Recommended Posts

Publicado

Boas

Estou a tratar um tronco de grandes dimensoes de Marmeleiro.

Nao tem sido tarefa facil, dada a dimensao, mas após varias sessoes de descasque e uma lixadela, esta finalmente dentro de agua.

Tenho um dentro de agua, num cesto de vindima de plastico (dos maiores) mas mesmo assim esta parcialmente fora de agua (cerca de 25%).

Levou agua quente do esquentador, visto que ferve-lo esta fora de questao - nao ha panela para este tamanho todo... e ainda vou repetir este processo, as vezes que for necessario até aparentemente deixar de ter coloraçao.

No entanto dada a dua configuraçao nao vou conseguir demolha-lo como deve ser na sua totalidade.

Poderá a sua introduçao ter efeitos nefastos na fauna?

Ou terá apenas efeitos a nivel da coloraçao? (Isso para mim já nao seria preocupante...)

Publicado:

Não precisas de meter o tronco na panela para o ferver. Ferves a água e mandas para cima do tronco. Faz o mesmo efeito.

Se nao cabe todo vai o rodando. Uma semana um lado, depois na outra viras.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Não precisas de meter o tronco na panela para o ferver. Ferves a água e mandas para cima do tronco. Faz o mesmo efeito.

Se nao cabe todo vai o rodando. Uma semana um lado, depois na outra viras.

Ok vou tentar, fazer isso e tentar ter a pacienciencia suficiente para fazer a coisa como deve ser...

Trocado obrigado tambem pela dica, pelo menos até o rodar na totalidade uma vez vou acrescentar sal.

Publicado:
Ok vou tentar, fazer isso e tentar ter a pacienciencia suficiente para fazer a coisa como deve ser...

Trocado obrigado tambem pela dica, pelo menos até o rodar na totalidade uma vez vou acrescentar sal.

A utilização do sal só deverá ser efectuada quando se ferve o tronco, se não o consegues ferver não utilizes sal

Limita-te a deixar o tronco submerso e troca a água com frequência

Quanto aos taninos libertados pelo tronco, não faz mal a fauna e flora é somente uma questão estética

Paul07

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Publicado:

GOLF_inho tenho acrescentado sal com a intençao de matar possivel "bicharada"... Até porque quando o lixei verifiquei peuqenos vestigios de algum tipo de bicho da madeira ;):) .

A opçao da agua quente do esquentador é para mim a opçao mais viavel, porque mesmo a ferver a agua panela a panela, seria um processo moroso.

Fico tambem satisfeito pelos taninos terem apenas efeito estéticos, e nao efeitos negativos nos habitantes do aquario.

Ontem mudei a agua e virei o tronco pela segunda vez :) , mas dada a configuraçao dele ainda terei que fazer uma terceira viragem...

Publicado:
Boas

Estou a tratar um tronco de grandes dimensoes de Marmeleiro.

Nao tem sido tarefa facil, dada a dimensao, mas após varias sessoes de descasque e uma lixadela, esta finalmente dentro de agua.

Tenho um dentro de agua, num cesto de vindima de plastico (dos maiores) mas mesmo assim esta parcialmente fora de agua (cerca de 25%).

Levou agua quente do esquentador, visto que ferve-lo esta fora de questao - nao ha panela para este tamanho todo... e ainda vou repetir este processo, as vezes que for necessario até aparentemente deixar de ter coloraçao.

No entanto dada a dua configuraçao nao vou conseguir demolha-lo como deve ser na sua totalidade.

Poderá a sua introduçao ter efeitos nefastos na fauna?

Ou terá apenas efeitos a nivel da coloraçao? (Isso para mim já nao seria preocupante...)

Mete-o na banheira....com agua quente e sal.... foi o que eu já fiz com um problema semelhante.... mas eu tenho a sorte de ter duas e uma quase nao é utilizada

.: removida a assinatura. Limite 100pixel :. MM

Luís Ranito

Publicado:
Mete-o na banheira....com agua quente e sal.... foi o que eu já fiz com um problema semelhante.... mas eu tenho a sorte de ter duas e uma quase nao é utilizada

A patroa nao deixa... :D :D

E nao quero engrossar as fileiras de violencia domestica aqui do forum... ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!