xi yang Publicado Junho 24, 2007 Publicado Junho 24, 2007 Bem eu preciso de ajuda visto que me ando a iniciar neste belo mundo da aquariofilia, mas numa escala muito pequenina dadas as possibilidades do momento.. Bem eu tenho um aquario de 45 litros no qual coloquei 3 percas (não sei se sabem ao que me refiro) juvenis (cerca de 2 a 3 anos) que são de origem na criação que se dá no meu lago... Aqui fica a foto para ajudar a explicar qual é o peixe tenho no fundo uma daqueles plásticos que permitem criar uma zona de água por baixo do areão e uma bomba de ar que ao borbulhar na água julgo ajudar na oxigenação devido ao movimento da água... A minha decoração é feita por um pequeno tronco e uma plantas (artificiais apenas) mais um xisto.. Ora aqui vou eu começar a bombardear com perguntas.. Sei que o meu aquário está muito longe de ser rasoavel, no então-to gostaria de o melhorar significativamente.. Quanto á escolha de peixes, acham que para começar a escolha foi aceitavel ou nem por isso? (fiz esta escolha porque para alem de os ter mesmo em casa no meu lago acho um peixe extremamente resistente (até porque o meu lago de inverno congela á superficie) Quanto á alimentação destes peixes qual me aconcelham? (eu comprei aquela comida muito comum, tipo lamelas finas, mas pareceu-me não ser a mais indicada para eles pois não os apanhei ainda a comer daquilo, não vem á superficie buscar e as que caiem, não sei se por estarem asustados não os vejo comer...) Bem eu gostava de poder trocar a minha plantas artificiais por umas naturais, mas visto que o meu aquario é pequeno e o fundo é todo em areão que tipo de plantas me aconselhão que sejão boas para aquários sem termostato e pequenos? Quanto a iluminação não tenho pois o aquário recebe luz solar (indirecta) e iluminação durante o dia visto estar numa divisão da casa que está sempre em uso.. acham que fasso mal em mantelo sem iluminação própria? Penso que o meu aquário ainda está muito debilitado em equipamento que não se se poderá passar sem ele, nomeadamente iluminação propria e filtro... Bem por agora é tudo, desculpem as gafes e asneiras ditas por mim se for caso disso.. Agradecia que responde-sem ás perguntas, dessem opiniões do que está mal do que pode melhorar, do que falta... etc Desde já um obrigado pela ajuda! Mais uma coisa, Parabens pelo forum, eu gostei bastante! Citar
João Abóbora Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 Boas Bemvindo/a ao Fórum. O aquario vai te dar um pouco mais de trabalho que o lago devido a ser um pouco pequeno para os peixes que queres manter. Como próprio já deves ter visto, os adultos ainda ficam com quase 20cm. Se puderes coloca esses no lago e apanha uns mais novos. Assim sempre podes seguir o seu crescimento. Depois quando estiverem muito grandes voltas a colocar no lago Começando pelo principal, a filtragem. A que estás a usar neste momento funciona bem, mas para limpar é um bocado complicado. Por isso se puderes colocar um filtro exterior, não perdes nada. As percas estão habituadas a comer comida viva e não reconhecem os flocos como alimento. Não sei se ja experimentaste dar larva congelada, mas se também não pegarem, experimenta colocar um alguidar com água ao pé do lago e depois vai retirando as larvas de mosquito que vão lá aparecer. Depois tentas de novo dar da congelada a ver se pegam. Tenta arranjar granulado, é mais facilmente identificado como comida pelos peixes predatórios, e vais misturando com a larva congelada a ver se também o comem. Basicamente tens de ter alguma paciência e ir testando o que elas têm tendencia a comer. As plantas naturais, são o ideal. Porque vão ajudar a manter a qualidade da água. Além que servem de esconderijo. Mas para isso tens de tirar o filtro de fundo e arranjar uma iluminação. Não precisa ser muito forte. Há bastantes plantas que não têm grandes exigencias de luz. Fetos de java, anubias, etc. Boa sorte Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
xi yang Publicado: Junho 25, 2007 Autor Publicado: Junho 25, 2007 Bem obrigado pela tua opinião! A ideia é mesmo essa eu sei que esse peixes crescem por isso vou trocando por pequenitos sempre que quiser! O meu lago está cheio mas mesmo cheio de algas! de tempos em tempos lá tenho de fazer uma smi limpeza para aquilo não abusar mas a verdade é que os peixes que lá habitam para alem das percas até hoje tem se dado bem por lá e já la vão algums anos! Eu antes era do género de ir á pesca em dias que não dava nada pegava no meu super canelão de 4metros e um anzol minusculo e lá ia eu atras de residentes para o meu lago! a verdade é que eles gostaram do sitio! Principalmente as percas pois até criam bem! Tambem tenho 2 ou 3 barbos e 2 escalos acho eu! quando lá os meti pensei: as minhas percas vão dar cabo deles! Mas para meu espanto dão se todos bem e partilhar aquele espaço para eles não é problema! Quanto á ideia das larvas devo dizer que já meti em prática e agora apenas resta esperar! Bem voltando ao aquário! Para lá meter as plantinhas teria de remover o filtro do fundo e criar um sobstrato certo? esse substrato, ou melhor o que o compõe é comprado certo? Eu já vi á venda plantas sbaquáticas e alguma estavão numa espécie de 'vasos sbaquaticos' nada mais que um peqeno recipiente de plastico com as raizes da planta na respéctiva porção de substrato! Então eu pensei, será que não poderia comprar essas plantas desta formas e simplesmente chegar ao aquário e metelas no areão com esse vaso e uma pequena cubertura de areão para disfarçar e pronto? Bem peço que continuem a dizer de vossa justiça e desculpem mas só há uma maneira de tirar duvidas! perguntar! Citar
Carlos Couceiro Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 primeiro que tudo, bem vindo ao forum... agora, vamos as questoes....vou responder por experiencia propria.... Quanto á escolha de peixes, acham que para começar a escolha foi aceitavel ou nem por isso? (fiz esta escolha porque para alem de os ter mesmo em casa no meu lago acho um peixe extremamente resistente (até porque o meu lago de inverno congela á superficie) penso ter sido uma boa opçao no que toca a iniciaçao em aquarios, nao so para fugir aos tradicionais peixes dourados e companhia, mas tambem por ser um peixe lindissimo e bastante resistente Quanto á alimentação destes peixes qual me aconcelham? (eu comprei aquela comida muito comum, tipo lamelas finas, mas pareceu-me não ser a mais indicada para eles pois não os apanhei ainda a comer daquilo, não vem á superficie buscar e as que caiem, não sei se por estarem asustados não os vejo comer...) quando eu tive percas em aquario(3/4cm) apenas lhes dava dessa comida em flocos que falas para peixes de agua fria, fiquei bastante preocupado, pois estiveram quase um semana sem comer, mas quando a fome realmente apertou, la experimentaram atacar a comida que caia na agua... aparir daí, quase que saltavam fora do aquario, as minhas percas tambem gostavam de fiambre, que sempre lhes fornecia as proteinas que tanto nessecitam... Bem eu gostava de poder trocar a minha plantas artificiais por umas naturais, mas visto que o meu aquario é pequeno e o fundo é todo em areão que tipo de plantas me aconselhão que sejão boas para aquários sem termostato e pequenos? na minha opiniao(nao querendo descredibilizar o membro joao abobora) nao vejo necessidade de tirar o filtro de fundo, desde que forneças uma altura suficiente de areao, eu mesmo tenho um filtro de fundo e tenho bastantes plantas naturais, para esse aqua, colocava talvez egeria densa(elodea) e umas valisnerias e anubias..... para isso tens de colocar luz, 15W serao suficientes para essa litragem e para essas plantas... Quanto a iluminação não tenho pois o aquário recebe luz solar (indirecta) e iluminação durante o dia visto estar numa divisão da casa que está sempre em uso.. acham que fasso mal em mantelo sem iluminação própria? respondido em cima Penso que o meu aquário ainda está muito debilitado em equipamento que não se se poderá passar sem ele, nomeadamente iluminação propria e filtro... em equipamentos, coloca, um filtro, mesmo interno embora isso te va roubar espaço do aqua, mas se comprares um externo, melhor, pois sao peixes um pouco po porcalhoes...a iluminaçao como ja foi dito e mantem a pedra difusora ou entao arranja maneira de haver uma boa agitaçao a superficie porque as percas sao peixes que faltando oxigenio, dao logo sinal, ou morrem ou ficam muito debilitadas.... so uma outra coisa, mete ai umas fotos do teu aqua agora e quando fizeres as alteraçoes mostra mais fotos...adoro estes peixinhos.... Citar
João Abóbora Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 Não sei que plantas tens, mas as raizes das plantas têm tendencia a "entupir" a circulação desses filtros. Por isso é que aconselhei a tirar. Não quer dizer que não funcionem em conjunto, mas a prestação é muito inferior Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Carlos Couceiro Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 Não sei que plantas tens, mas as raizes das plantas têm tendencia a "entupir" a circulação desses filtros. Por isso é que aconselhei a tirar. Não quer dizer que não funcionem em conjunto, mas a prestação é muito inferior mas o filtro fica inutilizado, é so para ele nao ter de vazar o aqua, tirar areao, lavar tudo e depois ainda esparar que tudo estabilize Citar
João Abóbora Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 Para o deixar ficar lá á mesma, mais vale ter a funcionar Na minha opinião são dos melhores filtro biológicos, mas como o aquário é pequeno e os peixes são um bocado grandes, vai-se acumular demasiada matéria que as bactérias não vão conseguir decompor. Ainda por cima ele tem o filtro a funcionar com bomba de ar. Que por muito potente que seja, não vai originar uma corrente muito forte. Uma solução para não retirar esses filtros é colocar uma bomba de circulação na "cabeça" de saída, para aumentar a passagem de água. Mas como as percas não apreciam grande correntes não sei se será aconselhavél neste caso. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Recommended Posts