Jose Ribeiro Publicado Junho 22, 2007 Publicado Junho 22, 2007 (editado) Como eliminar as algas do tipo esverdeadas que se agarram as plantas e as rochas. Me ajudem agora no inicio que depois é mais dificil. O Aquário é de 216L, a Luz está 10Horas ligada, CO2 24Horas. Obrigado. Editado Junho 23, 2007 por Jose Ribeiro Visite a nossa comunidade
andrecardoso Publicado: Junho 22, 2007 Publicado: Junho 22, 2007 Como eliminar as algas do tipo esverdeadas que se agarram as plantas e as rochas.Me ajudem agora no inicio que depois é mais dificil. O Aquário é de 216L, a Luz está 10Horas ligada, CO2 24Horas. Obrigado. valores de PO4 e NO3 ? Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
Jose Ribeiro Publicado: Junho 23, 2007 Autor Publicado: Junho 23, 2007 Viva aqui ponho os niveis do aqua tirados às 16:16 de sábado, 23 de Junho de 2007 Fe - mg/l=0,1 KH- mg/l=0,3 NO3 - mg/l=100 NO2- mg/l=0,0 PO4 - mg/l=2,0 PH-6,22 NH3-NH4-mg/l=0,0 Abraço Visite a nossa comunidade
Ruymig77 Publicado: Junho 23, 2007 Publicado: Junho 23, 2007 Como eliminar as algas do tipo esverdeadas que se agarram as plantas e as rochas.Me ajudem agora no inicio que depois é mais dificil. O Aquário é de 216L, a Luz está 10Horas ligada, CO2 24Horas. Obrigado. A solução que usei e a mais natural sem usar quimicos...(e claro q depende dos peixes de tiveres la dentro), mas o que eu fiz foi por duas caridinas japónicas, mas para os teu aquario pelo menos 4 visto teres o dobro de capacidade que eu tinha na altura, mas se o fizeres tens de ter cuidado com as plantas, pois assim que elas acabarem com as algas viram-se ás plantas Mas enfim esta sera a melhor maneira recorrendo a natureza e partindo do principio que os teus peixes nao sao grandes o suficiente para comer as caridinas...... E sempre melhor a ajuda da natureza do que de quimicos. Abraços Rui Cost...
Luis carrilho Publicado: Junho 23, 2007 Publicado: Junho 23, 2007 A solução que usei e a mais natural sem usar quimicos...(e claro q depende dos peixes de tiveres la dentro), mas o que eu fiz foi por duas caridinas japónicas, mas para os teu aquario pelo menos 4 visto teres o dobro de capacidade que eu tinha na altura, mas se o fizeres tens de ter cuidado com as plantas, pois assim que elas acabarem com as algas viram-se ás plantas Mas enfim esta sera a melhor maneira recorrendo a natureza e partindo do principio que os teus peixes nao sao grandes o suficiente para comer as caridinas...... E sempre melhor a ajuda da natureza do que de quimicos. Abraços Rui Cost... Boas, Só pódes estar a brincar ao aconselhar 4 Japonicas para um aqua de 216lt ...4 tenho eu num de 40lt,alem disso este é mais um daqueles casos em que se está a querer resolver os efeitos e a não ligar ás causas,se os valores de nitratos e fosfatos forem mesmo aqueles que ele indica ,em vez das Japonicas é melhor comprar um corta-relva,é que não vai haver "ajuda da Natureza que lhe valha".
Franfish Publicado: Junho 23, 2007 Publicado: Junho 23, 2007 Boas. Tens os valores de nitratos e de fosfatos altíssimos. Tens 100 mg/l de n e 2.0 mg/l de p, enquanto deveriam estar entre 5 e 20 mg/l de n e os 0.5 e 1 de p. Tens de baixar os n e os p da água, até aos valores referidos acima para impedir o crescimento de mais algas e depois, sim, pões as Caridinas Japónicas. Como o Luis carrilho disse, e bem, estás a querer resolver os efeitos sem ligar às causas. Cumps.
Jose Ribeiro Publicado: Junho 25, 2007 Autor Publicado: Junho 25, 2007 Boas então isto é fazer mais TPA,s que uma vez por semana. É isso ou existe outro método mais eficaz que me está a escapar. Digam lá que eu quero resolver este problema porque está a começar alastra-se. Obrigado a todos membros que deixaram as sugestões e ideias. Um abraço José Ribeiro Visite a nossa comunidade
Luis carrilho Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 Boas então isto é fazer mais TPA,s que uma vez por semana.É isso ou existe outro método mais eficaz que me está a escapar. Digam lá que eu quero resolver este problema porque está a começar alastra-se. Obrigado a todos membros que deixaram as sugestões e ideias. Um abraço José Ribeiro Boas, Eu aconselhava-te a pensar seriamente em usar agua de osmose nas TPAs ,as mudanças de agua são sempre beneficas,mas se a agua fôr rica em fosfatos,nitratos(ás vezes até silicatos)acabas por estar a fornecer ainda mais nutrientes ás algas. Se usas CO2,convem que o nivel de iluminação seja elevado e a densidade de plantas tanbem,pois caso contrario adivinha quem é que usa o CO2 que a falta de plantas ou a deficiente fotossintese destas não está a aproveitar ....por isso faz uma avaliação da quantidade e qualidade da iluminação que tens e planta isso ao maximo e de preferencia com plantas que cresçam rapido e absorvam muitos nutrientes,Egeria densa e Hygrophila difformis são dois bons exemplos,o que tens que ter como objectivo é "tirar o sustento" ás algas,não vale de nada combater os efeitos sem atacar as causas. De qq maneira posso apostar que deves ter um nr. de peixes elevado e deves estar a alimentar demasiado,se fôr o caso reduz drasticamente a quantidade de peixes e/ou substitui alguns por uma boa equipe de limpeza,como Corydoras,SAEs e outros e sim,pq não umas Japonicas,uma duzia pra começar em 216lt parece-me bem e alimenta os peixes com o menos possivel e com comida variada,só flocos é má opção. Se estiveres a usar fertlizantes liquidos e outras tretas,para já deixa de o fazer. Dá luta sem treguas a essas #@*""& e acredita que acabas por vencê-las.
Jose Ribeiro Publicado: Junho 25, 2007 Autor Publicado: Junho 25, 2007 Luis Carrlho, obrigado pela tua sugestão. A agua aproveito-a antes do banho matinal e fica três a quatro dias em repouso. A iluminação está ligada 10H com 180W. As plantas são bastantes e de crescimento ráoido que tenho de fazer podas de 15 em 15 dias. Em relação à equipa de limpeza já tenho à alguns meses. As Caridinas jápónicas estou à espera que o meu cunhado as traga. Um abraço José Ribeiro Visite a nossa comunidade
Luis carrilho Publicado: Junho 25, 2007 Publicado: Junho 25, 2007 Luis Carrlho, obrigado pela tua sugestão. A agua aproveito-a antes do banho matinal e fica três a quatro dias em repouso. A iluminação está ligada 10H com 180W. As plantas são bastantes e de crescimento ráoido que tenho de fazer podas de 15 em 15 dias. Em relação à equipa de limpeza já tenho à alguns meses.As Caridinas jápónicas estou à espera que o meu cunhado as traga. Um abraço José Ribeiro Boas José, O facto de deixares a agua das TPAs em repouso,não lhe retira nada a não ser o cloro que é um gás dissolvido,no caso de ser rica em nitratos e/ou fosfatos,eles vão continuar lá. Na minha opinião,devias mesmo passar a usar agua de osmose.
Jose Ribeiro Publicado: Junho 26, 2007 Autor Publicado: Junho 26, 2007 Desde já agradeço a tua ajuda pelas sugestões, mas quanto à agua de osmose não é possivel porque não tenho aparelho de osmose. Abraço José Ribeiro Visite a nossa comunidade
Recommended Posts