Placa De Esferovite Para Proteger Fundo.

Recommended Posts

Estou prestes a montar um aqua de ciclídeos africanos.

Sendo a decoração constituída maioritariamente por pedras (bem pesadas) e sabendo que os peixitos do Malawi gostam

bastante de "procurar minério", é normal proteger o vidro de baixo com um material próprio.

Já li sobre a comum placa de esferovite onde se assentam por cima as pedras.

Parece-me ser uma solução boa, até pq alivia um pouco o peso das pedras sobre vidro (já agora, um vidro laminado de 10mm

é coisa para aguentar quantos quilos?). A minha dúvida é se este tipo de material é inerte (não altera as propriedades da água)

e se com o passar do tempo não se irá desfazer e causar problemas?

Obg.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Partilhar nas redes sociais

Olá!

Já experimentaste Roofmate?

É tipo esperovite mas mais compacto por isso é muito mais difíil desfazer-se!

Como é usado como material de isolamento em construção civil encontras placas à venda em qualquer loja de materiais de construção!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Convém é meter qualquer coisa (esferovite ou cartão) entre a base do aquário e onde este permanece.

Em vez de fazeres o "monte" de pedra sobre o vidro e depois meter a areia à volta, porque não metes as pedras sobre a areia, ou seja, porque não metes a areia na quantidade desejada e depois metes as pedrasem cima dela? Eu fiz assim..

Além disso, os gajos só vão remexer onde há areia e fazer covas debaixo das pedras, não andam a transportar os calhaus de um lado para o outro e muito menos esgravatar no vidro! ;)

cumprimentos,

Miguel Reis

EDIT:

Como é usado como material de isolamento em construção sivil encontras placas à venda em qualquer loja de materiais de construção!

civil escreve-se com c e não com s :)

Editado por Miguel Reis

ola,eu no meu pus uma placa de acrilico que comprei no maxmat.

o meu aquario e de 120*40,e a placa mandei cortar lá com a medida de 110*30,por isso não se ve nada.

tenho perto de 60 kilos em grandes calhaus.

por isso acho que tas a vontade :)

Rui Afonso

Pessoal, obg pelo feedback.

Uma vez que parece que a esferovite é inerte e seguro dentro de um aquário, acho que vou optar pela solução "híbrida".

Ou seja, placa de esferovite com placa de acrílico por cima, e finalmente as pedras sobre a última (que poderão ser coladas com silicone).

O esferovite vai aliviar um pouco o peso sobre o vidro e o acrílico va funcionar como barreira para as escavações dos cíclideos africanos (no caso Mbunas).

Mais uma vez obg.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Convém é meter qualquer coisa (esferovite ou cartão) entre a base do aquário e onde este permanece.

Em vez de fazeres o "monte" de pedra sobre o vidro e depois meter a areia à volta, porque não metes as pedras sobre a areia, ou seja, porque não metes a areia na quantidade desejada e depois metes as pedrasem cima dela? Eu fiz assim..

Além disso, os gajos só vão remexer onde há areia e fazer covas debaixo das pedras, não andam a transportar os calhaus de um lado para o outro e muito menos esgravatar no vidro! :cry:

cumprimentos,

Miguel Reis

EDIT:

civil escreve-se com c e não com s :cry:

LOL!

Felizmente sei bem como se escreve, é o que dá responder cheio de sono...

De qualquer maneira obrigado pelo aviso! :cry:

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!