Visitante Publicado: Agosto 27, 2003 Share Publicado: Agosto 27, 2003 Boas... Não Paulo, ele ainda anda a nadar pelo aquario, la no fundo... Eu como te disse tb tenho o tang a pouco tempo à 5 dias e acho que ele ja trazia a doença, ele no primeiro dia do aquario nao comia, no segundo ja comeu alguma coisa... e depois apareceu lhe os pontos brancos e deixou de comer outra vez... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo Publicado: Agosto 27, 2003 Autor Share Publicado: Agosto 27, 2003 É muito possível que otang tivesse já a doença, mas parece que todos os peixes têm os parasitas com eles. Mas só se estiverem debilitados é que os parasitas conseguem vencer as defesas dos peixes e então vemos os pontos brancos. Agora o motivo pelo qual o tang não comia no primeiro dia não tem de ser por causa da doença. Pode ser simplesmente por se estar ainda a ambientar à nova casa. E também pode ser que essa ambientação não lhe tenha corrido bem e tenha ficado stressado e daí a doença desenvolver-se (só o tang é que está doente?). A mal ambientação pode ter sido diferença de salinidade, temperatura, peixes agressivos, transporte, etc. Ou simplesmente o peixe já era fragil por natureza... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Agosto 27, 2003 Share Publicado: Agosto 27, 2003 Viva, parece que ele precisa de tratamento de choque. Como não tens hospital porque não retiras uma porção de agua do aqua colocas num balde virgem a detergentes, colocas uma bomba de circulação e fazes um tratamento à base de cobre? e não perdes nada que nesta mudança lhe dês um banho doce. Dá-lhe comida, vitaminas, compras uma macro alga que eles adoram. Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo Publicado: Agosto 28, 2003 Autor Share Publicado: Agosto 28, 2003 Também me parece uma boa alternativa se conseguires apanhar o tang e o tratamento não estiver a resultar. Aliás quando tive de lidar com os pontos brancos, uma das coisas que fiz foi encher uma terrina de vidro com agua do aquario. Pus lá o palhaço cheio de pontos brancos durante uma noite. Como foi tudo repentino e sem tempo de preparação, não tinha qualquer circulação, comida ou algas nessa aquario improvisado (bastante pequeno por sinal). O peixe de manha estava bem melhor. E o fundo da terrina estava cheio de parasitas brancos a mexerem-se... Suponho que tinham acabado o seu ciclo de vida e largado peixe para se reproduzirem. Foram uns parasitas a menos no aquario principal... Claro que a prazo não resultou pois havia mais parasitas no outros peixes ainda a desenvolverem-se. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Agosto 28, 2003 Share Publicado: Agosto 28, 2003 Boas pessoal, Novidades... Continuo a fazer o tratamento no meu aqua... com exodin, e hoje de manha, como o tang continuava com pontos brancos, resolvi dar-lhe um banho de agua doce... Depois de uns bons minutos a tentar apanhalo com a rede... lá consegui ... enchi um balde com agua de osmose e pus la o tang durante uns 3 a 4 minutos... depois voltei-o a por no aquario... Resultados... ainda não posso dizer em concreto porque tive de me vir embora trabalhar... mas reparei que ainda tinha pontos brancos (não me pareceram foram tantos), logo a noite, vejo como ele anda... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 1, 2003 Share Publicado: Setembro 1, 2003 Más noticias... o tang não resistiu, quando me parecia que ele estava melhor... apareceu morto no aquario... , em relação ao resto dos peixes está tudo ok (um zebrassomas, tres palhaços e duas donzelas), já fiz uma muda parcial de agua... e agora espero que isto não se venha a repetir... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 1, 2003 Share Publicado: Setembro 1, 2003 agora podias fazer um tratamento de prevençao para que nao tenhas problemas com os outyros peixes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
roaz Publicado: Setembro 2, 2003 Share Publicado: Setembro 2, 2003 Viva pessoal, em 27 de Agosto calhou-me a mim... Chego a casa, deito uma olhada ao tanque salgado e "##%$%%»?=«»%(% lá estavam os pontos brancos no cirurgião amarelo e no magnífica. Por sorte tenho apenas actinodiscos (que entretanto isolei noutro tanque) portanto avancei com Cupramine da seachem. Concentração 0.25ppm mantida desde então durante para aí um mês. E porquê o tratamento no tanque principal? Porque me pareceu que devido ao ciclo de vida do Cryptocarion(ictio) é também importante inocular a coluna de água bem como todas as superfícies em contacto com o mesmo. Se não, qualquer dia estou na mesma, não é assim??? Abraço Luis Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 2, 2003 Share Publicado: Setembro 2, 2003 Pois pessoal, será que com um filtro UV este tipo de problemas pode acontecer, ou diminui em muito os riscos desta doença? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Setembro 2, 2003 Share Publicado: Setembro 2, 2003 Viva, Os filtro UV são precisamente para diminuir ao máximo as doenças ou mesmo irradicá-las do sistema. Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Calado Publicado: Setembro 2, 2003 Share Publicado: Setembro 2, 2003 Viva Na minha opinião introduzir medicamentos no tanque principal nunca deverá ser opção se se tiverem (ou se pretender vir a ter) invertebrados. Os niveis vestigiais de cobre e afins que permanecem no aquário serão sempre tóxicos, embora possam existir diferentes graus de sensibilidade em diferentes tipos de invertebrados. As soluções... Montar um aquário hospital (não será tão dificil como possa parecer...; quarentenar TODOS os peixes que se comprem e ter atenção quando e onde os compram (não é invulgar algumas pessoas comprarem peixes de importações que acabaram de chegar à minutos à loja e que estarão de certo tudo menos saudáveis...). O uso de UVs... na maioria dos aquários particulares penso que podem ser substituidos por bom senso e o respeitar das "regras" acima referidas, mas se os quiserem usar, tiverem dinheiro para os comprar e escolherem um dimensionado (ou sobredimensionado) par o vosso sistema mal é que não faz... RCalado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
roaz Publicado: Setembro 2, 2003 Share Publicado: Setembro 2, 2003 Olá Ricardo, Mas então, como é que se interrompe o ciclo de vida do Cryptocaryon Irritans se não se fizer nada no tanque principal? Só mesmo o UV, ou estou a raciocinar erradamente? Abraço Luis Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Setembro 2, 2003 Share Publicado: Setembro 2, 2003 Viva, interromper o ciclo francamente não sei nem sei se ele pode viver adormecido por muito tempo, mas a certeza que tenho é que se o aqua estiver em boas condições, os animais bem alimentados e felizes e se fizerem a quarentena antes de os colocar no aqua não terão lá bichos nenhuns!!! ou pelos menos não aparecem... Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 3, 2003 Share Publicado: Setembro 3, 2003 Sera que alguem ja tentou usar alho em liquido para ajudar a combater ICK. A companhia KENT vende um produto chamado "GARLIC EXTREME" que ajuda o peixo ter apetito e ao ele comer pode ganhar forca e ajudar o seu sistema imunologico para combater contra ICK. Eu tive sucesso em usar este produto. Minha experiencia foi que fiz uma viajem e por acaso ficou muito quente na Nova Inglaterra quando voltei a temperatura estava a 86F. No meu esforco de abater a temperatura dois dos meus peixes Flame Angel Yellow tang desenvolveram Ick. Eu usei apenas GARLIC EXTREME na sua comida e depois de tres semanas desapareceu ICK. apenas minha experiencia... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Calado Publicado: Setembro 3, 2003 Share Publicado: Setembro 3, 2003 Viva Dificilmente se erradicam essas doenças sem desmantelar tudo... Geralmente ficam dormentes e manifestam-se quando existem mudanças bruscas no aqua (variações grandes de temperatura, pH...) Em aquacultura comercial a técnica é prevenção (tal como deverá ser num aqua). Se as condições estiverem estáveis, dificilmente as doenças se manifestam. Quanto ao alho, já à algum tempo que se conhece em aquacultura o efeito "milagroso" do alho. Agora nas rações para peixes de aquário começa também a ser incorporado. Brevemente, talvez se vejam também rações a incorporar paprika, uma vez que na aqucultura comercial já se usa para aumentar o teor em carotenoides e asssim tornar as cores mai vistosas... RCalado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Setembro 3, 2003 Share Publicado: Setembro 3, 2003 Viva, o que quer dizer que os parasitas são dráculas para os peixes... heheh Quanto à paprika e também ao alho suponho que na próxima vez que comprarmos uma dourada ou robalo proveniente de aquacultura já não necessitamos de os temperar!!!! E esta hemm? Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo Publicado: Setembro 9, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 9, 2003 Eu estou a pensar em começara a fazer a comida dos peixes e invertebrados em casa a partir de ingredientes "normais". ´Já encontrei algumas receitas que genericamente são sempre na base de triturar marisco/peixe de supermercado (congelado), misturado com algum tipo de verdura e depois ensopado em alho e/ou vitaminas. Alguem sabe onde posso comprar as algas tipo nori? Parece que as algas são as melhores verduras a usar (caso contrario seriam espinafres cozidos). E a paprika? Vale a pena ou ainda é teoria? Assim posso fazer comida saudavel (alho por exemplo) mais barata. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Setembro 9, 2003 Share Publicado: Setembro 9, 2003 Oi pessoal... Para quem tem problemas com doeças e parasitas experimemtem verificar a vossa vazão de movimentação. Lembrem-se que devem ter por volta de 20x o volume do aquario em movimentação. Assim aumentam o vosso potencial redox reduzindo assim muito as hipoteses de doenças... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Outubro 15, 2003 Share Publicado: Outubro 15, 2003 Boas..... Os meus peixes: 1 Zebrasoma Flavescens, 2 Palhaços Ocellatis, 1 Paracanturus Hepatus, 1 Sargueta (Sargo pequeno da costa portuguesa) e 1 Ouriço do Mar (Costa Port.). À dias notei no Zebra e no Hepatus uns pontos brancos, poucos, e consultei um site brasileiro onde havia um tratamento, alias, haviam 2 tratamentos porque há 2 doenças idênticas (visulamente), a chamada Fugos (doença do algodão) e a Ictio. Como eu sou novo na aquariofilia não sei distiguir as duas, portanto, optei pelo tratamento mais simples e comum nas duas, que foi aumentar a temperatura para os 32º. Após 2 dias de 32º no aquario os pontos brancos lá foram a vida deles.... -Estão curados os meus peixes. Pensei eu. Mas não.... Hoje quando cheguei a casa reparei que o Zebra e a Sargueta estavam "cobertos" de pontos brancos. A sargueta continua dinâmica e activa enquanto o Zebra fica retirado na sua toca, hoje só o vi quando os alimentei... 1- O porquê destes pontos brancos? 2- Que doença é? 3- Qual o tratamento que aconselham? A água esta estabelizada, não a 100%, a amonica continua a habitar com os meus peixes (0.1 mg/l), penso eu que não é alarmante, os nitritos e nitratos a zeros e o PH 8.3. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Outubro 15, 2003 Share Publicado: Outubro 15, 2003 Boas..... Os meus peixes: 1 Zebrasoma Flavescens, 2 Palhaços Ocellatis, 1 Paracanturus Hepatus, 1 Sargueta (Sargo pequeno da costa portuguesa) e 1 Ouriço do Mar (Costa Port.). À dias notei no Zebra e no Hepatus uns pontos brancos, poucos, e consultei um site brasileiro onde havia um tratamento, alias, haviam 2 tratamentos porque há 2 doenças idênticas (visulamente), a chamada Fugos (doença do algodão) e a Ictio. Como eu sou novo na aquariofilia não sei distiguir as duas, portanto, optei pelo tratamento mais simples e comum nas duas, que foi aumentar a temperatura para os 32º. Após 2 dias de 32º no aquario os pontos brancos lá foram a vida deles.... -Estão curados os meus peixes. Pensei eu. Mas não.... Hoje quando cheguei a casa reparei que o Zebra e a Sargueta estavam "cobertos" de pontos brancos. A sargueta continua dinâmica e activa enquanto o Zebra fica retirado na sua toca, hoje só o vi quando os alimentei... 1- O porquê destes pontos brancos? 2- Que doença é? 3- Qual o tratamento que aconselham? A água esta estabelizada, não a 100%, a amonica continua a habitar com os meus peixes (0.1 mg/l), penso eu que não é alarmante, os nitritos e nitratos a zeros e o PH 8.3. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 17, 2003 Share Publicado: Outubro 17, 2003 Oi... 32º graus !!?? Isso mata-os mas é mais depressa... Tenta fazer trocas de água regulares de uns 20% mas sem variar os parametros do aquario em temperatura e PH e salinidade... Baiza a salinidade, alimenta-os muito bem e diversificadamente, verifica os parametros da água com assiduidade. Existe uma alimentação á venda nas lojas (Redfish, Reefdiscus) que é á base de alho muito boa para combater essas doenças... á e verifica também a tua movimentação de água se é a suficiente e principalmente á superficie... dessa maneira aumentas o potencial redox e consegutivamente reduzes a percentagem de infeções... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo Publicado: Outubro 17, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2003 Marco, qual é o nome desse alimento com alho? Só conheço o tubo com alho para misturar na comida dos peixes? Para quem quiser investir, uma forma de garantir um bom potencial redox é um ozonisador. Pode ser caro (e é), mas dá bom resultados. Quando não o tinha estava com o redox de 100-120, agora estou com 300-350. Também passei de 15x para 20x na circulação. Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 17, 2003 Share Publicado: Outubro 17, 2003 Oi Paulo... è essa mesmo, eu que não expliquei bem... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Outubro 17, 2003 Share Publicado: Outubro 17, 2003 Boas.... É com enorme agrado que escrevo esta mensagem, pois o meu Zebrasoma está a recuperar. . Ontem à noite aumentei a temperatura da água para os 32º e comecei o tratamento com Cuprazin da Waterlife, os resultados foram satisfatórios. Ao fim de 24 horas o meu zebrasoma já se passei pelo aquário e já "penica" nas rochas com algas. Nota-se que está doente mas está mais activo. Que DEUS o ajude... Tenho um questão a colocar ao forúm: Será que Labroides Dimidiatus resolve este problema? Evitaria o uso de medicamentos? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts