Green Spots


wilchespires

Recommended Posts

Boas pessoal, Tenho tido alguns problemas com algas, nos quais já falei aqui noutro tópico, mas com TPA's regulares e desde que adquiri 2 CAE's esta situação tem vindo a regredir, mas agora reparo que os vidros mesmo quando os limpo ficam sempre com uns pontinhos verdes e as folhas da minha Anúbia tão carregadas destes pontos também. Disseram-me que eram Green Spots, alguém me sabe dizer se há alguma forma de as combater e a que que se devem?

 

Obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as neritinas ajudam a combater isso. Mas tenta perceber o que te estará a provocar isso.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as neritinas ajudam a combater isso. Mas tenta perceber o que te estará a provocar isso.

 

 

Obrigado, por sinal já pensei em adquiri-las, só inda ñ houve tempo "$" :D mas também ñ sabia q ajudavam neste tipo de algas, agora o q está a provovcar ñ sei...

 

Parametros da água:

 

ph: 6.8

NH3: 0 ppm

NO2: 0.1 ppm

NO3: 20 ppm

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se tens Co2, pode ser falta de fosfatos

 

 

Boas, tenho CO2 DIY, e os ultimos testes de PO4 q fiz tavam a 0.25. Por sinal já tenho fertilizante PO4 da HA m inda ñ comecei a usar, então só experimentar e ver o evoluir desta situação?

 

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tens ai em casa a solução, ou parte dela...(os fosfatos) se aumentares os fosfatos vao certamente desaparecer, mas atenção, que se tiveres outras deficiencias, elas podem desaparecer e ser substituidas por outras :microwave:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tens ai em casa a solução, ou parte dela...(os fosfatos) se aumentares os fosfatos vao certamente desaparecer, mas atenção, que se tiveres outras deficiencias, elas podem desaparecer e ser substituidas por outras nyah

 

 

Vou experimentar, se calhar apartir de hoje. Tenho fertilizante de PO4 e FE da HA pra utilizar, ñ comprei o K,m axo q também vou precisar (cm é sabido o de PO4 tb adiciona K em 0.21 ppm, o q é pc segundo li) Esta semana tb vou por mais 55w de luz, axo que vou mentalizar q apartir d agora podem surgir todo o tipo de situações, dsd algas ao pontapé, aos parâmetros malucos da água...a ver vamos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou experimentar, se calhar apartir de hoje. Tenho fertilizante de PO4 e FE da HA pra utilizar, ñ comprei o K,m axo q também vou precisar (cm é sabido o de PO4 tb adiciona K em 0.21 ppm, o q é pc segundo li) Esta semana tb vou por mais 55w de luz, axo que vou mentalizar q apartir d agora podem surgir todo o tipo de situações, dsd algas ao pontapé, aos parâmetros malucos da água...a ver vamos

 

 

Só a manha demanha começo a fertilizar, óntem e hoje introduzi novos peixes, nomeadamente um cardume de 12 cardinais. Só começo amanha porque tava a precisar de fazer uma valente TPA (troquei 30 L) e só hoje a fiz, e ñ fazia sentido fazer a TPA dps de fertilizar (Axo eu) e também ñ quis correr o risco de incomodar ainda mais os novos residentes.

Agora o que me tá a preocupar outravez é o valor de NO3 que estava acima de 50 ppm (Até estou admirado de os peixes tarem aparentemente bem), segunto o teste efectuado antes da troca de água...fiz o teste depois da TPA e pouco alterou...será que com a fertilização as plantas darão vasão a estes Nitratos?

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, Tenho tido alguns problemas com algas, nos quais já falei aqui noutro tópico, mas com TPA's regulares e desde que adquiri 2 CAE's esta situação tem vindo a regredir, mas agora reparo que os vidros mesmo quando os limpo ficam sempre com uns pontinhos verdes e as folhas da minha Anúbia tão carregadas destes pontos também. Disseram-me que eram Green Spots, alguém me sabe dizer se há alguma forma de as combater e a que que se devem?

 

Obrigado

 

 

Boas!

 

Também tinha o mesmo problema. Solução: Fertiliza com PO4 e tenta manter em 0,5ppm e adiciona também com K. Elas vão desaparecendo e o NO3 vai baixar também, porque as plantas vão começar a assimilá-lo. Tem cuidado para manteres o NO3 entre os 5 e 10ppm.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Também tinha o mesmo problema. Solução: Fertiliza com PO4 e tenta manter em 0,5ppm e adiciona também com K. Elas vão desaparecendo e o NO3 vai baixar também, porque as plantas vão começar a assimilá-lo. Tem cuidado para manteres o NO3 entre os 5 e 10ppm.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Obrigado Carlos, já agora diz-me uma coisa, fertilizas qtas vezes por semana? Tava a pensar fazer inicialmente 1 vez por semana, pra ir analizando gradualmente os parâmetros, e numa fase posterior qdo isto normalizar fazer uma rotina de 2 TPA's por semana acompanhada de fertilização, q axas?

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carlos, já agora diz-me uma coisa, fertilizas qtas vezes por semana? Tava a pensar fazer inicialmente 1 vez por semana, pra ir analizando gradualmente os parâmetros, e numa fase posterior qdo isto normalizar fazer uma rotina de 2 TPA's por semana acompanhada de fertilização, q axas?

 

Cumprimentos

Bom dia,

 

Como poderás encontrar noutros tópicos ("a Procura é nossa amiga"), a fertilização de K é essencial junto com as outras. Os parâmetros dos fosfatos, nitratos, ferro e outros depende em parte das plantas que tens e do consumo que elas têm desses mesmos nutrientes. Embora haja quem indique alguns valores de referência, e são bons valores de partida, podes com alguma práctica fertilizar conforme vejas o desenvolvimento das plantas.

Quanto às "Green-Spot" a maneira mais simples de as remover dos vidros é através de um simples esfregão (se ainda forem recentes) senão através de uma neritinas.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais