Recommended Posts

Publicado

epá se eu tivesse um reef usava isto:

bicarbonato de sódio

Sulfato de magnésio

recargas para vulgares desumidificadores (cloreto de cálcio)

é tão simples que me faz pensar porque é que continuam a usar estranhos aparelhos e esquemas marados...para algo tão tão simples...

lol

http://www.advancedaquarist.com/issues/apr...il2004/chem.htm

Abraços!

Publicado:

Oi..

é tão simples que me faz pensar porque é que continuam a usar estranhos aparelhos e esquemas marados...para algo tão tão simples...  

eu uso isso á anos... mas digo-te já que não é nada simples como parece ser.

Não é uma questão de ser simples ou não... é uma questão de quimica e equilibrio. E é uma questão de efeitos secundarios...

O grande problema é que ao conjugares cloreto de calcio com Bicabornato de sodio estás a usar os iões de hidroxido para o KH e os iões de calcio para o calcio. O que sobra ?? Sobra Cloreto de um lado e sodio do outro o que origina cloreto de sódio, ou seja, sal...

ou seja desequilibrios de densidade.

Outro problema... tens de ter esses dois parametros em porçoes equilibradas dentro do aqua... e sendo assim tens de dosear a quantidade certa de cada um desses quimicos para que não haja alterações significativas em ambos... o que originaria a queda de um face ou outro ou vice-versa + a possivel destabilização de PH.

Tudo isto vs o que o aqua consome tendo em conta os corais que tens...

parece facil... mas não é. A serio... é das grandes guerras que um reef tem.. o eterno equilibrio entre KH e calcio!!

Por isso alguns aquariofilistas desistem da guerra e compram os tais estranhos aparelhos apenas porque estabelizam esses dois factores continuadamente sem teres de te chatear com essa guerra... banana rock

Abraço...

Publicado:

se eu tivesse um reef...gostaria de o conhecer melhor!

Para mim, o facto de ter de jogar com estes elementos e com a quantidades destes para ter um sistema com os parametros correctos era muito mais gratificante!

ficaria a conhecer melhor o meu aquário!

Abraços!

Publicado:

Oi António! Bons olhos te "leiam" por aqui banana rock

De facto esse método já é usado há muito tempo, os alemães dão-lhe o nome de método de balling. De qualquer maneira acho mais complicado que o pinga-pinga de hc (hidróxido de cálcio). Além disso pode ser barato lá nos states. Cá se calhar não é bem assim.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Obrigado pelas boas vindas!

;)

É barato é, mesmo cá!

tenho aqui 10 kilos de refill de desumidificador

barato... nem me lembro quanto foi!

sulfato de magnésio arranjo barato depende da pureza...mas aí a 90% arranjo 10 kilos a 2 3 contos, talvez menos até..depende...

bicarbonato de sódio é precisamente como o de cima...depende da pureza, mas em grandes quantidades até se arranja bem barato

é preciso é ir aos sitios certos!

Abraços!

Publicado:

sim... até se arranja barato Manklit...

o bicabornato então ?? é baratissimo... ;)

Vá Vitor... monta lá um reef... :wink:

Abraço...

Publicado:

É isso Vitor, já falámos sobre isso e já te tinha dito. Se montares um "manozito" não precisas de grande investimento. E como tens espaço suficiente para guardar água, não terás grande dificuldades... ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Oi...

mas porque que queres logo um tao grande e logo com HQI ?? :shock:

queres experimentar, ou queres arrancar mesmo a serio...

porque se queres experimentar podes montar um menor, logo menos custo. Se for a serio monta logo um como deve ser tipo 1 metro com a tal HQI... :wink:

Abraço...

Publicado:

Viva,

hidroxio de calcio podes comprar na farmacia mas tem que ser PA (para analise) pois é o mais puro, fica mais barato que as embalagens de kalk.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

o problema é em que farmácia. Eu farto-me de correr farmácias à procura dele e não encontro. O mesmo se passou para encontrar azul de metileno que há uns anos todas as farmácias tinham, agora tive de encomendar.

Publicado:

Eu já comprei hc (PA) numa farmácia e não foi nada barato. Um kilo custou 10cts há bastantes anos.

Na altura tiveram que encomendar aquilo de propósito e é provável que tenha pago alguma coisa pelo transaporte, talvez tenha contribuido para o preço ser tão alto...

O problema dessas coisas é que ficam sempre a olhar para nós como se fossemos ET's e querem sempre saber para que queremos aquilo. Não é muito agradável estar a explicar ao farmaceutico que é para meter num aquário para fazer crescer corais, etc. ainda por cima quando normalmente há mais gente para ser atendida a ouvir a conversa.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Eu posso jurar que é extremamente fácil produzir cloreto de cálcio com elevada pureza, mas demasiada pureza, i.e. tipo 99.9% é desnecessária.

desde que o resto não seja veneno, e se isso acontecer não será concerteza consequência da matéria prima utilizada (calcário e sal)!

vão comprar um qualquer cloreto de cálcio a um hiper (na zona dos desumidificadores), haverá marcas diferentes mas o CaCl é puro o suficiente, garanto!

Sulfato de Magnésio, não será necessário grandes quantidades (ao nivel do cálcio), e portanto podemos comprar em menores quantidades, e mesmo extremamente puro fica barato (menos quantidades)!

Mas continuo a achar que demasiada pureza (depende como é óbvio do tipo de impurezas), não será necessária.

Não queiram 99.999% de perfeição, quando podiam fazer o mesmo com 98 ou 99% sabendo que o resto (1-2%) é materiais vulgares na crosta terrestre e nos oceanos...

Será ridiculo!

Nem o mar é assim tão perfeito!

Aqui a pureza e a perfeição levadas ao limite são mas é um factor depenante dos bolsos do aquariofilo!

:twisted:

portanto recapitulando:

Bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio arranjam num distribuidor de material laboratório próximo, se quiserem mais pureza...tÊm de pagar!

:D

Cloreto de cálcio basta recargas para desumidificadores...

É a minha opinião...mas como nunca tive reefs na vida...podem discordar à vontade

:D

Abraços!

Publicado:

E já discordámos :)

Já dissemos mais que uma vez que cloreto de calcio com bicabornato de sódio, acaba por dar cloreto de sódio, ou seja: SAL!

Isto vai fazer com que a salinidade aumente para valores letais para peixes e corais.

É precisamente por esta razão, que muitos tem crashs em aquários re reef e por esta mesma razão algumas pessoas não aconselham o uso de Bicabornato de sódio no aquário. Isto porque a grande maioria dos produtos aquariófilos balanceados que se usam para aumentar o calcio, são precisamente cloreto de calcio e depois em conjugação com BS, dá no que dá.

O BS, que eu saiba, não tem problema nenhum em ser usado, aliás é um óptimo meio para aumentar kh, agora não pode ser usado com balanceadores que contenham cloreto de calcio. :)

Publicado:

E se a salinidade aumentar de uma forma mais rápida que a evaporação acontece?

Chegas a uma altura e tens água a mais para aquário a menos... :)

Para além do facto de ser um processo muito trabalhoso, complicado e de difícil precisão. Se j+á dosear kalk é complicado, faço ideia um processo desse tipo...

No mínimo, terias de ter um medidor de salinidade (ou condutividade) ligado a uma bomba, que fossedoseando água de RO/DI cada vez que a salinidade atingir um certo valor crítico. E depois um controlador de nível que controlasse o nível do aquario, ligado a outra bomba para retirar água salgada do aqua, para poder "lá caber" a água de RO. Simples não? ;)

Nisto aqui nem digo para tentares, porque muitos já tentaram e procurando um pouco pela net, conseguimos ler relatos bem tristes :)

Mas continuo a dizer-te para montares um reef, com areia da praia e isso tudo que já falámos várias vezes :)

Olha, eu se calhar vou montar um nano-reef da nossa costa ;)

Publicado:

não creio que seja assim tão complicado!

salinidade a mais?

Um aquariofilo decente saberá se meter n gramas do preparado (com os tais elementos), com quanto de salinidade ganha..

e tomará providências!

exemplo retirar água do aquário e juntar água de osmose!

No entanto não será assim tanto sal...

:)

acredita em mim!

Pode ser mais dificil não sei, mas para mim teremos um controlo muito maior!

...provavelmente irei usear areias mais porosas...não será portanto a tal areia que te tinha falado, mas estamos a falar de um projecto futuro, quando o realizar posto aqui os progressos..

É verdade, concorram ao aquário salgado do mês...

:)

Do que é que você estão à espera?

Abraços!