Hugo RSF Publicado: Abril 26, 2004 Share Publicado: Abril 26, 2004 Um aquariofilo decente saberá se meter n gramas do preparado (com os tais elementos), com quanto de salinidade ganha.. e tomará providências! É possível a qalquer aquariófilo decente sim senhora, eu por exemplo não sou e a qualquer químico decente também, mas não saberá quanto o sal aumentará pela evaporação, a não ser que a evaporação seja constante o que nunca é. É evidente que se pensarmos em medir constantemente (digo umas duas vezes por dia) a salinidade e ir corrigindo, até poderá funcionar, agora para quem, como eu, gosta de tudo o mais automatizado possível e menos complicado possível, não funciona. Para quê complicar, quando tudo pode ser "tão simples"? É isso que não percebo. Para provar que funciona? Mas isso já muitos cientístas e químicos queimaram as pestanas a comprovar, por isso, não irás descobrir nada de novo, apenas complicar o que é "tão fácil". Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Abril 26, 2004 Autor Share Publicado: Abril 26, 2004 talvez porque seja mais barato, e porque há complicações que fazem aumentar o nosso conhecimento? Hugo, quando referi aquariofilo decente, estava a referir-me a um aquariofilo que preza os habitantes dos seus aquários, se este vai meter-se num processo como o referido, terá de ter cuidado, os habitantes que mantem assim o exigem. Portanto, também serás um aquariofilo decente, quando rejeitas este tipo de processo por temeres pelo futuro dos animais... Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Abril 26, 2004 Share Publicado: Abril 26, 2004 Sim, sim eu percebi Eu não rejeito este processo por temer pela saude dos habitantes. Esse processo, como já disse funciona, não vamos descobrir nada de novo. Agora acho que não funciona em Reef, a não ser que queiramos complicar. Se a ideia é complicar então sim, força com isso. Quanto ao mais barato não sei se é bem assim! Terias de ter cloreto de calcio, terias de ter bicabornato de sódio, terias de gastar mais água de RO, terias de ter MUITO mais atenção aos parâmetros do aqua... Não sei ... Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Abril 26, 2004 Autor Share Publicado: Abril 26, 2004 Ninguém está a dizer que é algo de novo, só disse que por cá pouca gente usa... http://www.advancedaquarist.com/issues/apr...il2004/chem.htm como podes ver nestas receitas, podemos equilibrar uma mistura que corresponda aos gastos dos corais, e portanto nem precisamos de estar sempre a medir parâmetros... o que é preciso é adaptar uma receita de forma a ter o aquário o mais estável possivel, e criar uma rotina... sai mais barato sai! basta pensar no cloreto de cálcio...o sulfato de magnésio é usado como diz no tal site apenas 1 vez cada 1-2 meses... para que o rácio deste não entre em desequilibrio em relação a outros iões... mas vê o sumário desse artigo: This inexpensive two-part additive system should be useful for aquarists who want to use a two-part additive, but have been deterred by the cost of commercial systems. If you are using it, be sure to check the calcium and alkalinity values over time, even after you establish a routine that looks to do the job. Because of the uncertainty in the amount of moisture in these products when purchased, and in the amounts that you actually measure out, the system may not be perfectly balanced, and a slow drift toward elevated calcium or elevated alkalinity may take place. Measuring magnesium once in a while is also likely a good move, just in case it is being used more or less rapidly than expected. Good Luck and Happy Reefing Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Abril 26, 2004 Share Publicado: Abril 26, 2004 Using these recipes will prevent chloride (from the calcium chloride) and sodium (from the baking soda) from rising relative to the magnesium and sulfate. Preventing magnesium depletion is especially important in maintaining appropriate calcium and alkalinity in aquaria, so this third part of the additive system can be important. This solution is not perfect.(...)Using these recipes, however, sulfate will rise slightly over time, and certain other ions, such as bromide and fluoride, may decline over time. But it is a better recipe than calcium chloride and baking soda (or commercial "buffers") alone É melhor que cloreto de calcio e BS sozinhos, que é o que aqui estavamos a falar. O Farley também diz, que o melhor sistema para manter níveis de calcio e alcalinidade é adição contínua de kalk. Este sistema pode ser usado quando o kalk não chega, e apenas nessas situações. Mais cometários do mesmo autor: For example, adding calcium chloride and sodium bicarbonate will work fine, but you must fine-tune exactly how much of each you add. Consequently, more careful monitoring of calcium and alkalinity levels is necessary if you go this route. I strongly recommend that you adopt on of these in your tank maintenance routine, and then never add any other calcium or alkalinity sources unless you are certain of what you need. E existem muito mais referências a este aspecto. Aliás foi ele quem primeiro me explicou esta questão da formação de cloreto de sódio. Mais uma vez digo, não devemos complicar o que é simples. A não ser com outros fins que não a simples manutenção de um aquários de reef Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts