Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Vou iniciar um novo projecto, um aqua com as seguintes medidas 85*85*50, 360lts mais precisamente...mais sump!

O Aqua é quase um cubo e tem um aspecto diferente ;)! Queria fazer um plantado semelhante ao que tenho neste momento, mas melhorado, enfim uma coisa como deve ser.

Agora tenho duvidas nos seguintes aspectos!

- iluminaçao - As calhas rudimentares nao vao xegar, pelo menos as normais como tenho no meu aqua...excepto as ramirezi e outras que cujo preço e muito muito elevado. Eu estava a pensar em pôr hqi, 2x150w, que acham? Outras ideias tambem sao bem vindas...

- filtragem - Na sump, que se vai situar na parte de baixo do aqua, vou por uma bomba de retorno, agora a capacidade nao sei...talvez de 1500/2000lts por hora???!?!? E ja agora, faço so filtragem mecanica (esponjas) e ceramica?? E ainda...adiciono mais algum tipo de filtragem no aqua em si?

- Substrato - queria por akadama, agora nao sei qual a quantidade! E ja agora assim um sitio onde façam um preço geitoso (lx, margem sul)

- Criatividade - queria constituir o aqua com um tronco "grande", que se torna-se no pico das atençoes...Tambem juntar umas pedras (ainda por escolher)... mas tudo com a intençao de criar um aspecto natural...se quiserem deixar umas ideias, sao muito bem vindas!

- Fauna - sera a mesma do meu aqua actual e ainda o casal de discus, que desde que os mudei devem ter usado camisinha :)

- flora - em estudo

Bem com isto tudo procuro encontrar alguem que tenha paciencia para me ajudar, e talvez dar umas ideias!

Agradeco a vossa ajuda!

Abraço

Publicado: (editado)

Oi!

Aqui vao uns opinanços rapidos! :popcorn:

Em relaçao a iluminaçao penso que 300w dessas Hqi devem de chegar bem, mas tens de ter em conta o tipo de plantas que queres manter ai....se forem anubias nao vale muito a pena bigsmile !

Em relaçao a filtragem na sump, a bomba de 1500L/h em principio deve chegar mas como a agua ainda vai ter que subir um pouco(e vai perder caudal) talves se optares pela de 2000L/H ficasses melhor servido!E os materiais q deves por...talves esponjas, depois la de vidro e por fim ceramicas ou biobals(eu falo neste setup pk é o que mantenho num filtro 2211 do meu comunitário e tem resultado mt bem :D )!

Em relaçao ao substrato ser akadama, nao tenho nada contra mascomo nao tenho experiencia nenhuma com ela n te posso dizer se é boa ou n....pelo que tenho visto resulta muito bem mas prepara-te para gastar uns cobres cabecadura !

Em relaçao a criatividade, isso convem ficar ao teu gosto...mas se queres ter ideias ve aqui e diverte-te: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=49734

Ps: se quizeres pedras de xisto eu tenho para aqui muitas para trocar/vender e ainda dou de bonus um pouco de conversa! :popcorn:

Já agora como vais fazer em relaçao ao aquecimento?

1Abraço

Editado por Superbxxx
Publicado:

tenho um termoestato de 300w...deve servir, pelo menos agora no verao bigsmile

Uma pequena correcçao, o aqua e de 80*80*50

quero criar um plantado, dai tanta luz! :D

Obrigado pela resposta!

Publicado:
tenho um termoestato de 300w...deve servir, pelo menos agora no verao help

Uma pequena correcçao, o aqua e de 80*80*50

quero criar um plantado, dai tanta luz! yikes

Obrigado pela resposta!

Lol, eu percebi que queres criar um plantado e por isso é que te disse que esses W devem de chegar bem!Mas ja pensaste nas plantas que vais por?Sim o termoestato deve chegar ...se bem q se calhar seria melhor pores 2 de 150w, para distribuires melhor o aquecimento....mas isto sou eu a mandar bitaites...os mais entendidos que se cheguem a frente!

Publicado:
Lol, eu percebi que queres criar um plantado e por isso é que te disse que esses W devem de chegar bem!Mas ja pensaste nas plantas que vais por?Sim o termoestato deve chegar ...se bem q se calhar seria melhor pores 2 de 150w, para distribuires melhor o aquecimento....mas isto sou eu a mandar bitaites...os mais entendidos que se cheguem a frente!

o termoestato vai ficar na sump...e o bom de ter uma! Nao fica material à vista no aqua! por isso a distribuiçao sera feita a partir da sump, penso que ira resultar. Nada como ver depois...

Publicado:
o termoestato vai ficar na sump...e o bom de ter uma! Nao fica material à vista no aqua! por isso a distribuiçao sera feita a partir da sump, penso que ira resultar. Nada como ver depois...

Nesse caso sim!Pelo que tenho visto no forum funciona! Quando é que achas q tens isso a funcionar?

Publicado:
Nesse caso sim!Pelo que tenho visto no forum funciona! Quando é que achas q tens isso a funcionar?

1 semana :wink:...mas preciso mesmo da akadama, nao sei onde procurar, nem precos....

a fotos vao aparecer um pouco mais tarde, com as fazes todas prometo :P

Publicado:
1 semana :D...mas preciso mesmo da akadama, nao sei onde procurar, nem precos....

a fotos vao aparecer um pouco mais tarde, com as fazes todas prometo ;)

Hum...fixe!Acho que há uma loja a Lusobonsai(salvo erro) que vende disso e é onde o ppl do forum compra...faz uma pesquiza com o nome da loja q deves de encontrar o site!Depois ve se postas essas fotos ;) !

Publicado:

Viva Nelson!

Tou a ver que esse projcto já está a andar.

Quanto à akadama, já sabes onde encontrar, tenho lá sacos de 15lts por 24€, dependendo da quantidade posso fazer uma atençãozita.

Já pensaste que tipo de plantas vais pôr? è que dependendo da tua escolha depende a tua iluminação, e eu estou a achar muita luz (2 focos). Quanto aos focos havia um membro do forum (Luís rodrigues que tinha alguns para venda a um preço em conta).

Para o aquecimento, eu jogava pelo seguro e colocava 2 de 150 em vez de um de 300. Assim em caso de avaria não haverá peixes cozidos.

abraço e vai actualizando

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:
Viva Nelson!

Tou a ver que esse projcto já está a andar.

Quanto à akadama, já sabes onde encontrar, tenho lá sacos de 15lts por 24€, dependendo da quantidade posso fazer uma atençãozita.

Já pensaste que tipo de plantas vais pôr? è que dependendo da tua escolha depende a tua iluminação, e eu estou a achar muita luz (2 focos). Quanto aos focos havia um membro do forum (Luís rodrigues que tinha alguns para venda a um preço em conta).

Para o aquecimento, eu jogava pelo seguro e colocava 2 de 150 em vez de um de 300. Assim em caso de avaria não haverá peixes cozidos.

abraço e vai actualizando

Nao me podes dar indicaçoes para la xegar?! Devo levar 30lts, penso que e o ideal...

Sim tenho ideias das plantas que vou ter! Plantas de fundo, pela primeira vez... Ja tenho um foco quase certo que arranjei aki no forum...quando o tiver vejo se opto pelo foco + T5, logo se ve, ninguem me esclareceu...

O aquecimento, ainda tenho de pensar...mas em principio este sistema vai-se manter por alguns tempos.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!