir que há muita informação que só é verdadeira em determinadas condições, não em todas. Será possível? banana rock

Publicado:
A teoria foi testada na prática e, como podes ver pela foto da planta, não se aplicou, o que me leva a inferir que há muita informação que só é verdadeira em determinadas condições, não em todas. Será possível? :puppydogeyes:

Não funciona em todas as plantas da mesma forma. Andei a testar isso durante uns tempos na Limnophila Aromatica e realmente notam-se bastantes diferenças. Não em questão de tornar a planta vermelha, para isso realmente tem de ser o Ferro, mas no tom que as folhas ganham.

Com adição de Nitratos, pouco fosfato e ferro q.b.: Vermelho acastanhado, um tom seco.

Com adição de fosfatos, redução de nitratos e ferro na mesma medida: Tom de lilás forte.

Depois tive de desistir, porque tinha uma incompatibilidade. A Myriophyllum T. Red sem nitratos perde as folhas todas rápidamente. Para essa basta mesmo ferro.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg