Pedro Sacadura Publicado Junho 23, 2007 Share Publicado Junho 23, 2007 (editado) olá,estava a pensar por um filtro uv no meu aquario,a duvida é a seguinte: posso comprar uma lampada uv(15w),uma calha,e apenas apontá-la para a mangueira out do filtro?ou é preciso mais alguma coisa? tenh um aqua de 100 lt e um filtro eheim 2213 classic...que potencia deve ter a lampada?quantas horas deve estar ligada?o meu aquario tem um cardume de cerca de 25 cardinais e 2 discus Editado Junho 23, 2007 por Sacaa Citar Abraço, P.L.U.R. Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981 "Money can´t buy skills" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 23, 2007 Share Publicado: Junho 23, 2007 Isso não é bem assim, primeiro pelo sim pelo não vais ter de arranjar maneira de tapares a lampada para não levares com a luz, dizem que não faz mal mas não arrisco, depois ver a melhor forma da água passar pela lampada quando esta estiver ligada. A lampada tem de ser UV germicida de 10 a 15w depende do tamanho do aquário, UV normal não serve, nem aquelas para ver se as notas são falsas. Podes encontrar alguns bons projectos aqui pelo fórum. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Junho 23, 2007 Share Publicado: Junho 23, 2007 cuidado! Não é uma lâmpada UV do género das que se usam no modding dos PCs. É uma germicida - que MATA, a sua luz não pode ficar por aí à solta, mata as algas/fungos/vírus/bactérias e danifica TODA a matéria bioológica - incluindo a humana. A luz UV-C tem que ficar contida, em geral num tubo opaco por onde circula a água. Quanto a apontares a luz UV para o tubo de água, bem, a imensa maioria desses tubos são opacos ou semi-opacos ao UV-C, ou seja, não deixam passar or UV-C, como tal esse método não serve (só serviria para apanhares queimaduras que te levariam ao hospital) Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
netmaniac Publicado: Junho 26, 2007 Share Publicado: Junho 26, 2007 Só para quem não sabe este espectro de luz pode cegar se exposto muito tempo , equivale a olhar a luz do sol direto sem proteção , obrigado . Muito cuidado nos DIY´s que pensarem , (qualquer raio UV em excesso é prejudicial senão for usado(direcionado,controlado para o efeito pretendido) , abraços. José Palma Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
GOLF_inho Publicado: Junho 26, 2007 Share Publicado: Junho 26, 2007 olá,estava a pensar por um filtro uv no meu aquario,a duvida é a seguinte:posso comprar uma lampada uv(15w),uma calha,e apenas apontá-la para a mangueira out do filtro?ou é preciso mais alguma coisa? tenh um aqua de 100 lt e um filtro eheim 2213 classic...que potencia deve ter a lampada?quantas horas deve estar ligada?o meu aquario tem um cardume de cerca de 25 cardinais e 2 discus DIY Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts