Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, Tenho tido alguns problemas com algas, nos quais já falei aqui noutro tópico, mas com TPA's regulares e desde que adquiri 2 CAE's esta situação tem vindo a regredir, mas agora reparo que os vidros mesmo quando os limpo ficam sempre com uns pontinhos verdes e as folhas da minha Anúbia tão carregadas destes pontos também. Disseram-me que eram Green Spots, alguém me sabe dizer se há alguma forma de as combater e a que que se devem?

Obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Acho que as neritinas ajudam a combater isso. Mas tenta perceber o que te estará a provocar isso.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Acho que as neritinas ajudam a combater isso. Mas tenta perceber o que te estará a provocar isso.

Obrigado, por sinal já pensei em adquiri-las, só inda ñ houve tempo "$" :D mas também ñ sabia q ajudavam neste tipo de algas, agora o q está a provovcar ñ sei...

Parametros da água:

ph: 6.8

NH3: 0 ppm

NO2: 0.1 ppm

NO3: 20 ppm

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado: (editado)
Olá!

Se tens Co2, pode ser falta de fosfatos

Boas, tenho CO2 DIY, e os ultimos testes de PO4 q fiz tavam a 0.25. Por sinal já tenho fertilizante PO4 da HA m inda ñ comecei a usar, então só experimentar e ver o evoluir desta situação?

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

ja tens ai em casa a solução, ou parte dela...(os fosfatos) se aumentares os fosfatos vao certamente desaparecer, mas atenção, que se tiveres outras deficiencias, elas podem desaparecer e ser substituidas por outras :microwave:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
ja tens ai em casa a solução, ou parte dela...(os fosfatos) se aumentares os fosfatos vao certamente desaparecer, mas atenção, que se tiveres outras deficiencias, elas podem desaparecer e ser substituidas por outras nyah

Vou experimentar, se calhar apartir de hoje. Tenho fertilizante de PO4 e FE da HA pra utilizar, ñ comprei o K,m axo q também vou precisar (cm é sabido o de PO4 tb adiciona K em 0.21 ppm, o q é pc segundo li) Esta semana tb vou por mais 55w de luz, axo que vou mentalizar q apartir d agora podem surgir todo o tipo de situações, dsd algas ao pontapé, aos parâmetros malucos da água...a ver vamos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Vou experimentar, se calhar apartir de hoje. Tenho fertilizante de PO4 e FE da HA pra utilizar, ñ comprei o K,m axo q também vou precisar (cm é sabido o de PO4 tb adiciona K em 0.21 ppm, o q é pc segundo li) Esta semana tb vou por mais 55w de luz, axo que vou mentalizar q apartir d agora podem surgir todo o tipo de situações, dsd algas ao pontapé, aos parâmetros malucos da água...a ver vamos

Só a manha demanha começo a fertilizar, óntem e hoje introduzi novos peixes, nomeadamente um cardume de 12 cardinais. Só começo amanha porque tava a precisar de fazer uma valente TPA (troquei 30 L) e só hoje a fiz, e ñ fazia sentido fazer a TPA dps de fertilizar (Axo eu) e também ñ quis correr o risco de incomodar ainda mais os novos residentes.

Agora o que me tá a preocupar outravez é o valor de NO3 que estava acima de 50 ppm (Até estou admirado de os peixes tarem aparentemente bem), segunto o teste efectuado antes da troca de água...fiz o teste depois da TPA e pouco alterou...será que com a fertilização as plantas darão vasão a estes Nitratos?

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Boas pessoal, Tenho tido alguns problemas com algas, nos quais já falei aqui noutro tópico, mas com TPA's regulares e desde que adquiri 2 CAE's esta situação tem vindo a regredir, mas agora reparo que os vidros mesmo quando os limpo ficam sempre com uns pontinhos verdes e as folhas da minha Anúbia tão carregadas destes pontos também. Disseram-me que eram Green Spots, alguém me sabe dizer se há alguma forma de as combater e a que que se devem?

Obrigado

Boas!

Também tinha o mesmo problema. Solução: Fertiliza com PO4 e tenta manter em 0,5ppm e adiciona também com K. Elas vão desaparecendo e o NO3 vai baixar também, porque as plantas vão começar a assimilá-lo. Tem cuidado para manteres o NO3 entre os 5 e 10ppm.

Um abraço

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Publicado:
Boas!

Também tinha o mesmo problema. Solução: Fertiliza com PO4 e tenta manter em 0,5ppm e adiciona também com K. Elas vão desaparecendo e o NO3 vai baixar também, porque as plantas vão começar a assimilá-lo. Tem cuidado para manteres o NO3 entre os 5 e 10ppm.

Um abraço

Carlos Salgueiro.

Obrigado Carlos, já agora diz-me uma coisa, fertilizas qtas vezes por semana? Tava a pensar fazer inicialmente 1 vez por semana, pra ir analizando gradualmente os parâmetros, e numa fase posterior qdo isto normalizar fazer uma rotina de 2 TPA's por semana acompanhada de fertilização, q axas?

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Obrigado Carlos, já agora diz-me uma coisa, fertilizas qtas vezes por semana? Tava a pensar fazer inicialmente 1 vez por semana, pra ir analizando gradualmente os parâmetros, e numa fase posterior qdo isto normalizar fazer uma rotina de 2 TPA's por semana acompanhada de fertilização, q axas?

Cumprimentos

Bom dia,

Como poderás encontrar noutros tópicos ("a Procura é nossa amiga"), a fertilização de K é essencial junto com as outras. Os parâmetros dos fosfatos, nitratos, ferro e outros depende em parte das plantas que tens e do consumo que elas têm desses mesmos nutrientes. Embora haja quem indique alguns valores de referência, e são bons valores de partida, podes com alguma práctica fertilizar conforme vejas o desenvolvimento das plantas.

Quanto às "Green-Spot" a maneira mais simples de as remover dos vidros é através de um simples esfregão (se ainda forem recentes) senão através de uma neritinas.

Espero ter ajudado.