Miguel Silva Publicado Junho 21, 2007 Share Publicado Junho 21, 2007 Boas a todos tou com um problemazito por andar a inventar Resolvi alterar a maneira de injectar o cO2 na água Anteriormente tinha o difusor da eheim, e que até acho dos melhores, mas como quero aproveitar melhor o cO2 e com isso gastar menos cO2 resolvi furar a Bengala da entrada de água para o filtro e colocar directamente o tubo de cO2, mas como nem tudo são flores, reparei ontem que o filtro cria momentos de vacuo e fica quase a trabalhar a seco, já tinha lido por aqui que isso acontece mas PORQUÊ??? Já alguém fez o mesmo Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andorina Publicado: Junho 21, 2007 Share Publicado: Junho 21, 2007 Boas , posso estar enganado mas penso que isso acontece porque se cria uma bolsa de ar dentro do filtro, quando essa bolsa cega a cabeça o filtro desferra e trabalha em seco. isto porque o buraco foi feito na entrada, eu tenho um filtro externo e uma altura devido a sugidade nas mangueiras, entrava um pouco de ar pelas uniões da mangueira de admissão criando uma bolsa de ar de tal maneira grande que o filtro deixava de trabalhar, apenas fazia barulho. cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Junho 21, 2007 Share Publicado: Junho 21, 2007 Já fiz o mesmo. Vê aqui: CO2 a entrar no tubo de admissão Não tive problemas durante o tempo que o fiz... Actualmente tenho a saída do CO2 mais afastada da saída de água em direcção ao filtro mas mesmo assim acho que ainda deve apanhar algumas bolhas... O que tento fazer é colocar o difusor por baixo de plantas com muitas folhas pequenas. Assim, cada folha funciona como retentor de bolhas que vão ficando debaixo do arco das folhas... depois, quando a bolha fica muito grande, dobra a folha e sobe. Desta forma o CO2 esteve muito mais tempo em dissolução na água do que saísse directamente para a superfície. O meu maior receio foi mesmo o gripar do filtro porque em termos dos níveis (que pudessem indicar que algo se passava com as bactérias no filtro) nada a reportar... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 21, 2007 Share Publicado: Junho 21, 2007 (editado) Não deves por a entrada de CO2 na entrada do filtro senão vais criar bolsas de co2 dentro do filtro o que leva a um maior desgaste da turbina quando este passa por ela. Para além de poderes matar algumas bactérias. Editado Junho 21, 2007 por fjmr123 Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Junho 22, 2007 Share Publicado: Junho 22, 2007 Viva Miguel, Essa tecnica apesar de tentadora, é altamente redutora da vida do filtro. As bolhas, normalmente ficam presas antes de chegar ao rutor, uma a uma. Só quando atinges uma determinada quantidade de bolhas o suficiente para formarem uma bolha grande e ser arrastadas pelo fluxo da agua é que passa pelo rutor. Nessa altura já é grande demais e o rutor não a consegue partir e dispersar. Nesta fase 3 coisas podem acontecer: o filtro desferra (menos mal), o rutor gripa ou o rutor parte. Podes fazer ou comprar um reactor e coloca-lo à saida do filtro. O aproveitamento ronda os 100%. No meu caso tenho um que basta 1 bolha a cada 3 sec para um pH de menos 1.5. Cmprts, Luis.Dias Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Junho 22, 2007 Share Publicado: Junho 22, 2007 Podes dizer-nos como se chama esse reactor? Ou onde encontrá-lo? Poderei estar interessado nessa solução ainda que não perceba como funciona.... por enquanto Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Silva Publicado: Junho 25, 2007 Autor Share Publicado: Junho 25, 2007 Obrigado a todos pelas respostas Já retirei a entrada de cO2 pela admissão do filtro, grande erro meu, já suspeitava que iria acontecer mas sou um pouco casmurro e lá foi, mas o filtro "roncava" como tudo, enfim, experiências... Tentei também colocar á saida mas não gostei, o cO2 não se dissolvia tão bem, Voltei de novo ao reactor da Eheim Até uma nova experiência Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LOGISBURG Publicado: Junho 25, 2007 Share Publicado: Junho 25, 2007 Obrigado a todos pelas respostas Já retirei a entrada de cO2 pela admissão do filtro, grande erro meu, já suspeitava que iria acontecer mas sou um pouco casmurro e lá foi, mas o filtro "roncava" como tudo, enfim, experiências... Tentei também colocar á saida mas não gostei, o cO2 não se dissolvia tão bem, Voltei de novo ao reactor da Eheim Até uma nova experiência Boa Tarde, Apesar de concordar com o que aqui foi dito eu fiz diferente e com o meu setup até agora não tive qualquer problema, está a funcionar assim há seis meses. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry368916 Pode até ser que com um filtro menor existam problemas, mas eu tenho o meu assim e com bons resultados, e recomendo. Testem, eu agora estou a testar reciclar o carvão activado, até agora com bons resultados, ou seja o reciclado está a quase a chegar a duração do novo. Bom trabalho. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Manuel Martins Sousa Publicado: Junho 25, 2007 Share Publicado: Junho 25, 2007 Olá Miguel De facto injectar CO2 à entrada do filtro não é nada boa idéia. O gás que não se dissolve na água (que no teu caso é quase a totalidade do gás injectado) entra no filtro misturado com a água e, devido a um fenómeno a que o pessoal da Hidráulica dá o nome de "cavitação" vái provocar danos sérios e prematuros no filtro. Por outro lado a turbolência e a agitação da água provocada pelo filtro não contribui nada para a dissolução do gás na água, muito antes pelo contrário. Deves abandonar quanto antes essa solução e obtar por outra "mais convencional". Cumprimentos Martins de Sousa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Silva Publicado: Junho 27, 2007 Autor Share Publicado: Junho 27, 2007 a todos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts