bean_around15 Publicado Junho 22, 2007 Publicado Junho 22, 2007 (editado) Boas Pessoal. Ando aqui a pensar em adaptar uma maneira de as TPAS não serem tão morosas e trabalhosas, e então inventei este projecto. Deixo aqui umas imagens ainda um pouco cruas do que penso fazer. Movel do meio será fechado com uma porta para esconder o material lá dentro. Medidas e Conteúdo - Bidon de 50ltrs com torneira em baixo, com termostato para quando a agua entrar no aquario esteja á temp ideal, alem de poder encher o bidon antecipadamente e assim poder dissolver o cloro que sai da agua da torneira. Esquema e Material a utilizar. Ainda me falta achar um metodo para tirar a agua velha automaticamente dentro do aquario para o balde. Estou a pensar utilizar um motor de filtro de aquario invertido, mas isso ainda está em estudo. Agradeço que comentem, pois as opiniões são sempre uteis e lembram coisas que geralmente se esqueçe. Em termos de peso, não existe qualquer problema, pois 50 litros de agua aguenta-se bem num movel em madeira. Cumprimentos Editado Junho 22, 2007 por bean_around15 Citar
Fazplof Publicado: Junho 22, 2007 Publicado: Junho 22, 2007 O projecto está porreiro. Tenho um sistema que é quase parecido com o teu só que não uso aquecedor no tanque da água nova. Se a agua entrar bem devagar, uma mangueira bem fina ajuda, quase não se dá pela diferença de temperatura. Para retirar a água acho que não vais precisar da bomba, a gravidade serve bem é grátis. Força nisso 1Abraço Pedro Coelho Citar ________________________________________________ Gostava de ter tudo, mas depois não tinha onde arrumar.
ric-santos Publicado: Junho 22, 2007 Publicado: Junho 22, 2007 Boas! É ideia, sim senhor. . . Sugestões: Para deslocares a água, em vez de usares bombas, do modo como tens o esquema, usa a gravidade, é Gratis, e nem sempre é desvantagem. Tanto o enchimento (colocar àgua nova) como o vasamento (retirar água velha) podem ser feitos por gravidade, controlados por electroválvula (tipo máquina de lavar). ATENÇÃO: Deves usar válvular normalmente fechadas, pois em caso de falta de energia electrica, nada acontece. Para o caso de o balde de 20 L encher demasiado (em caso de mau controlo ou avaria, podes sempre usar um recipiente "arrolhado" com um respiro através de uma mangueirinha que será colocada acima do nivel da água do aquário, assim, nunca transborda. De qualquer das maneiras, espero evoluções nisso. Citar Cumprimentos Ricardo
andorina Publicado: Junho 22, 2007 Publicado: Junho 22, 2007 Boas E porque não assim: os dois baldes com a mesma capacidade (por segurança) a saida feita por um furo no nivel maximo da agua, para a agua sair por gravidade a entrada feita por uma bomba que poderia levar um temporizador ( tempo a calcular ), para renovar alguma agua todos os dias automaticamente, se desejado. Assim se entrassem 20 L saiam 20 L, mantendo o nivel da agua do aqua Se os baldes tiverem a mesma capacidade, e se por alguma razão a bomba encrava-se a trabalhar o maximo que acontecia era escoar o balde de agua nova, enxendo o de agua velha que tem a mesma capaciade, assim não há o risco de derrames cumps Citar
bean_around15 Publicado: Junho 22, 2007 Autor Publicado: Junho 22, 2007 (editado) Boas Pessoal. Antes de mais, quero agradeçer desde já as vossas respostas e sugestões, que foi mesmo para isso que resolvi abri este tópico. Vou usar uma mangueira de 15/16, tanto de entrada como de saída, penso ser mais rápido a finalizar o processo. Também de critério vou usar um termostato, visto serem baratos e a agua ficar logo à temperatura correcta e assim evitar choques térmicos. O Balde de 20ltrs só será utilizado na muda da agua e penso estar perto dele, pois com uma mangueira de 15/16 vai ser num instante. A ideia não é fazer uma renovação continua da agua, mas sim quando for necessário fazer uma TPA, é só enviar a agua para o balde de 20 litros, as vezes que forem necessárias, neste caso 20% serão cerca de 2 a 3 vezes. Quanto à agua do bidon de 50litros, terá uma torneira ao nivel do "chão" ( fundo do bidon ) tornando assim facil a passagem de agua visto ser feita sobre a lei da gravidade. Irei encher o bidon uns dias antes para a agua perder todo o cloro. O movel em madeira irá ter dois buracos....para passar as 2 mangueiras...um em cima para a saida da agua do bidon para o aquario e outro em baixo para a saida da agua do aquario para dentro do balde. na questão de que a gravidade fará o resto( saida da agua do aquario para o balde), terei sempre de utilizar o metodo do "chupa o tubo", pois se não for automaticamente a àgua nunca irá fazer o percurso da saída do aquario para o balde, visto a mangueira ter de ficar a um nível mais alto do que o balde ( não sei se me fiz entender ) Talvez o ideal seria mesmo utilizar, em vez de o balde de 20 litros...outro bidon de 50 litros e assim fazer a mudança logo completa da àgua, no meu caso 50 litros ( 20%) Acho que após o esquema montado...ainda faço é uma ligação directa do balde de 20 litros ao esgoto ...lol...mas isto são só ideias. Obrigado pelas respostas Cumprimentos Editado Junho 22, 2007 por bean_around15 Citar
nunoni Publicado: Junho 22, 2007 Publicado: Junho 22, 2007 bem, a ideia é boa, mas tenho dois comentários: em qualquer dos casos vais ter que andar a acarretar água para o bidon de 50 litros, que pelo que percebi vai ficar mais alto do que o aquário, ou seja, custa mais a encher. Em segundo, só por causa das TPAs vais ocupar um espaço com 2 metros de altura e quase um metro de lado, ao lado do aquário. Para mim é desperdício de espaço, mais valia meter outro aquário! Em qualquer dos casos, o espaço ocupado pelo armário é 700 l, onde só vais ter 70 l de água. O desperdício é um factor de 10!!! Ou seja, o projecto em si é uma utilização muito pouco eficiente dos recursos à disposição. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
bean_around15 Publicado: Junho 22, 2007 Autor Publicado: Junho 22, 2007 (editado) bem, a ideia é boa, mas tenho dois comentários: em qualquer dos casos vais ter que andar a acarretar água para o bidon de 50 litros, que pelo que percebi vai ficar mais alto do que o aquário, ou seja, custa mais a encher. Em segundo, só por causa das TPAs vais ocupar um espaço com 2 metros de altura e quase um metro de lado, ao lado do aquário. Para mim é desperdício de espaço, mais valia meter outro aquário! Em qualquer dos casos, o espaço ocupado pelo armário é 700 l, onde só vais ter 70 l de água. O desperdício é um factor de 10!!! Ou seja, o projecto em si é uma utilização muito pouco eficiente dos recursos à disposição. Boas, em relação a carregar àgua para dentro do bidon de 50 litros, posso sempre usar uma mangueira, que virá da torneira directamente para o bidon, e assim, não me dá quase trabalho nenhum...evitando assim a geral "chafurdisse" com agua no chão, nos móveis e afins. Quanto ao espaço, como estive recentemente em remodelações na sala, até me fazia falta lá mais um movelzito para compor o resto dos moveis, tambem á mesma altura e com o mesmo formato. Meter outro aquario, está já em estudo... O espaço nunca será um desperdício, visto poder assim guardar todo o material inerente ao aquário dentro deste mesmo móvel, como é o caso da garafa de CO2 de 7.5 kilos que tenho, e variado material que será colocado na prateleira do meio do movel. Muito Obrigado por todas as sugestões e ideias que me têm dado até à data. Só mais um reparo....talvez utilize na saida da "agua velha", um cifão que me fará a limpeza do areão, ao mesmo tempo que este me tira a àgua para o balde de 20 litros. Bons inventos e cumprimentos.... Editado Junho 22, 2007 por bean_around15 Citar
bean_around15 Publicado: Junho 22, 2007 Autor Publicado: Junho 22, 2007 Boas Novamente. Acho que vou montar algo assim do genero..... Pois retirar a agua do aquario é facil...pior mesmo era mete-la lá dentro ja aquecida, sem cloro, e sem muito trabalho. A ver vamos se ainda modifico alggo antes disso. Cumprimentos Citar
sines Publicado: Junho 22, 2007 Publicado: Junho 22, 2007 ois pois...pois...ideias,ideias... não são más de todo... mas numa sala ,tens que gastar um trocos para um movel como deve ser,pois não será de qualquer tipo ! Porta-te bem ,Pedro,e quaidado com essa febre... um abraço luis Citar Cumprimentos Luis Nobre
bean_around15 Publicado: Junho 22, 2007 Autor Publicado: Junho 22, 2007 ois pois...pois...ideias,ideias... não são más de todo... mas numa sala ,tens que gastar um trocos para um movel como deve ser,pois não será de qualquer tipo ! Porta-te bem ,Pedro,e quaidado com essa febre... um abraço luis Quando temos potencial é assim...as ideias surgem.. Naa...agora a sério... Custo Estimado: Movel 100 euros Bidon 30 euros Termostato 20 euros Mangueiras - 5 euros Total : 155 euros e tenho um movel com arrumação para as coisas do aquario...alem de poder esconder a garafa de co2 e mais tarde o filtro UV.... Ideias Abraços Citar
bean_around15 Publicado: Junho 22, 2007 Autor Publicado: Junho 22, 2007 (editado) Deixo aqui uma imagem do espaço a projectar Cumprimentos Editado Junho 25, 2007 por bean_around15 Citar
Recommended Posts