Alexandre Carvalho Publicado Junho 20, 2007 Publicado Junho 20, 2007 Olá pessoal, De momento possuo no meu aqua: (30)Neocaridina denticulata sinensis (Red Cherry’s) (4)Caridina japonica (Amano Shrimp) (10)Caridina cf. breviata (BumbleBee Shrimp) E cada vez gosto mais destes pequenos seres Estou agora a pensar adquirir alguns snowballs e futuramente CRS's, o problema é que os red's e os Snow's vão cruzar... O que gostaria de saber é quais os inconvenintes neste crossbreeding, será que alguém me saberá dizer? O que consegui apurar é que uma % dos camarões resultantes seriam inferteis, não havendo no entanto problemas em relação às colorações. Isto será verdade? Alguém sabe a % de camarões inferteis resultantes? Quanto aos CRS, penso que não haverá problema de hibridação com os habitantes actuais do aqua. ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
Miguel Guerreiro Publicado: Junho 20, 2007 Publicado: Junho 20, 2007 boas olha deixa-me aproveitar o teu topico, os bumblebee nao se cruzam com os red chery? e ja agora onde vais comprar os Snow's ? SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 20, 2007 Autor Publicado: Junho 20, 2007 Olá Miguel, Os bumbleeBee são Caridina e os Red Cherry NeoCaridina, por isso não haverá problema. Os snow's virão através de um criador espanhol. ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
André Silvestre Publicado: Junho 21, 2007 Publicado: Junho 21, 2007 Olá Alexandre. Os Reds e os Snow vão cruzar sem dúvidas nenhumas. E qual é o mal disto? Posso enumerar algumas... - éticamente, em aquariofilia, é errado misturar espécies que cruzam entre si pois o verdadeiro aquariofilista quer os animais que tem no aquário o mais próximos do selvagem, podendo observar como os animais são no seu habitat natural e tudo o que advém daí. Não falo apenas de invertebrados mas de todos os animais no geral. Posso-te dar o exemplo dos Ciclídeos Africanos em que, apesar de não perceber grande coisa sobre eles, sei que algumas espécies podem cruzar entre si, originando peixes que nada têm a ver com os peixes selvagens. Se na Natureza isso não ocorre por haver barreiras geográficas ( entre outras), porque haveremos nós de " o forçar" nos nossos aquários?! - com o aparecimento de animais provenientes da reprodução entre duas espécies distintas, podem de facto aparecer híbridos. Embora os híbridos sejam animais que, por definição, não se podem reproduzir devida à mal-formação de genes, continuas a ter espécimes que não são nem uma coisa, nem outra, e como tal, ficas sem saber o que são realmente. Para ti, provavelmente é-te indiferente, mas imagina que a criação desses animais vai aumentando ( cada fêmea, dependendo da espécie, pode ter entre 20 a 50 pequenos camarões) e esses camarões começam a circular no mercado. Às tantas, temos camarões que não sabemos identificar, que podem ou não reproduzir-se e que, muito provavelmente, terão genes que podem conduzir a mal-formações físicas ou até mesmo mutações, com óbvias repercussões para as gerações futuras, caso se reproduzam ( pois há sempre espécimes que se conseguem reproduzir). - Confusão ao nível da correcta identificação das espécies; os invertebrados já por si são complicados de identificar correctamente, exigindo muito tempo e recursos humanos/monetários, quanto mais com espécimes de camarões originários de cruzamentos entre espécies distintas, com a confusão de padrões/coloração/morfologia que isso implicaria. - com o aumento de espécimes fruto de cruzamentos entre espécies diferentes, corríamos o risco de fazer desaparecer do mercado as espécies selvagens/originais e isso teria um impacto negativo sobre os ecossistemas, em que a procura pelas espécies selvagens seria ainda maior, uma vez que se tornariam raras no hobbie... A apanha desmesurada e incontrolável seria inevitável até a uma possível extinção dos recursos naturais. Agora assim não me lembro de mais nada mas penso que estas já sejam razões suficientemente fortes para evitares juntar duas espécies que podem cruzar entre si. Como te estás a interessar cada vez mais por eles e tencionas adquirir mais espécies, convém aplicares estes conhecimentos para que nunca tenhas problemas no futuro. Quanto aos CRS, pelo que tenho lido recentemente, não é impossível haver cruzamento entre estes e os Bumblebee, por isso, em caso de dúvida, deve-se mantê-los separados. Abraço, André
Alexandre Carvalho Publicado: Junho 21, 2007 Autor Publicado: Junho 21, 2007 Obrigado pela ajuda André (mais uma vez), Qualquer uma das razões que enumeraste é suficiente para eu não fazer a junção. Parece que a minha gama de camarões se fica por aqui. ClearWater - 80 lts (o meu 1º aqua)
Recommended Posts