Godlike Publicado Junho 21, 2007 Share Publicado Junho 21, 2007 Boas estou prestes a comprar 1 caneta de PH... será viavel??? preciso de opinioes!! deixo entao o link da caneta http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/e78...rchparam/283300 CUMPS Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao Machado Publicado: Junho 21, 2007 Share Publicado: Junho 21, 2007 Boas. Não vi o link mas é tudo a mesma coisa. São práticas, caras e MUITO sensiveis. Deveriam ser calibradas periodicamente. (solução cara). Lavadas semanalmente com uma solução propria (cara). Quando a guardas deverias mergulhar o "electrodo" numa solução de armazenamento (cara). Resumindo...solução e mais solução. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 21, 2007 Share Publicado: Junho 21, 2007 Também tenho essa noção, tenho uma da HANNA instruments que agora ainda por cima o electrodo avariou, não sei se vale a pena o arranjo estou à espera de orçamento, os tipos disseram que devia ser o electrodo, mas a garantia não abrange isso porque é um consumível. Mas o pior é que se tem constantemente de andar a calibrá-las. Aminha foi usada umas 20 a 30 vezes. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Figueiredo Publicado: Junho 21, 2007 Share Publicado: Junho 21, 2007 Boas.Não vi o link mas é tudo a mesma coisa. São práticas, caras e MUITO sensiveis. Deveriam ser calibradas periodicamente. (solução cara). Lavadas semanalmente com uma solução propria (cara). Quando a guardas deverias mergulhar o "electrodo" numa solução de armazenamento (cara). Resumindo...solução e mais solução. JPM ora ai esta, tenho uma e desde que veio o controlador nao se compara, a caneta é bastante impraticável porque se forem como a minha esta constantemente a descalibrar. Citar :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gago Publicado: Junho 22, 2007 Share Publicado: Junho 22, 2007 Boas.Não vi o link mas é tudo a mesma coisa. São práticas, caras e MUITO sensiveis. Deveriam ser calibradas periodicamente. (solução cara). Lavadas semanalmente com uma solução propria (cara). Quando a guardas deverias mergulhar o "electrodo" numa solução de armazenamento (cara). Resumindo...solução e mais solução. JPM Concordo com o João Estes instrumentos acabam por não ser praticos por serem muito sensiveis. A medição tem de ser feita fora do aquario com agua parada de forma a obter-se uma medição estavel. É efectivamente necessario calibra-las com muita frequencia eu calibro a minha em 3 pontos destintos mensalmente porque tenho acesso aos bufers de calibração, que são particularmente caros e degradam-se ao fim de um ano. Acaba por ser mais pratico os teste tradicionais que fazendo bem as contas são relativamente baratos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SCO Publicado: Junho 22, 2007 Share Publicado: Junho 22, 2007 Boas; Acho que todos estão a ter uma imagem muito negativa das canetas, eu ao contrario do que se tem dito estou muito contente com a minha. Eu tenho alguma facilidade em arranjar as soluções, mas no entanto não passo a vida a calibrar a caneta. Sei que o ph da agua da torneira é 7,8 por isso uso este valor como referencia pora saber se está minimamente calibrado antes de medir nos aquarios. Acho bastante mais fiável que a comparação de cores, em que ficamos sempre na duvida, entre a cor do teste e a cor da tabela. Mas enfim é só a minha opinião. Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Junho 22, 2007 Autor Share Publicado: Junho 22, 2007 O q querem voces dizer com o arranjarem soluçoes e como é q fazem as calibraçoes???? Epá agora deixaram me com 1 pé atras... a caneta até nao é cara 45€.... à comparaçao do controlador +100€... se puderem deixem ai uma breve explicaçao das minhas 2 perguntas AGRADEÇO CUMPS!! Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SCO Publicado: Junho 22, 2007 Share Publicado: Junho 22, 2007 O q querem voces dizer com o arranjarem soluçoes e como é q fazem as calibraçoes???? Epá agora deixaram me com 1 pé atras... a caneta até nao é cara 45€.... à comparaçao do controlador +100€... se puderem deixem ai uma breve explicaçao das minhas 2 perguntas AGRADEÇO CUMPS!! bom, não sou nenhum expert na materia mas, vou tentar. A caneta precisa de ser calibrada e para isso, usa-se as solucões tampão, que são liquidos com um ph estável. Existem solucões de ph 4(acido) , 7(neutro) e 10 (alcalino). A solução 7 é sempre necessária e uma outra a 4 ou a 10 isto depende do tipo de agua dos nossos aquarios. Os meus aquarios rondam o ph 8 por isso calibro com a solucão tampão 7 e 10. O acto de calibrar faz-se mergulhando a caneta na solução 7, se a caneta marcar outro valor rodamos parafuso até encontrar o valor 7, repetimos o mesmo processo para a solucao 10 ou 4. espero não ter confundido mais, de qualquer modo á uma vista de olhos neste topico. aqui Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gago Publicado: Junho 22, 2007 Share Publicado: Junho 22, 2007 O q querem voces dizer com o arranjarem soluçoes e como é q fazem as calibraçoes???? Epá agora deixaram me com 1 pé atras... a caneta até nao é cara 45€.... à comparaçao do controlador +100€... se puderem deixem ai uma breve explicaçao das minhas 2 perguntas AGRADEÇO CUMPS!! A calibração é feita usando uma solução padrão geralmente a 7 embora exista varias soluções para varios valores de ph. No caso do meu aparelho existe um parafuso de ajuste para corrigir os desvios detectados. O periodo de calibração no caso do meu aparelho é recomendado fazer de 10 em 10 utilizações eu faço prai um vez por mes. A solução de calibração geralmente ao final de um ano degrada-se contudo se usares a solução apenas aferir o aparelho podes estica-la para o dobro. Podes verificar o aparelho com uma garafa de agua mineral cujo valor de ph vem no rotulo. Tendo em conta que este valor (das garrafas de agua mineral) não custama fugir muito ao indicado no rotulo se efectuares a aferição com base nesta agua a perde de rigor no aparelho não deve ser significativa para a utilização em questão. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Junho 22, 2007 Autor Share Publicado: Junho 22, 2007 ja agora e onde arranjamos as soluçoes?? Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts