Recommended Posts

olá,estava a pensar por um filtro uv no meu aquario,a duvida é a seguinte:

posso comprar uma lampada uv(15w),uma calha,e apenas apontá-la para a mangueira out do filtro?ou é preciso mais alguma coisa?

tenh um aqua de 100 lt e um filtro eheim 2213 classic...que potencia deve ter a lampada?quantas horas deve estar ligada?o meu aquario tem um cardume de cerca de 25 cardinais e 2 discus

Editado por Sacaa

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Partilhar nas redes sociais

Isso não é bem assim, primeiro pelo sim pelo não vais ter de arranjar maneira de tapares a lampada para não levares com a luz, dizem que não faz mal mas não arrisco, depois ver a melhor forma da água passar pela lampada quando esta estiver ligada. A lampada tem de ser UV germicida de 10 a 15w depende do tamanho do aquário, UV normal não serve, nem aquelas para ver se as notas são falsas. Podes encontrar alguns bons projectos aqui pelo fórum.

cuidado! Não é uma lâmpada UV do género das que se usam no modding dos PCs. É uma germicida - que MATA, a sua luz não pode ficar por aí à solta, mata as algas/fungos/vírus/bactérias e danifica TODA a matéria bioológica - incluindo a humana. A luz UV-C tem que ficar contida, em geral num tubo opaco por onde circula a água.

Quanto a apontares a luz UV para o tubo de água, bem, a imensa maioria desses tubos são opacos ou semi-opacos ao UV-C, ou seja, não deixam passar or UV-C, como tal esse método não serve (só serviria para apanhares queimaduras que te levariam ao hospital)

Só para quem não sabe este espectro de luz pode cegar se exposto muito tempo , equivale a olhar a luz do sol direto sem proteção , obrigado . Muito cuidado nos DIY´s que pensarem , (qualquer raio UV em excesso é prejudicial senão for usado(direcionado,controlado para o efeito pretendido) , abraços.

José Palma

olá,estava a pensar por um filtro uv no meu aquario,a duvida é a seguinte:

posso comprar uma lampada uv(15w),uma calha,e apenas apontá-la para a mangueira out do filtro?ou é preciso mais alguma coisa?

tenh um aqua de 100 lt e um filtro eheim 2213 classic...que potencia deve ter a lampada?quantas horas deve estar ligada?o meu aquario tem um cardume de cerca de 25 cardinais e 2 discus

DIY ;)

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!