tcarita Publicado Junho 23, 2007 Share Publicado Junho 23, 2007 Oi pessoal tenho um aquario de 200L tem um mês e meio... estive a ler antes de fazer as perguntas logo não estou aqui feito choradinho mas sim se o que eu vou fazer está certo... a ver se deixo de ser nabo cus peixes.. Tenho poucas plantas 3 fetos de java e duas outra de folhas redondas (nao encontro o papel com o nome), e um tronco com uma de cada agarrada. Peixes tenho 7 rasboras, 4 bettas pequenos e hoje puz estes bichos para ver se resolvia o meu problema: 2 Beaufortia Levertti e 2 Plecostomous Zebra estes dois ultimos vius agarrarem-se as folhas e nunca mais os vi, os outros dois estão sempre a limpar o vidro com mais algas. PH 7,2 Amonia 0 GH 140 KH 80 Nitritos 0,1 Nitratos 5 Fosfatos 1 mg/l As algas que tenho sao (listinha ) Umas brancas tipo teia de aranha agaram-se a uma pedra e a zona do CO2 Umas castanhas tipo filamentos, agarram-se ao areao do fundo e plantas umas castanhas tipo tufo que se alojam nas nervuras das plantas. Manchas esverdeadas nos vidros e uns fios fininho tipo teia de aranha que atravessam o aquario. Os testes de Nitratos e fosfatos só os arranjei hoje. Eu concerteza dou comida a mais mas se nao desse os Betas nao comiam porque os rasboras tão sempre a abrir por todo o lado e os bettas tavam fraquinhos da viagem de singapura num pacote de correio e ficavam pelo chão só qd passaca comida eles comiam (agora tão bem por isso nao dou comida a mais. Outra asneira foi qd plantei (e eu tenho subestrato) resolvi por um um fertiliante aquatico e tou a ver que foi asneira... A minha ideia era fazer uma muda de agua de 25% a 50% hoje com aspiração e depois voltar a a mudar daqui a 2, 3 dias Algum concelho mais? --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DJay Publicado: Junho 23, 2007 Share Publicado: Junho 23, 2007 sim, fazes a mudança das aguas, que pode ser de 2 em 2 dias, mas se poderes limpares as algas para acelerar o processo e se o teu plecostomus for daquele que pode ajudar na limpeza raspando as algas deixe de o alimentar durantre 2 ou 3 dias isto se ele estiver em optimas condições porque pelo que percebi é muita e de vários tipos algas, experimenta fazer assim e vai vendo como é que corre isso é o que eu penso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Junho 24, 2007 Share Publicado: Junho 24, 2007 O teu aquario beneficiava e muito com CO2 e provavelmente com uma agua mais mole. Acho que foi um pouco precipitada a adição das Beaufortia leveretti, se ainda tens presença de nitritos... mais plantinhas tambem vão ajudar no combate ás algas. E esses plecos, vão comer certas algas, outras mandam-tas comer a ti e quando crescerem.... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Junho 24, 2007 Share Publicado: Junho 24, 2007 que iluminaçao tens.. e quantas horas/dia as tens ligadas Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 que iluminaçao tens.. e quantas horas/dia as tens ligadas t8 25w 18.000k e outra de 25w mais fraca... ta ligada 12h --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 O teu aquario beneficiava e muito com CO2 e provavelmente com uma agua mais mole. Acho que foi um pouco precipitada a adição das Beaufortia leveretti, se ainda tens presença de nitritos...mais plantinhas tambem vão ajudar no combate ás algas. E esses plecos, vão comer certas algas, outras mandam-tas comer a ti e quando crescerem.... Eu co2 tenho, tá é desligado porque as algas atacaram o co2 de tal maneira que deixou de funcionar, em vez de a bolha percorer as calha aquilo acumulava tudo e depois saia uma grande... --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Junho 24, 2007 Share Publicado: Junho 24, 2007 t8 25w 18.000k e outra de 25w mais fraca... ta ligada 12h boas a iluminaçao q tens é mt fraca para o teu aqua de 200LT e essa temperatura de cor (18000k) nao serve para as plantas... Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 Acho que foi um pouco precipitada a adição das Beaufortia leveretti, se ainda tens presença de nitritos...mais plantinhas tambem vão ajudar no combate ás algas. E esses plecos, vão comer certas algas, outras mandam-tas comer a ti e quando crescerem.... todas as medições do aquario desde a 1 mês tem sempre os nitrito a 0,1, nuca mudaram, logo fico um coche perdido. E supostamente os plecos zebra nao crescem tanto, isto se for um plexo zebra parece-me mais uma Chinese Hillstream Loach --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 boas a iluminaçao q tens é mt fraca para o teu aqua de 200LT e essa temperatura de cor (18000k) nao serve para as plantas... mais uma igual já dava? --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Junho 24, 2007 Share Publicado: Junho 24, 2007 Boas! As algas geralmente aparecem pois ganham a competição com as plantas. De inicio deve-se pôr o máximo de plantas possível de maneira a que as plantas levem logo avanço. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DJay Publicado: Junho 24, 2007 Share Publicado: Junho 24, 2007 Vivas. Se as algas entupiram a saída de CO2, tenta limpar e põe a funcionar novamente Quanto as Plantas, se houver muitas é bom mas as melhores são os de crescimento rápido e aí se calhar terias que aumntar o nº de watt na iluminação (as de 18000 não são aconselhaveis, pelo menos até 6500K) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 24, 2007 Share Publicado: Junho 24, 2007 mais uma igual já dava? Olá, se procurares aqui no fórum hás-de encontrar montes deinformação a falar do tipo de iluminação em função das necessidades de cada tipo de Aqua, só peixes, com plantas, c poucas plantas, mtas plantas, plantas q precisam d mta luz, etc. Normalmente faz-se a proporção de 0.5 a 1W de potência por litro d Água, no teu caso seriam, 100w a 200w conforme o q plantares. Cm disse o Godlike e o Djay 18000W ñ servem pra plantas e arrisco em dizer q são lâmpadas boas pras algas desenvolverem inda mais. Usa lâmpadas de 4500K a 10000K (Se usares lâmpadas de espectro único usa as de 6500K) Boa sorte c essas malvadas CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 Olá, se procurares aqui no fórum hás-de encontrar montes deinformação a falar do tipo de iluminação em função das necessidades de cada tipo de Aqua, só peixes, com plantas, c poucas plantas, mtas plantas, plantas q precisam d mta luz, etc. Normalmente faz-se a proporção de 0.5 a 1W de potência por litro d Água, no teu caso seriam, 100w a 200w conforme o q plantares. Cm disse o Godlike e o Djay 18000W ñ servem pra plantas e arrisco em dizer q são lâmpadas boas pras algas desenvolverem inda mais. Usa lâmpadas de 4500K a 10000K (Se usares lâmpadas de espectro único usa as de 6500K) Boa sorte c essas malvadas fogo, fico mesmo baralhado com essas coisas das luzes :-/ ja li o forum mas fiquei baralhado na mesma alias nsa loja venderam-me uma Marine glow que quase não tem espectro nenhum :-/ --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 Vivas.Se as algas entupiram a saída de CO2, tenta limpar e põe a funcionar novamente Quanto as Plantas, se houver muitas é bom mas as melhores são os de crescimento rápido e aí se calhar terias que aumntar o nº de watt na iluminação (as de 18000 não são aconselhaveis, pelo menos até 6500K) ok a minha calha só tem sitio para 2 luzes de 75cms por isso fico limitado acho que o maximo é 25W... e o espectro de cor que deveria por era mais baixo? tava a pensar que mais alto melhor... De qualquer maneira deviam ser dias de 6500K? --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 Já agora, ontem mudei 30% da agua e a unica coisa que mudou foram os fosfatos, de 1 ppm para 0.5 ppm --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 25, 2007 Share Publicado: Junho 25, 2007 fogo, fico mesmo baralhado com essas coisas das luzes :-/ ja li o forum mas fiquei baralhado na mesma alias nsa loja venderam-me uma Marine glow que quase não tem espectro nenhum :-/ A marine glo tem um espectro altissimo pra plantas (18000k), cm o próprio nome diz são lâmpadas usadas em Aquas de salgados para plantas e corais em água salgada, possivelmente essa lâmpada também te está a ajudar a proliferar as algas. CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MakoShark2 Publicado: Junho 25, 2007 Share Publicado: Junho 25, 2007 (editado) Esse CO2, se é o kit da Nutrafin penso que é recomendado para aquários até ao máximo de 70lts. Para começar, TPA's frequentes. Poda das folhas mais problemáticas ou mesmo remoção das plantas que estejam mais "contaminadas". Como adicionais, sugeria: - mais plantas. - CO2 em quantidade suficiente. - T8 por volta de 4000K + T8 por volta de 9000K. - fertilização líquida. Cumps. Editado Junho 25, 2007 por MakoShark2 Daniel Santos (aka MakoShark2). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tcarita Publicado: Junho 25, 2007 Autor Share Publicado: Junho 25, 2007 Esse CO2, se é o kit da Nutrafin penso que é recomendado para aquários até ao máximo de 70lts. Para começar, TPA's frequentes. Poda das folhas mais problemáticas ou mesmo remoção das plantas que estejam mais "contaminadas". Como adicionais, sugeria: - mais plantas. - CO2 em quantidade suficiente. - T8 por volta de 4000K + T8 por volta de 9000K. - fertilização líquida. Cumps. Ok.. agora eu aos peixes sei ver a quantidade de comida que dou... se em 2minutos não comerem tudo é porque foi comida a mais.. mas nas plantas? --==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==-- ::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :: O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MakoShark2 Publicado: Junho 26, 2007 Share Publicado: Junho 26, 2007 Ok.. agora eu aos peixes sei ver a quantidade de comida que dou... se em 2minutos não comerem tudo é porque foi comida a mais.. mas nas plantas? Suponho que te estás a referir à fertilização líquida. Para começar podes comprar um fertilizante líquido tipo composto (com todos os nutrientes principais) e seguir a dosagem recomendada. Depois vais ajustando a dosagem consoante os resultados. Não podes é prescindir do CO2. Ou seja a fertilização só faz sentido se forneceres às plantas o CO2 adequado. Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts