Reposição de cálcio e não só!

Recommended Posts

epá se eu tivesse um reef usava isto:

bicarbonato de sódio

Sulfato de magnésio

recargas para vulgares desumidificadores (cloreto de cálcio)

é tão simples que me faz pensar porque é que continuam a usar estranhos aparelhos e esquemas marados...para algo tão tão simples...

lol

http://www.advancedaquarist.com/issues/apr...il2004/chem.htm

Abraços!

Partilhar nas redes sociais

Oi..

é tão simples que me faz pensar porque é que continuam a usar estranhos aparelhos e esquemas marados...para algo tão tão simples...  

eu uso isso á anos... mas digo-te já que não é nada simples como parece ser.

Não é uma questão de ser simples ou não... é uma questão de quimica e equilibrio. E é uma questão de efeitos secundarios...

O grande problema é que ao conjugares cloreto de calcio com Bicabornato de sodio estás a usar os iões de hidroxido para o KH e os iões de calcio para o calcio. O que sobra ?? Sobra Cloreto de um lado e sodio do outro o que origina cloreto de sódio, ou seja, sal...

ou seja desequilibrios de densidade.

Outro problema... tens de ter esses dois parametros em porçoes equilibradas dentro do aqua... e sendo assim tens de dosear a quantidade certa de cada um desses quimicos para que não haja alterações significativas em ambos... o que originaria a queda de um face ou outro ou vice-versa + a possivel destabilização de PH.

Tudo isto vs o que o aqua consome tendo em conta os corais que tens...

parece facil... mas não é. A serio... é das grandes guerras que um reef tem.. o eterno equilibrio entre KH e calcio!!

Por isso alguns aquariofilistas desistem da guerra e compram os tais estranhos aparelhos apenas porque estabelizam esses dois factores continuadamente sem teres de te chatear com essa guerra... banana rock

Abraço...

se eu tivesse um reef...gostaria de o conhecer melhor!

Para mim, o facto de ter de jogar com estes elementos e com a quantidades destes para ter um sistema com os parametros correctos era muito mais gratificante!

ficaria a conhecer melhor o meu aquário!

Abraços!

Oi António! Bons olhos te "leiam" por aqui banana rock

De facto esse método já é usado há muito tempo, os alemães dão-lhe o nome de método de balling. De qualquer maneira acho mais complicado que o pinga-pinga de hc (hidróxido de cálcio). Além disso pode ser barato lá nos states. Cá se calhar não é bem assim.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Obrigado pelas boas vindas!

;)

É barato é, mesmo cá!

tenho aqui 10 kilos de refill de desumidificador

barato... nem me lembro quanto foi!

sulfato de magnésio arranjo barato depende da pureza...mas aí a 90% arranjo 10 kilos a 2 3 contos, talvez menos até..depende...

bicarbonato de sódio é precisamente como o de cima...depende da pureza, mas em grandes quantidades até se arranja bem barato

é preciso é ir aos sitios certos!

Abraços!

É isso Vitor, já falámos sobre isso e já te tinha dito. Se montares um "manozito" não precisas de grande investimento. E como tens espaço suficiente para guardar água, não terás grande dificuldades... ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Oi...

mas porque que queres logo um tao grande e logo com HQI ?? :shock:

queres experimentar, ou queres arrancar mesmo a serio...

porque se queres experimentar podes montar um menor, logo menos custo. Se for a serio monta logo um como deve ser tipo 1 metro com a tal HQI... :wink:

Abraço...

A brincar não consigo fazer as coisas como deve ser!

se eu tenho HQI com plantas (aliás HCI), e com um aquário de 150 cm, não posso começar os salgados com menos!

cheers

Abraços!

Viva,

hidroxio de calcio podes comprar na farmacia mas tem que ser PA (para analise) pois é o mais puro, fica mais barato que as embalagens de kalk.

Sérgio Dantas

Abraços

Eu já comprei hc (PA) numa farmácia e não foi nada barato. Um kilo custou 10cts há bastantes anos.

Na altura tiveram que encomendar aquilo de propósito e é provável que tenha pago alguma coisa pelo transaporte, talvez tenha contribuido para o preço ser tão alto...

O problema dessas coisas é que ficam sempre a olhar para nós como se fossemos ET's e querem sempre saber para que queremos aquilo. Não é muito agradável estar a explicar ao farmaceutico que é para meter num aquário para fazer crescer corais, etc. ainda por cima quando normalmente há mais gente para ser atendida a ouvir a conversa.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

sinceramente se fosse agora meter-me nos corais era com cloreto de cálcio...e com o resto dos elementos para equilibrar (bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio)...

:twisted:

sai mais barato!

Eu posso jurar que é extremamente fácil produzir cloreto de cálcio com elevada pureza, mas demasiada pureza, i.e. tipo 99.9% é desnecessária.

desde que o resto não seja veneno, e se isso acontecer não será concerteza consequência da matéria prima utilizada (calcário e sal)!

vão comprar um qualquer cloreto de cálcio a um hiper (na zona dos desumidificadores), haverá marcas diferentes mas o CaCl é puro o suficiente, garanto!

Sulfato de Magnésio, não será necessário grandes quantidades (ao nivel do cálcio), e portanto podemos comprar em menores quantidades, e mesmo extremamente puro fica barato (menos quantidades)!

Mas continuo a achar que demasiada pureza (depende como é óbvio do tipo de impurezas), não será necessária.

Não queiram 99.999% de perfeição, quando podiam fazer o mesmo com 98 ou 99% sabendo que o resto (1-2%) é materiais vulgares na crosta terrestre e nos oceanos...

Será ridiculo!

Nem o mar é assim tão perfeito!

Aqui a pureza e a perfeição levadas ao limite são mas é um factor depenante dos bolsos do aquariofilo!

:twisted:

portanto recapitulando:

Bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio arranjam num distribuidor de material laboratório próximo, se quiserem mais pureza...tÊm de pagar!

:D

Cloreto de cálcio basta recargas para desumidificadores...

É a minha opinião...mas como nunca tive reefs na vida...podem discordar à vontade

:D

Abraços!

E já discordámos :)

Já dissemos mais que uma vez que cloreto de calcio com bicabornato de sódio, acaba por dar cloreto de sódio, ou seja: SAL!

Isto vai fazer com que a salinidade aumente para valores letais para peixes e corais.

É precisamente por esta razão, que muitos tem crashs em aquários re reef e por esta mesma razão algumas pessoas não aconselham o uso de Bicabornato de sódio no aquário. Isto porque a grande maioria dos produtos aquariófilos balanceados que se usam para aumentar o calcio, são precisamente cloreto de calcio e depois em conjugação com BS, dá no que dá.

O BS, que eu saiba, não tem problema nenhum em ser usado, aliás é um óptimo meio para aumentar kh, agora não pode ser usado com balanceadores que contenham cloreto de calcio. :)

E se a salinidade aumentar de uma forma mais rápida que a evaporação acontece?

Chegas a uma altura e tens água a mais para aquário a menos... :)

Para além do facto de ser um processo muito trabalhoso, complicado e de difícil precisão. Se j+á dosear kalk é complicado, faço ideia um processo desse tipo...

No mínimo, terias de ter um medidor de salinidade (ou condutividade) ligado a uma bomba, que fossedoseando água de RO/DI cada vez que a salinidade atingir um certo valor crítico. E depois um controlador de nível que controlasse o nível do aquario, ligado a outra bomba para retirar água salgada do aqua, para poder "lá caber" a água de RO. Simples não? ;)

Nisto aqui nem digo para tentares, porque muitos já tentaram e procurando um pouco pela net, conseguimos ler relatos bem tristes :)

Mas continuo a dizer-te para montares um reef, com areia da praia e isso tudo que já falámos várias vezes :)

Olha, eu se calhar vou montar um nano-reef da nossa costa ;)

não creio que seja assim tão complicado!

salinidade a mais?

Um aquariofilo decente saberá se meter n gramas do preparado (com os tais elementos), com quanto de salinidade ganha..

e tomará providências!

exemplo retirar água do aquário e juntar água de osmose!

No entanto não será assim tanto sal...

:)

acredita em mim!

Pode ser mais dificil não sei, mas para mim teremos um controlo muito maior!

...provavelmente irei usear areias mais porosas...não será portanto a tal areia que te tinha falado, mas estamos a falar de um projecto futuro, quando o realizar posto aqui os progressos..

É verdade, concorram ao aquário salgado do mês...

:)

Do que é que você estão à espera?

Abraços!